domingo, 4 de fevereiro de 2018

Review - Lendas Disney #1 – Superpato Original


Essa semana passei na banca a procura dessa edição. Nem pensei em tentar resistir a espera de promoção. Paguei os R$ 29,90, preço de capa. Conversei com o dono da banca (ou ainda podemos chamar de jornaleiro?) e perguntei se tinha vendido bem porque só tinha um exemplar no momento. Ele respondeu que vieram 4 pra banca dele e, com a minha compra, todas haviam sido vendidas e ainda acrescentou que iria pedir mais pra distribuidora porque sabe que tem outros clientes fiéis que aparecerão atrás dessa edição. Acho que é um bom sinal já que não faz nem uma semana que essa edição chegou nas bancas. Continuamos o papo sobre o preço de capa dos encadernados capa dura e a concorrência da Amazon que vende com desconto e ele disse que tem vendido “3 ou 4” de cada. Já é de se admirar. Tem que ter muita vontade (grana) pra comprar no preço de capa essas edições.


Lendas Disney faz parte dos três novos títulos que a Editora Abril anunciou lançamento esse ano junto com Disney Sagas e O Melhor do Ano Disney. São edições em um formato intermediário e preço condizente com o formato. 


Essa primeira edição é de uma verdadeira lenda Disney: o Superpato. E como é bem destacado na capa da edição, é o Superpato Original. Nada daquele Superpato Novas Aventuras, Superpato do futuro, Evronianos, Um... que confesso ser um universo de HQs que me perco na leitura e nem gosto. 


Nessa edição estão publicadas as 3 primeiras HQs do Superpato que foram publicadas originalmente entre 1969 e 1971. Como cada HQ tem aproximadamente 60 páginas, ficou na medida certa para preencher as 192 páginas da edição e sobrar um espaço para os extras. Em dezembro do ano passado eu fiz um post sobre as HQs dessa edição, você pode conferir aqui


As primeiras HQs do Superpato:


1. O Diabólico Vingador: Nessas primeiras HQs o Donald/Superpato é quase como um vilão. Ele não tem escrúpulos, não se importa com as consequências, tanto que o título da primeira HQ é “O Diabólico Vingador”. Nessa HQ, Donald “ganha” a Vila Rosa em um sorteio porque o carteiro entregou a correspondência que era destinada ao Gastão na casa errada. Já começou errado aí. Depois, pra compensar, Donald chuta um cachorro que acaba parando nas mãos do Gastão e com isso o primo tem a sorte de sempre. Depois de visitar a Vila Rosa, Donald procura o Professor Pardal a fim de obter dispositivos para os planos que tem em mente como Superpato. E qual é o primeiro feito do novo “herói”? Ele rouba o colchão de dinheiro que o Tio Patinhas dorme. A caminho da Vila Rosa pra esconder o colchão ele ainda é perseguido pela polícia, escapa, mas no dia seguinte dá um jeito de colocar a culpa do roubo no Gastão. No final da HQ, ao se safar da culpa pelo roubo, ele diz que seu nome é “Vingança” e claro que os sobrinhos e o Tio Patinhas não entendem nada. Apesar desse roteiro parecer totalmente fora dos padrões éticos e morais que o Superpato apresenta hoje, essa HQ é muito boa. Ação e suspense. Chega em determinado ponto e o leitor fica sem saber o que vai acontecer. Tem os momentos do Superpato usar mascaras do próprio Donald e do Tio Patinhas que me fizeram lembrar de cenas do filme Missão: Impossível. E essa HQ é de 1969! *****


2. A Fabulosa Noite do Superpato: Nas 11 primeiras páginas dessa HQ, Donald está em companhia do Professor Pardal que colocou mais apetrechos no famoso 313 e pela primeira vez vemos o esconderijo na garagem do Donald que pode ser acessado por um armário no quarto. Também vemos pela primeira vez os Car-Can. Os Caramelos Canceladores que apaga as lembranças recentes da memória de quem toma um deles. Donald revela que é o Superpato, diz que o esconderijo será usado contra seus adversários. Quais os adversários do Superpato até então? O Tio Patinhas, os cobradores e o primo Gastão. O Professor Pardal tem a reação esperada ao dizer "tsc tsc, terrível" e depois tem a iniciativa de tomar um Car-Can para esquecer que o Donald é o Superpato. Logo após o Professor Pardal ir embora, o Tio Patinhas chega e o Donald se esconde no esconderijo e ainda prega um trote no Tio dizendo que a Caixa-Forte havia sido roubada pelos Metralhas só pra se livrar dele. À noite, o Donald vai até a Vila Rosa e encontra lá o Fantomius e Dolly Páprika que nada mais são do que Gastão e Margarida fantasiados. Assim, Donald fica sabendo de um baile de máscaras e o roteiro a partir daí gira em torno desse baile. Uma outra cena curiosa é a forma como o Donald engana os meninos pra poder sair de casa e eles continuarem pensando que ele está dormindo. Lembrou muito a cena em que Ferris Bueller engana os pais no filme Curtindo a Vida Adoidado. E essa HQ é de 1970! Seguindo o roteiro absurdo pros dias de hoje, Donald faz com que Gastão não possa ir ao baile e vai em seu lugar fantasiado de Fantomius. Lá, rouba o dinheiro das entradas e isso faz com que o Gastão se torne suspeito. Tio Patinhas nas suas investigações chega com a trupe toda na casa do Donald que a essa altura já está em seu quarto e finge que dormiu o tempo todo. Gastão leva a culpa, mas em um lampejo de consciência, Donald inventa uma história de que o dinheiro possa ter sido roubado por outra pessoa e escondido na Vila Rosa. Chegando lá, Donald simula um fantasma de Fantomius, devolve o dinheiro pro Tio Patinhas e acaba a HQ como heróí.

Confesso que nessa segunda HQ seguida de um Donald totalmente sem ética, desonesto e vingativo já estavam me cansando, portanto gostei menos dessa HQ do que da anterior. A edição contém detalhes sobre um final alternativo produzido pelo Estúdio Abril em  que o Donald confessa pra todos sua dupla identidade, seus feitos e exprime um arrependimento e decide aposentar o Superpato. ****


3 - O Museu de Cera: Alguém com a roupa do Superpato está andando por aí e o Donald tenta descobrir quem está por trás dessa farsa já que ele é o verdadeiro Superpato. Nesse meio tempo, ele acaba sendo declarado como suspeito de ser o Superpato porque as pessoas acham o, até então considerado bandido, parecido com ele. Até mesmo os sobrinhos acreditam nas notícias da TV e decidem ir embora pra casa da Vovó Donalda porque ficam decepcionados com o tio "fora-da-lei". A partir daí o roteiro se desenvolve entre o Donald ser caçado como suspeito de ser o Superpato pela polícia enquanto tenta provar que o Superpato que está por aí é falso. Após, Donald descobre o mistério, rouba grana da entrada do teatro do Tio Patinhas e coloca a culpa no Gastão novamente. No fim, com a ajuda do Pardal que faz parecer com que o Superpato despeje o dinheiro do céu como uma ajuda pros mais pobres (dinheiro esse que era do Tio Patinhas) e isso faz com que o Superpato seja celebrado pela população de Patópolis pela primeira vez. Essa HQ foi mais fraca do que as anteriores. ***

-----


A edição tem, no total, sete páginas de extras. Sendo dedicada uma página com informações e curiosidades antes de cada HQ. Tem mais uma página com um cartaz do filme Diabolik, um personagem de HQs, criado em 1962, que inspirou a criação do Superpato. Em italiano o nome original do Superpato é uma junção de Paperino (nome do Donald em italiano) com Diabolik formando o nome: Paperinik.


No final do volume estão mais três páginas de extras muito interessantes que falam da criação do personagem, da primeira aparição do Fantomius, inclusive tem uma referência bem legal ao livro Arséne Lupin – O Ladrão de Casaca, de Maurice Leblanc, que só tive conhecimento recentemente através de indicação nos comentários do blog. Por coincidência, essa semana fiz uma compra na Amazon e inclui esse livro no pedido. 


Falando sobre a parte gráfica: a edição está excelente. Muito caprichada. O formato é ótimo pra leitura. É grande e leve. Tem quase 200 páginas em uma lombada quadrada e o volume abre muito bem! Tenho que deixar meu elogio pra Editora Abril na produção dessa edição. Na segunda e terceira capa tem uma ilustração em close do Superpato muito bacana! Deu um destaque para a edição.

Recomendo fortemente a compra do Lendas Disney #1 – Superpato Original. Pra quem não tem as HQs ainda é uma chance imperdível. E mesmo pra quem já tem essas HQs na coleção, é uma oportunidade de tê-las todas juntas em um único volume com extras e um formato bacana para a leitura.


Lendas Disney é um título trimestral da Editora Abril com o preço de capa de R$ 29,90. Esse primeiro número foi lançado no final de janeiro, então o segundo número será lançado em abril. Já foi divulgado que o tema da próxima edição será Lendas Disney #2 – Gastão 70 anos. Um comemorativo pelo aniversário do ganso Gastão.

Possível ilustração de Lendas Disney #2 - Gastão 70 anos

6 comentários:

  1. Já tá nas bancas? Preciso comprar, mas na minha cidade sempre leva umas semanas a mais pra chegar.

    ResponderExcluir
  2. Já está nas bancas, sim! Pode ser que não encontre pq a banca já vendeu todos os exemplares que chegaram. Como citei no post, na banca que fui eles receberam 4 e venderam os 4.

    ResponderExcluir
  3. Me desculpa por ser chato, mas você escreveu fabula em vez de fabulosa na parte da "A Fabulosa Noite do Superpato"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matheus, muitíssimo obrigado mesmo. Já consertei o erro. Não gosto desses pequenos erros também. Apesar de reler o que escrevo várias vezes antes de postar mesmo assim acontece coisas desse tipo aí. Será que to precisando de um revisor de texto? kkk Enfim, não fico chateado quando alguem corrige não, acho até melhor. Pensou ficar mais tempo errado assim? Ao menos eu tive a oportunidade de corrigir o texto. Valeu!

      Excluir
  4. Só para informação: o Almanaque Abril de estréia do SuperPato é de Agosto de 1973 (no Brasil) - já tive essa edição em mãos, e lembro bem da data pois é o mês de nascimento de meu irmão. Provavelmente 1969 é a data do original italiano.
    Para mim esse é o melhor super herói criado no universo Disney. Pena que ela não investe (principalmente nos enredos da década de 70). As estórias eram muito boas.
    As novas aventuras do SuperPato não chegam a ser ruins, mas a parceria com o prof. Pardal, os inimigos clássicos (Metralhas, Mancha Negra, etc.) são mais bem construídos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Eu fiz um post em dezembro do ano passado logo que soube que o primeiro número de Lendas Disney teria como conteúdo as 3 primeiras HQs do Superpato com mais detalhes de onde eles foram publicadas pela primeira vez.

      http://hqmaishq.blogspot.com.br/2017/12/lendas-disney-1-saiba-quais-as-hqs-da.html

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...