sábado, 3 de fevereiro de 2018

HQ: A Guerra Editorial


Li essa HQ recentemente no Disney Big #48, de dezembro/2017.  A trama dessa HQ gira em torno de uma disputa entre o Tio Patinhas e  MacMônei no mercado editorial. Vou destacar algum pontos interessantes dessa HQ.

A história começa com o MacMônei dando uma entrevista em um programa de TV para divulgar sua biografia. Tudo estaria ok, se não fosse o fato de que nesse livro ele escreve coisas escandalosas sobre o Tio Patinhas e diz que ele fez fortuna a base de fraude. A maior ofensa, talvez, é afirmar que o Tio Patinhas tem menos dinheiro do que diz que tem. Um verdadeiro absurdo!


O Tio Patinhas invade o estúdio de TV para resolver as coisas cara a cara com o MacMônei. Tio Patinhas não paga pau, não tem medo, vai pra cima. Destaco esse quadro da HQ com essa fala do Donald que representa muitas das situações que vivemos na vida. Mesmo estando certos, se perdemos a cabeça, podemos perder a razão e prejudicar nossa imagem.


Esse outro quadro mostra o ápice do nervosismo do Tio Patinhas ao afirmar, com o rosto todo vermelho, que vai comprar toda a tiragem da biografia do MacMônei e tacar fogo!


Nesse quadro o Donald e os sobrinhos já mostram preocupação com esse plano infalível do Cebolinha, ops, do Tio Patinhas.


Aqui vemos que o MacMônei esperava essa reação do Tio Patinhas, pois já estava com uma segunda tiragem a caminho. 


Como uns quilos de papel podem custar tão caro? Kkk essa foi boa, quem nunca se perguntou isso?


Quando o Tio Patinhas acredita estar no fundo do poço, num beco sem saída, eis que aparece uma “ajuda” com a grande idéia de ele lançar uma biografia também e fazer o mesmo com o MacMônei.



O “plano infalível – parte 2” dá certo e os dois disputam quem consegue comprar / tirar de circulação os livros um do outro. 


No desfecho da HQ, eles descobrem que tudo não passou de um golpe, uma estratégia do editor, que instigou essa disputa entre eles pra vender mais livros. 

E foi justamente essa parte final que me decepcionou. Após a trama me fazer ficar com muita raiva do MacMônei pelos golpes baixos, me solidarizar com o problemão em que o Tio Patinhas se encontrava e ficar intrigado com o contra-ataque, eis que o caminho escolhido pelo autor é colocar a culpa em uma terceira pessoa e unir os dois personagens.

Eu não consigo enxergar com bons olhos o Tio Patinhas e o Pão Duro MacMônei juntos. Em minha opinião ele é o maior rival do Tio Patinhas, o que joga mais sujo, e por isso não gostei desse final bonzinho. Se no lugar do MacMônei, o rival nessa HQ tivesse sido o Patacôncio eu não iria achar estranho, mas o MacMônei não me agrada e não gostei dessa parceria entre eles no final.

De qualquer modo, é uma HQ com bons momentos. Ela era inédita na minha coleção. Para saber mais sobre o Disney Big #48 é só clicar no título. No geral, uma edição muito boa.
HQ: A Guerra Editorial 
Origem: Dinamarca
Roteiro: Kari Korhonen
Desenho: José Massaroli
Arte-final: Raúl Barbera
Data da primeira publicação: Março/1999
Primeira publicação no Brasil: Tio Patinhas #416 (2000)

5 comentários:

  1. Baita memória boa pra filmes! No caso da HQ colocar a culpa no editor, é aceitável mesmo. O q incomodou mesmo foi o clima entre o Tio Patinhas e o MacMônei no final. Coisa minha pq n gosto de jeito nenhum do MacMônei.

    ResponderExcluir
  2. Mac Monei é frio,cruel,malevolente e meio trapaceira na área empresarial.Os demais inimigos do Patinhas são mais caricatos.Pataconcio ele é mais contraponto.Enquanto Patinhas e pão duro,ele é generoso e usa para mostrar poder.

    ResponderExcluir
  3. As HQs dinamarquesas amenizam muito o MacMônei, transformaram-no no Patacôncio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dois personagens distintos não deveriam terem as mesma características. Ponto negativo pras HQs dinamarquesas.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...