quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Biblioteca Don Rosa Vol. 4 – O Último Membro do Clã Mac Patinhas


O conteúdo do vol.4 da Biblioteca Don Rosa é inteiro de HQs da Saga do Tio Patinhas, mas não tem a Saga completa, provavelmente o restante das HQs sairá no próximo volume que a Editora Abril irá lançar em fevereiro.

HQs da edição

Aproveitei o período de festas pra colocar a leitura em dia. Esse foi o que li mais recentemente, mas já fiz postagens sobre o vol.3 aqui e sobre o vol.1 aqui. Vi alguns leitores ainda em duvida com relação ao conteúdo e se comprariam essa edição ou não, por isso resolvi fazer esse post deixando minha opinião sobre o assunto.

Eu tenho na coleção o especial de luxo A Saga do Tio Patinhas, lançado em 2015 que tem a saga completa, portanto esse vol.4 do Don Rosa não tem nenhuma HQ inédita pra mim, apenas republicações. Eu comprei mesmo assim e acho importante deixar os motivos aqui pra que outros leitores decidam se realizam ou não a compra.

Homenagem de Don Rosa a Carl Barks

O motivo mais óbvio é por se tratar  de uma coleção que em sua totalidade terá 10 volumes. Um leitor que está interessado em ter as obras completas do autor comprando a Biblioteca Don Rosa e deixar de comprar os vol. 4 e 5 apenas porque já tem as HQs terá um buraco na coleção no final. Não vou entrar no mérito financeiro de cada um, porque nesse ponto cada um decide o que fazer. Como as HQs já foram publicadas em outras edições vou comentar apenas os extras da Biblioteca Don Rosa que podem incentivar a compra desse volume.

O mais importante é lembrar que existem comentários sobre cada HQ feitos pelo próprio autor! Já imaginou se o Carl Barks, mestre Disney, tivesse tido a oportunidade de comentar cada uma de suas HQs pra formar o conteúdo de alguma coleção? Não seria incrível? Pois bem, na Biblioteca Don Rosa isso é possível. E é muito enriquecedor ler sobre o processo de criação, vida pessoal e curiosidades a respeito da obra do Don Rosa. Respeito a opinião de quem somente gosta de ler as HQs e não se interessa por esses extras, mas pra quem gosta é uma fonte muito rica em informações. Além dos comentários de cada HQ, a edição tem um prefácio e um capitulo da biografia do Don Rosa escritos por ele mesmo também. 


Comentários do autor sobre as HQs

O formato da edição é muito maior do que qualquer outra edição em que a Saga do Tio Patinhas foi publicada aqui no Brasil. É muito mais confortável ler nesse formato por causa do detalhismo que Don Rosa coloca em suas ilustrações.

Storyboards descartados

E mais! Tem reprodução de capas! Muitas capas! É uma viagem no tempo ver as capas de revistas em que as HQs foram publicadas pela primeira vez. E não são ilustrações pequenas, não. Uma página pra cada! É de se admirar.

Don Rosa comenta até as capas!


Essa foi a que achei mais interessante

Capitulo da Biografia de Don Rosa

No total são quase 50 páginas de extras. As fotos desse post são apenas uma parte desse conteúdo. Com tudo o citado acima, a experiência de ler novamente a Saga do Tio Patinhas está sendo muito boa! Se você estava em dúvida se vale a pena comprar esses volumes por já terem a Saga na coleção, recomendo a compra. Biblioteca Don Rosa é muito mais do que apenas histórias em quadrinhos.


6 comentários:

  1. Vlw Fabiano, n conhecia muito da obra dele além da Saga do Tio Patinhas, agora estou conhecendo e curtindo muito.

    ResponderExcluir
  2. "Já imaginou se o Carl Barks, mestre Disney, tivesse tido a oportunidade de comentar cada uma de suas HQs pra formar o conteúdo de alguma coleção?"

    Em parte, aconteceu isso na coleção O Melhor da Disney. Não foram todas as suas histórias que Carl Barks comentou, mas em várias delas (a maioria, talvez) havia comentários do mestre na página anterior à primeira página da HQ. Mas eram comentários bem mais curtos do que os de Don Rosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado! Eu não tenho essa coleção OMD completa. Não comprava quadrinhos na época, mesmo assim comprei os 3 primeiros números em banca, mas eu não estava indo regularmente em banca e foram só esses mesmo. Recentemente comprei mais um número em sebo e também ganhei um de presente. Tenho, portanto, 5 números dessa coleção. Vou dar uma olhada novamente pra ler esses comentários!

      Excluir
  3. "E é muito enriquecedor ler sobre o processo de criação, vida pessoal e curiosidades..."

    É basicamente isso que compõe os textos de O Melhor da Disney, só que não são escritos pelo mestre, quando há comentários dele sobre a HQ em questão, são falas transcritas de entrevistas, na sua maioria. Inclusive, sabia que ele teve três esposas e que a segunda sofria de alcoolismo? Por causa dela, Carl precisou criar algumas histórias em um hotel, antes de se divorciar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, isso só mostra que existe um ser humano gente como a gente por trás de cada artista. Passa por dificuldades da vida como qualquer um. Importante é a superação. Força sempre / sempre em frente!

      Excluir
  4. Fiquei tentado a comprar na época, mas estava fugindo de gasto com coleções. E tb tive problemas pro repetir o material da saga. Mas o formato me atraiu bastante, pois realmente Don Rosa é para ser lido em formatão, diante da elevada qualidade de sua arte. Teria sido uma bela coleção...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...