terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Pato Donald #1234 – Edição comemorativa de 25 anos

Um dos gibis que adquiri na última compra que fiz em sebos foi o Pato Donald #1234 de julho de 1975.

PD #1234

Logo no começo da revista tem uma mensagem da Editora Abril aos leitores bem bacana celebrando os 25 anos da revista que foi a primeira publicação da editora em 1950.


Pato Donald - 25 anos da revista

HQs da edição:



25 Anos De O Pato Donald - 5 páginas.
Desenho: Carlos Edgard Herrero

Essa é uma HQ feita especialmente para essa edição. Nela, o Pato Donald apresenta os principais episódios dos 25 anos que a revista dele completou naquela data. Fala das HQs presentes na edição e em que anos elas foram publicadas em sua revista pela primeira vez e também fala sobre em que ano vários personagens estrearam na sua revista. Por motivos óbvios essa HQ nunca foi republicada.

As demais HQs dessa revista são todas de autoria de Carl Barks (roteiro e desenho). Das quatro presentes na edição, duas eram inéditas na minha coleção.


O Encantador De Serpentes – 31 páginas.
Roteiro e Desenho: Carl Barks
Publicada pela primeira vez nessa edição e pela última vez na Coleção Carl Barks Definitiva: “O Vil Metal e os Vilões” (Julho/2017)



O Mapa Do Tesouro – 8 páginas.
Roteiro e Desenho: Carl Barks
Publicada pela primeira vez em PD #4 (Outubro/1950) e pela última vez em OMD #20 (Maio/2006)



O Amestrador – 7 páginas.
Roteiro e Desenho: Carl Barks
Publicada pela primeira vez em PD #29 (Maio/1952) e pela última vez em OMD #19 (Abril/2006)



Se Eu Tivesse Um Milhão – 8 páginas.
Roteiro e Desenho: Carl Barks

Publicada pela primeira vez em PD #28 (Maio/1952) e pela última vez na Coleção Carl Barks Definitiva: “O Vil Metal e os Vilões” (Julho/2017).


Tirinha final e expediente da revista

Atualmente, com tantas republicações de Barks essa revista pode parecer não ter importância, mas se analisarmos o contexto da época ela se valoriza muito. Das quatro HQs de Barks nessa revista, uma era inédita no Brasil em 1975 e as outras três foram republicadas pela primeira vez após mais de 20 anos da publicação original. Essa revista deve ter sido muito marcante para os leitores da época. Um verdadeiro “especial” do Pato Donald.

3 comentários:

  1. É notável que os editores da época já tinham conhecimento e reconhecimento pela obra de Carl Barks. Com certeza não foi coincidência ter 4 HQs do mestre nesse gibi.

    ResponderExcluir
  2. Essa revista é realmente especial, por uma série de fatores, já contando com as quatro histórias de Carl Barks (que não é mencionado, na época um desconhecido dos leitores brasileiros em geral). Do tempo que as revistas de PD e ZC tinham data de publicação na capa (às terças-feiras de Outubro de 1953 até Junho de 1970, quando passou a ser lançado nas sextas-feiras); o fato de ter sido lançada em Julho (mesmo mês do número 1); e a numeração - # 1234 - uma coincidência (?) incrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, então fiz uma boa compra mesmo. Comprei sem saber nada a respeito, só pela capa mesmo, já que ela estava embalada em saco plástico. Obrigado pela visita!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...