terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Carnaval – Zé Carioca #2068

Post especial de carnaval


Já que estamos no carnaval eu me lembrei da edição Zé Carioca #2068, de janeiro de 1997, que tenho na coleção. Essa é fácil de lembrar porque tem uma capa marcante. Acho que usaram um papel diferente do habitual porque ela tem um brilho especial. Sem contar que o Zé Carioca fantasiado de Mickey no carnaval foi uma ótima escolha pra capa. Na época eu nem sonhava em descobrir quem tinha feito essa capa, mas agora com o Inducks ficou fácil descobrir que ela foi desenhada por Aluir Amâncio

Nesse post utilizei as imagens disponíveis no Inducks das primeiras páginas de cada HQ dessa edição e também do minipôster. Apesar de eu ter ela na coleção, é muito mais fácil pegar as imagens de lá do que ficar tirando fotos.  No caso do minipôster eu não tenho mais ele porque na época eu tirei todos os que vieram nas revistas e colei na parede do meu quarto.  Todas as demais imagens são do meu próprio exemplar.

HQs da Edição:

Nessa fase a revista do Zé Carioca era quinzenal e tinha 68 páginas. No total, são 8 HQs presentes nessa edição e mais uma tirinha final. Vou comentar as 3 HQs que tem o tema do carnaval.

HQ: Carnaval Disney – 16 páginas
Roteiro: Arthur Faria Jr. 
Desenho: Aluir Amancio
Arte-final: Jaime Podavin

Essa é uma HQ no estilo “você decide o rumo da história”. Apesar de ter 4 finais, eles são todos parecidos e o roteiro não desperta muita atenção. Destaque fica pra turma do Zé Carioca, fantasiados de personagens Disney.



HQ: O Campo – 1 página
Desenho: Eli Marcos M. Leon

HQ: Querem Acabar Com O Pão De Açúcar – 8 páginas
Desenho: Átila de Carvalho

HQ: Nada Modesto – 1 página
Roteiro: François Corteggiani 
Desenho: Maximino Tortajada Aguilar

HQ: Mas é Carnaval – 4 páginas
Desenho: Aluir Amancio 
Arte-final: Jaime Podavin

Eu gostava muito de ler essas HQs dessa série Zé na TV. Essa é bem legal. Um convidado que só responde cantando músicas provoca uma confusão no estúdio de gravação do programa do Zé Carioca!

Oscar Navalesko

HQ: O Mal-Entendido – 2 páginas
Desenho: Aluir Amancio

HQ: Trabalhando Pra Cachorro – 10 páginas
Desenho: Luiz Podavin

HQ: Um Carnavalesco Genial – 9 páginas
Roteiro: Ivan Saidenberg  
Desenho: Luiz Podavin

Leonardo da Vinci viaja pelo tempo, encontra a turma do Zé Carioca e ajuda nos preparativos para o desfile de escola de samba da Unidos da Vila Xurupita.


Zé Carioca – 1 página
Desenho: Aparecido Norberto

Extras:

Minipôster

Cantinho do Malandro


Propagandas:

Livros

Alguém tem um dos volumes dessa série “Os perigos do Mickey” que vinha de brinde pra quem comprava a coleção completa de livros?

Abril  Jovem

Olha só a Abril Jovem se esforçando para ouvir os leitores. Naquela época não tinha internet de fácil acesso e nem redes sociais como hoje.

Eliana

Dá até medo dessa propaganda dos amiguinhos da Eliana. Quero não!

Instituto Universal Brasileiro

Essa deve ser uma das ultimas fases da propaganda do IUB em revistas Disney.

Revista Mickey

Minnie lascou uma beijoca no Mickey!

Playcolor

Da propaganda eu lembro muito bem, pois esteve em várias revistas. Das canetinhas não lembro se tive dessa marca ou alguma genérica.
-----

Quanta coisa em um só gibi! Muito legal ter essa edição comigo há mais de 20 anos e poder reler agora depois de tanto tempo. Bom final de carnaval pra todos os foliões!

13 comentários:

  1. Eu amo essa revista, ela marcou a minha infância. Como assim "o roteiro não desperta muita atenção"?! Eu ficava fascinado lendo e relendo todos os finais, até tinha esquecido que eram só quatro!

    Ah, saudade de Zé na TV...

    Essa fase da revista do Zé Carioca é a minha preferida de todas, as minhas histórias favoritas do Zé são dela. Não contando com as da dupla Ivan e Renato, óbvio, os dois são "hors concours".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei bem fraco, mesmo com os finais diferentes. Pode ser a visão de quem está ficando velho e chato kk

      Eu também adoro essa fase do Zé Carioca da década de 90.

      Excluir
  2. Fui ver agora o meu exemplar e não o encontrei. :( Devo ter tirado para ler e esquecido de colocá-lo de volta junto com as outras revistas, espero encontrá-lo posteriormente. Pelo menos, vi que ainda tenho o minipôster da edição 2067, o do Zé com o Morcego Verde. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho mais nenhum. Todos apreciados por um período de tempo na parede do meu quarto.

      Excluir
  3. Mais uma coisa...

    Desculpe por tantos comentários em tão curto espaço de tempo. rs

    Pensei que era nessa edição Nº 2068 que tinha a HQ em que o Zé diz pro Pedrão que escolheram-no como o Rei Momo, mas ele recusa indignado por pensarem que ele é gordo. O Zé, então, diz que não é por causa disso e o Pedrão até precisaria usar uma almofada na barriga para interpretar o Momo. Aí o Zé mostra uma almofadinha do tamanho da mão e o Pedrão faz ele engoli-la. Uma das histórias de uma página mais engraçada e marcante da minha vida, rio só de lembrar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro dessa HQ! As HQs do Zé Carioca devem muito a esses personagens secundários: Pedrão, Nestor e Afonsinho. Um universo muito bacana.

      Excluir
  4. Caramba, essa HQ é da edição 2067! XD

    ResponderExcluir
  5. Cara, quando vc fala de pôster em parede da até uma dor no coração, rsrs. Todos os que eu tinha na década de 70 ( Marvel ed bloch) colei pra ficar bem colado, e aí final do ano teve que ser tirado pra pintar o quarto, foi tudo rasgado, aiaiai! Semana passada tive uma conversa com Paulo Mafia sobre não ter vindo um pôster na hq 1 Ducktales, a resposta foi "encarecer a revista". Falei o que é uns reais a mais na número 1 pra quem não pode pagar R$80, R$60 e R $40 num capa dura. Pra mim falta um interesse no cliente/fã de baixa renda. Só lançar um gibi "barato" não é suficiente.

    ResponderExcluir
  6. Concordo, mas talvez eles não façam coisas do tipo pq realmente encarece, pouco, mas encarece. E como a maioria da tiragem é das assinaturas a editora n consegue cobrar essa diferença mesmo que aumente o preço de capa em uma edição especial. Realmente é complicado investir em um produto assim.

    Falando especificamente desses miniposteres como o que veio nessa edição de Zé Carioca, não vejo um grande obstáculo pra incluir esse mimo para os leitores na revista. Esse miniposter nada mais é do que as páginas centrais do gibi. Pra poder destacar ele tinha que abrir os grampos do gibi e fechar de novo depois. Não vejo como incluir uma ilustração assim encareceria tanto a edição.

    ResponderExcluir
  7. Esses gibis antigos tem uma espécie de magia que eu não vejo mais nos atuais que tem um formato mais luxuosos.Eu gosto desse estilo "mano da quebrada " do Zé Carioca ,deu uma rejuvenescida no personagem.Sobre as demais história,eu adorava a Turma da Pata Lee,gostava da atmosfera "adolescente" das histórias.Pena que aparecia muito pouco.Agora esse Amadeu nunca curti muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mailson, eu cresci lendo esse Zé Carioca da década de 90. Gosto muito! E as HQs do Amadeu eram aquelas que lia porque estavam lá, mas sem muita vontade kk

      Excluir
  8. Teve uma leve censura no Afonsinho que teve que usar calças na fantasia de Donald kkkkk As hqs brasileiras sempre tiveram essa censura, principalmente com o Zé Carioca que teve suas penas de baixo pintadas de azul na decada de 80 para simular uma calça, o que não faz sentido algum

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...