terça-feira, 4 de setembro de 2018

Coleção de Disney Big

Capas

Disney Big é um título publicado pela Editora Abril entre 2008 e 2018. Em abril, quando a publicação atingiu o 50º número eu fiz um post especial sobre os 10 anos de Disney Big. É um post mais detalhado com informações sobre datas de lançamento e preço de capa ao longo desses anos. Ele pode ser acessado por esse link: Disney Big 10 anos.

Acredito que todos os leitores já tenham conhecimento de que a Editora Abril parou de publicar quadrinhos Disney no meio desse ano e, com isso, o Disney Big teve o número 51 como último publicado. Não vou me estender nesse assunto. O propósito desse post é apenas como curiosidade de como armazeno minha coleção e deixar registrado no blog que é um local de fácil acesso pra mim sempre que preciso rever algo. Seria bacana também trocar experiências sobre como outros colecionadores armazenam suas coleções.

Propagandas da contra-capa

A minha coleção de Disney Big está incompleta. Eu comecei a comprar regularmente o título em banca quando voltei a comprar quadrinhos Disney no começo de 2013 portanto a primeira edição que comprei foi a número 19. De lá pra cá, além de adquirir os números seguintes, eu consegui adquirir 14 dos 18 números anteriores. Seja através de troca, compra online ou sebo. Os números que faltam na minha coleção são os números 02 - 04 - 05 - 16. Dá uma agonia ver a coleção quase completa. Um dia eu consigo completar ela.

A seguir vou colocar algumas fotos dos meus Disney Big, mas não da forma que armazeno eles. Tirei essas fotos quando estava mexendo neles e gosto de ficar "brincando". Fazer torres, por exemplo, é minha paixão. Tenho post no blog sobre Almanaque Disney em que também fiz torre. Sempre com segurança, é claro, pra não deixar os gibis caírem todos. Não façam isso em casa.

Lombada vermelha eterna. Faltou numeração.

As canecas do Pato Donald foram suficientes para segurar as revistas.

Uau! Quem mais gosta de torre de quadrinhos?

Ficou bem alta, mas ainda faltam quatro "andares".

Só esses gibis das fotos contém 14.100 páginas de quadrinhos (o total da coleção é 15300). Já li todos e espero reler de novo. No post citado anteriormente eu fiz uma lista interessante com as HQs que eu destaquei de cada uma das 50 primeiras edições. Tenho um projeto de reler elas na sequência. Deve ser uma experiência interessante.

Agora vou colocar as fotos de como eu armazeno essas edições. Eu guardo elas dentro de caixas que vieram no GoBox (um serviço de assinatura de quadrinhos em capa dura Disney que foi cancelado também). Faço isso para economizar espaço e também porque essa lombada vermelha eterna não me atrai na estante.

Uma alegria abrir a caixa e ver os gibis intactos.

Eu coloco os Disney Big em saquinhos do tipo Zip Lock. Dessa forma posso abrir e fechar o saquinho e ter fácil acesso sempre que quiser. Uso saquinho de um tamanho que permite colocar duas edições em cada. Na caixa cabem 4 edições. Então é necessário várias caixas, mas eu tenho bastante porque achei elas bonitas e não joguei nenhuma fora. Precisava mesmo de alguma utilidade pra elas.

Mais torre.

É bem bonita essa caixa. Toda estilizada com quadrinhos.

Importante dizer que eu testei o peso. Levantei todas as caixas de uma vez e não me pareceu muito pesado. E o peso força nas caixas de papelão e não nos gibis diretamente. Na realidade os gibis estão empilhadas apenas de 2 em 2 com as caixas separando eles sem contato direto. Tudo tranquilo. Acredito que não vou ter problemas com eles.

Lugar em que estão na estante.

Essa estante é de metal. Aguenta todo peso tranquilamente. É interessante notar que como esses Disney Big estão nessas caixas eles acabam ocupando um espaço físico maior do que se estivessem fora das caixas, mas essa foi uma forma que encontrei para aproveitar o espaço vertical. Colocando essas caixas empilhadas até quase no teto eu acabo ganhando mais espaço útil para o restante da coleção. A falta de espaço é um problema que vários colecionadores se deparam com o crescimento da coleção e o meu caso é um deles.

Ao contrário do que o post deixa transparecer, eu não sou obcecado por organização e conservação da coleção. Acho até que faço pouco perto de outros colecionadores. Eu acredito que esses gibis vão envelhecer muito melhor do que eu independente do que eu faça. Não é uma preocupação tão grande. A questão mesmo é otimizar o pouco espaço que tenho para uma coleção de mais de 1300 edições apenas de quadrinhos Disney, sem contar os outros.

2 comentários:

  1. Gostei do post. Minha coleção da Big está completa. Eu guardo empilhadas em 4 torres no armário. Essas caixas da Go Box são bem legais. Eu tenho só duas. Uma eu uso para guardar as revistas em formato americano do Cavaleiro das Trevas 3 e a outra para a mensal dos Novíssimos Vingadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana, André. Consegui comprar o número 04 e agora só faltam três para eu completar a coleção de Disney Big também. Sobre as caixas, eu não quis jogar uma caixa tão bonita dessas fora e arrumei uma utilidade pra elas. Acho que mais colecionadores por aí fazem o mesmo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...