sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Propagandas Antigas nos Gibis Disney: Almanaque Disney #84

Nos posts anteriores comentei sobre as histórias e os extras da edição #84 do Almanaque Disney publicado em maio de 1978. Nesse post vamos ver todas as propagandas que estão presentes nessa revista.
No total são 15 propagandas em 17 páginas dessa edição que tem 132 páginas. Um número bem alto, equivalente a mais de 10% da revista. Atualmente o Almanaque Disney é publicado com 100 páginas, mas praticamente livre de propagandas.

1 – Revell Kits Clube

Nunca tinha visto propaganda dos famosos “modelos Revell”. Digo famosos porque assim que vi essa propaganda antiga me lembrei de uma música do Legião Urbana em que esse kit de montar é citado. A música é 1965 (Duas Tribos) e vou colocar aqui o trecho em que Renato Russo fala do Revell. Como esse Almanaque Disney é de 1978, muito provavelmente o autor teve um desses modelos durante a infância. Nunca tinha entendido o que era “modelos Revell” na música. Só descobri o que era ao ver essa propaganda.

"Mataram um menino
Tinha arma de verdade
Tinha arma nenhuma
Tinha arma de brinquedo
Eu tenho autorama
Eu tenho Hanna-Barbera
Eu tenho pera, uva e maçã
Eu tenho Guanabara
E modelos Revell"

2 – Revista Destaque e Brinque

Nunca vi uma revista dessas, nem sabia da existência dela. O destaque vai para os personagens da MSP com o traço antigo diferentes do atual.

3 – Tênis Iris

4 – Instituto Universal Brasileiro

Essa dispensa comentários. Talvez a propaganda mais famosa nos quadrinhos Disney.

5 – Revista Pintura Mágica com Água

6 – Revistas Luluzinha e Bolinha

7 – Máquina Fotográfica Kodak

E dizem que o homem usou uma dessas para tirar fotos na Lua.

8 – Pelebol

Anúncio de 2 páginas de um jogo do Rei Pelé. Pelo que me lembro, em 1978, Pelé tinha recém aposentado dos campos de futebol. 

9 – Escolas Internacionais

Seria um concorrente do Instituto Universal Brasileiro?

10 – Escolas Associadas

Começo a desconfiar que essa propaganda e a anterior sejam do mesmo “grupo” de ensino a distância.

11 – Revista Gaguinho

Está aí um desenho que eu gostava. Nunca tive um gibi desses. Deve ser bem legal!

12 – Revista Pelézinho

Popularidade do Rei Pelé estava nas alturas.

13 – Instituto Monitor

Mais uma oportunidade de estudar.

14 – Toddy 

A embalagem mudou muito, mas eu continuo tomando Toddy até hoje. Alguém prefere Nescau?

15 – Chokito

Comi muito quando era criança. Hoje não é dos meus preferidos. Também não é mais um campeão de vendas.
-----

É interessante notar que a grande maioria das propagandas era de outras revistas ou de ensino (cursos). Um bom incentivo para o publico infanto-juvenil ler e estudar mais. Eu adoro essas propagandas antigas nos gibis Disney e é quase como entrar numa máquina do tempo dos professores Zapotec e Marlin e fazer uma viagem ao passado. Lembrou de alguma da sua época?

7 comentários:

  1. Eu tive esse exemplar da revista Pintura Mágica, que vinha com um pincel e usava água pra ativar as cores ( fazia uma certa lambança, mas era legal)! A Destaque e Brinque também era muito interessante, porque você montava as coisas sem precisar de cola nem tesoura- hoje elas são raríssimas de serem achadas! Dúvida: o IUB ainda existe?

    ResponderExcluir
  2. Merovech, por incrível que pareça, ainda existe kk Pesquisei agora no Google e eles tem um site bacana, inclusive. O curioso é que é como uma loja virtual e tem até carrinho de comprar pra fazer seus pedidos de curso kk Por conta dessa postagem, estava conversando sobre as propagandas e pela primeira vez encontrei alguém que fez um dos cursos do IUB... isso porque eles dizem que mais de trocentos milhões de pessoas fizeram curso deles.

    ResponderExcluir
  3. Sensacional. Rs. Um dos motivos que chamam a minha atenção nos quadrinhos antigos são as propagandas. Eu sou de 69, então vivi este gibi, rs. Se não estou enganado o recipiente do Toddy era de vidro. O Merovech tem razão, o destaque e brinque é muito dificil de achar, quase impossível. Tinha um do sítio, era um navio pirata. Este teco bol do Pelé não tinha, provavelmente caríssimo, mas tinha o teco bol coca cola copa 78. O choquito não é tão sensacional, mas a propaganda era boa. Essas propagandas vendiam mesmo os produtos, não tínhamos internet pra ver as novidades, então era nas revistas que visavam mais a molecada da época. Conversando com um colega sobre a quase extinção de propagandas e brindes em revistas, concluímos que é mais barato anunciar em outros meios de cominação. Poderia escrever sobre um monte, -mas vamos aguardar as próximas revistas. Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou de 85 e peguei a fase da década de 90 que ainda tinha propagandas nos gibis. Uma das que marcaram a minha infância foi a "Não esqueça a sua Caloi". As propagandas vendiam mesmo, tanto que consegui convencer meus pais e minha primeira bicicleta (nova, minha mesmo e não herdada das minhas irmãs) foi uma Caloi. Esse Almanaque Disney é o mais antigo da minha coleção, 40 anos da publicação.

      Excluir
    2. "Não esqueça a sua Caloi" é demais, verdadeira lavagem cerebral, rs. Tentei na minha época mas não colou. Rsrsrs

      Excluir
  4. Mas o correto , se não me engano é,"Não esqueça a minha Caloi". Não é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, Wesley. O correto é "não esqueça a minha Caloi". Bem lembrado, até pq a intenção da lavagem cerebral, por, da propaganda é que as crianças falassem isso pros pais kkk

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...