domingo, 25 de fevereiro de 2018

Subsérie: A história segundo Mickey


O Almanaque Disney #381, de fevereiro, trás entre o seu conteúdo uma HQ inédita da Subsérie: A História Segundo Mickey. Com roteiro de Giorgio Pezzin e desenhos de Paolo Mottura essa subsérie publicada originalmente na Itália permanece com algumas HQs inéditas aqui no Brasil.

Li a HQ La Ville Lumière, presente nesse Almanaque Disney e aproveitei para reler a outra HQ que tenho coleção dessa subsérie: A Estrada De Roma que foi publicada pela última vez no Mega Disney #5. Vou comentar sobre essas duas HQs nesse post.


La Ville Lumière: é uma HQ belíssima, difícil até de encontrar palavras pra descrever. Adoro Paris da belle époque e a homenagem tanto a Renoir quanto a Eiffel é um deleite para os leitores que amam essa época. Mickey tem um papel adorável nessa HQ e o Pateta está melhor ainda, como Patetoir. Como se não pudesse ficar melhor, o excelente roteiro ainda nos brinda com um pequeno caso de mistério no final da HQ. Nota máxima, e nem precisei falar dos desenhos magníficos do Paolo Mottura. *****


Arco do Triunfo

Patetoir
---



A Estrada de Roma: mais uma HQ maravilhosa dessa subsérie. Eu talvez seja suspeito pra falar porque adoro o Pateta e mais uma vez o personagem dele se destaca na trama. Dessa vez ele é um arquiteto da legião romana que está construindo uma estrada até Lutécia (podemos aprender na HQ que é o antigo nome de Paris). A ambientação é muito gostosa. Ver os soldados, o acampamento, a vila do Mickey. Parece até exagero, mas eu realmente gostei muito do roteiro dessa HQ. Nota máxima *****

Patetus

Estrada romana
---
Subsérie: A História Segundo Mickey
Roteiro: Giorgio Pezzin
Arte (Desenho e Arte-Final): Paolo Mottura

1 - Mickey Na Grécia Antiga: O Tesouro de Cnosso – 35 páginas
Publicada pela primeira vez:
Topolino #2418 (2002)
Publicada no Brasil em:
Almanaque Disney #353 (2003) 
Clássicos da Literatura Disney #31 (2011) 

2 - A Grande Pirâmide – 40 páginas
Publicada pela primeira vez:
Topolino #2429 (2002)
Publicada no Brasil em:
Almanaque Disney #351 (2003) 
Clássicos da Literatura Disney #35 (2011)

3 - Il segreto di Venezia – 32 páginas
Publicada pela primeira vez:
Topolino #2446 (2002)
Inédita no Brasil

4 - O Caminho Das Índias – 35 páginas
Publicada pela primeira vez:
Topolino #2472 (2003)
Publicada no Brasil em:
Clássicos da Literatura Disney #34 (2011)

5 - La Ville Lumière – 32 páginas
Publicada pela primeira vez:
Topolino #2481 (2003)
Publicada no Brasil em:
Almanaque Disney #381 (2018)

6 - A Estrada De Roma – 31 páginas
Publicada pela primeira vez:
Topolino #2492 (2003)
Publicada no Brasil em:
Almanaque Disney 358 (2004)
Mega Disney 5 (2014)

7 - Os Homens Do Norte – 32 páginas
Publicada pela primeira vez:
Topolino #2524 (2004)
Publicada no Brasil em:
Clássicos da Literatura Disney #34 (2011)

8 - Giochi di corte – 30 páginas
Publicada pela primeira vez:
Topolino #2559 (2004)
Inédita no Brasil

9 - L'impresa di Fra' Pippoldo – 32 páginas
Publicada pela primeira vez:
Topolino #2584 (2005)
Inédita no Brasil

Essas HQs foram publicadas no período entre 2002 e 2005 na Itália. Por se passarem tantos anos já sem serem acrescentadas novas HQs nessa subsérie eu acredito que ela já esteja finalizada.

Totalizando 299 páginas essa subsérie é uma boa sugestão para um especial de luxo capa dura. Acredito que seja mais fácil editar ela em um único volume assim do que em dois volumes de Disney Sagas por exemplo. 

Das nove HQs dessa subsérie, três ainda permanecem inéditas no Brasil. Eu tenho apenas as duas que comentei na coleção e gostei muito do que li. Espero que esse material possa ser publicado na íntegra em alguma edição especial da Editora Abril. Fiquei com muita vontade de ler as outras HQs.

5 comentários:

  1. José Sergio,parabéns pela linda matéria.Escrita de uma excelência impecável.Eu ainda chego nesse nível.Eu gosto quando o Mickey faz essas historias mais cults.Uma vez eu li num Disney Especial (Os Bombeiros),o Mickey contando a história do fogo.Peguei essa HQ,fiz um trabalho de escola sobre o fogo.Tirei nota 10.Hqs também é cultura.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Mailson. Esse post foi gostoso de fazer porque eu estava interessado no assunto. Muitos posts que faço aqui são porque eu me interesso por algo que não tenho muito conhecimento ainda e resolvo pesquisar. Publicando aqui eu consigo passar a informação adiante. Vlw a leitura!

    ResponderExcluir
  3. Saiu em Clássicos da Literatura Disney, mas eu n tenho e nem pretendo comprar. Espero que republiquem ou lancem essa subserie completa em um volume único.

    ResponderExcluir
  4. Mickey em Paris só me remete ao Comissário Mickê. rs Ah, saudade dessa série... Muito marcante pra mim.

    ResponderExcluir
  5. La Ville Lumière eu ainda não li, mas já conferi a seção de cartas da edição. E qual não foi a minha surpresa ao ver uma mensagem minha lá?! Foi um misto de alegria e estranhamento, pois abreviaram o meu nome, fiquei só como Dani na seção. rs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...