sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Zé Carioca #2380

Esse post foi publicado originalmente em fevereiro de 2013 por Victor235.

Já está nas bancas a edição que abre o retorno da produção de quadrinhos Disney brasileiros, após mais de 10 anos de estúdios fechados no país. Lembrando que as duas primeiras histórias inéditas do Zé Carioca saíram em seu especial de 70 Anos - Volume II.


A partir de Zé Carioca #2380, será publicada uma história inédita por mês. A edição de fevereiro conta com a HQ "Um Crocodilo No Rio" (Roteiro, Desenhos e Cores: Fernando Ventura; Arte-Final: José Wilson Magalhães; Letras: Lua Azul). Algo memorável, visto que desde 2000 o periódico "Zé Carioca" só continha "reprises". A ilustração da capa ficou a cargo de Luiz Podavin.


Interessante notar algo que, em minha opinião, foi uma forma de deixar explícito que a história era inédita: a presença de elementos modernos, como celulares e até mesmo Blu-ray.

Meu desenhista favorito é o Renato Canini (década de 70). Mesmo assim, gostei dos traços modernos que a turma da vila ganhou, com exceção da Rosinha.


Esta edição também conta com "A Estátua de Dona Xurupita", de 1997 (muito boa); "Patrocinador, Urgente!" (também de 1997); "O Cãozinho de Estimação", com Donald e Peninha desenhados por Tony Strobl em 1972 (a Abril tem publicado muita coisa dele ultimamente); a tirinha "Zé Carioca e A Mosca", de 1968 e "Fazendo Contato", também de 1997 (legal também, que façam novas histórias com o Afonsinho de protagonista). Muito boa essa edição, pra quem gosta de gibis vale a pena ler.

Outra coisa, a partir desta edição todos os gibis da Disney da Abril passam a ter algumas mudanças: um selo "Disney Comics" na capa e algumas mudanças que somente os mais atenciosos perceberão, como o contorno do código de barras e a formatação da última página. Além disso, os logotipos perderam o "fade" do contorno, dando a impressão que a capa é mais colorida. Ficou muito bom.
-----

HQ+HQ: Essa fase de HQs inéditas na revista Zé Carioca durou apenas até a edição #2412 de setembro/2015. Atualmente não estão sendo publicadas HQs inéditas na revista Zé Carioca. Espero que em breve seja possível uma retomada da produção nacional de quadrinhos Disney.

2 comentários:

  1. Saudade dessa época de comprar o gibi do Zé com uma inédita e sem o anacronismo da "paleta de cores original"... Ontem, quase que eu compro a revista do Zé deste mês, por causa da capa, mas fui abrir para folheá-la e desisti da ideia. Aliás, comprei a do Pateta que você me indicou, está na prateleira "leitura pendente" da minha estante. rs

    ResponderExcluir
  2. Que bom! Ajudando nas vendas do Pateta para que a revista não seja cancelada igual a da Minnie kk

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...