sexta-feira, 13 de abril de 2018

Guia Coleção Carl Barks Definitiva


São tantas coleções ao mesmo tempo dos quadrinhos Disney que é fácil se perder com a ordem de lançamentos. Eu estou acompanhando as coleções de Carl Barks, Don Rosa, Anos de ouro de Mickey ao mesmo tempo e fiz uma tabelinha simples da coleção do Barks pra organizar e encontrar as informações que preciso facilmente.


- Essa primeira tabela contém a lista de todos os volumes dessa coleção publicados no Brasil até agora em ordem cronológica. Dessa lista me falta apenas o último volume lançado no mês passado "Pato Donald: A Mina Perdida do Perneta". 

- Cada volume da coleção abrange um período da obra de Carl Barks, mas como podemos ver, não estão sendo publicados em ordem cronológica.

- Desde o vol.6 ela vem sendo publicada bimestralmente, mas isso não deve continuar até o final da coleção porque depende da publicação original dessa coleção nos Estados Unidos pela Fantagraphics, que tem publicado apenas 2 volumes por ano desde o lançamento da coleção, como podemos observar na tabela a seguir:


- A Fantagraphics, nos Estados Unidos, está 4 volumes adiantada em relação a Editora Abril no Brasil. Essa diferença pode diminuir até se igualar e aí então provavelmente a periodicidade aqui no Brasil será a mesma dos Estados Unidos (semestral).

- Cada volume tem, em média, 200 páginas de quadrinhos. A estimativa é que a coleção completa terá 32 volumes. Não estamos nem na metade ainda.

- Os volumes da versão brasileira tem um formato menor (16,1 x 23,7 cm) em comparação com a versão americana (19 x 26 cm).

Acredito que já no ano que vem a Editora Abril alcance a Fantagraphics em número de volumes lançados passando assim então a lançar com periodicidade semestral a metade final da coleção e se for assim até o final pode levar mais quase 10 anos para completar (2027). Eu, particularmente, não tenho pressa. Quero Carl Barks por muito tempo.

Quer fazer parte do grupo do blog HQ+HQ no Facebook?
HQ+HQ no Facebook


10 comentários:

  1. Eu queria saber se nestes novos encadernados virá a totalidade das histórias do Barks, como naquela antiga coleçãoq ue ninguém acha mais, o "Melhor da disney" com mais de 40 volumes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Com certeza. Essa é uma coleção que se propõe a ser completa. Absolutamente tudo da obra de Carl Barks será publicado nessa coleção que tem estimativa de 30-32 volumes.

      Excluir
    2. Jussara, quais números da coleção anterior te faltam? Pode ser que as HQs desses números já tenham sido publicadas nessa nova coleção.

      Excluir
    3. Ninguém acha mais? Depende do lugar, o Mercado Livre e a Estante Virtual estão cheios de volume dessa coleção. O problema é o preço... E são 41 volumes, para ser preciso.

      Excluir
    4. Ela respondeu no face. Faltam só 2 números pra ela e esses estão difíceis de encontrar. O preço é absurdo mesmo. Eu tenho apenas 4 números dessa coleção "OMD" e com o lançamento da coleção nova eu nem faço questão de completar ela. Essa semana um rapaz comentou no Face se R$1000,00 na coleção completa seria um bom preço pra venda. Tá até abaixo do preço, eu acho.

      Excluir
  2. Uma dúvida minha: na coleção "OMD", ficaram histórias de fora?
    Rinaldo Pelissari

    ResponderExcluir
  3. http://www.universohq.com/noticias/editora-abril-suspende-a-publicacao-de-biblioteca-don-rosa-e-de-outras-colecoes-disney/

    ResponderExcluir
  4. Olá . Tenho algumas dúvidas .
    essa coleção tem vários volumes, mas só 10 foram publicadas aqui no Brasil e a última foi em Março de 2018? O quadro eata atualizado?
    Também gostaria de saber...eles vão publicar todas? Pois não eata em ordem ne? Tem a edição 17,9,10 etc mas a 1,2,3 por exemplo ainda não.
    obs: tem uma feira onde moro que stao vendendo cada um por 20,00 ja comprei três. Mas não tem todos...espero que não seja caro para completar.
    obrigada

    ResponderExcluir
  5. Achei muito amadora a forma que foi publicada, total desrespeito ao leitor e colecionador. Fiquei mais perdido que cachorro em dia de mudança não sabia se havia perdido algum volume devido a publicação ser de século em século.

    ResponderExcluir
  6. E sem numeração e fora de ordem cronológica. Horrível, marketing zero.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...