domingo, 22 de abril de 2018

Comentando HQ: Sapiens Multifolhada

Li essa HQ no Disney Big #50 (abril/2018). Ela havia sido publicada apenas uma vez no Brasil na revista Tio Patinhas #509 (dezembro/2007) que eu não tenho na coleção. É um HQ italiana de autores que dificilmente eu lembro o nome: Rudy Salvagnini (roteiro) e Graziano Barbaro (desenho). 


Nessa HQ o Tio Patinhas decide financiar uma expedição do  Professor Ludovico em busca de uma planta que serve de ingrediente para uma poção que promete fazer ignorantes virarem sábios.


Achei legal o Tio Patinhas não fazer parte da expedição e o roteiro deixar o protagonismo para o Donald e o Professor Ludovico. A trama é realmente simples, mas o entrosamento dos dois personagens e, principalmente, todos os apuros que o Donald aceita se submeter tornam a HQ bem divertida.

Nos quadrinhos abaixo um exemplo da dedicação do Donald para cumprir a tarefa ao aceitar se fantasiar para atrair uma águia e acaba sendo carregado por ela até o ninho.



Acontece tanta coisa com o Donald nessa HQ que é de se admirar a sua paciência enquanto o Professor Ludovico está concentrado em encontrar a planta e não demonstra um mínimo de preocupação com ele. 




Como se não bastasse tanto infortúnio, ao voltarem a Patópolis após encontrar a planta, Donald bebe da poção da sabedoria apenas pra descobrir logo em seguida que o Professor Ludovico se confundiu e não trouxe a planta certa. Trouxe a planta Nemumpoucosapiens, que transforma sábios em ignorantes. Nesse ponto temos o ápice do descaso na HQ quando o Tio Patinhas diz que o Donald não tem sabedoria a perder. 


Felizmente o Donald pensa rápido e consegue dar um golpe de mestre no Tio Patinhas ao alegar falta de memória após beber da poção. Isso torna o final da HQ muito satisfatório ao mostrar o Donald curtindo umas merecidas férias enquanto um ingrato Tio Patinhas só demonstra preocupação com as moedas que deveriam estar sendo lustradas pelo seu sobrinho.


Gosto das HQs italianas. Acho o desenho dessa HQ muito bonito e a trama é leve e divertida. São 16 páginas que passam rapidinho. Sei que existem leitores que gostam só das HQs mais antigas, mas eu consigo gostar tanto das clássicas quanto das atuais. 

Quer fazer parte do grupo do blog HQ+HQ no Facebook?

3 comentários:

  1. Gostei mais do roteiro que do desenho. Sou dos que preferem os clássicos, mas sempre aparece alguma coisa interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reinaldo, é uma HQ simples, mas que diverte. Eu acho os desenhos bonitos.

      Quanto ao termo "clássico", também gosto. Afinal, Barks é clássico né? Acho que o meu pensamento na verdade era sobre HQs antigas, mas acho que o fato de eu gostar mais das HQs "modernas" do que das "antigas" se deve a embalagem e nem tanto a HQ propriamente dita.

      Digo isso citando o exemplo recente de "O Melhor da Disney #1 (1950-1952)", o novo título trimestral que tem no seu conteúdo uma seleção de HQs do período. O engraçado é que quando li essas mesmas HQs no "Anos de Ouro do Pato Donald" eu li com um sacrifício enorme porquê não gosto de preto e branco. A edição era antiga. Esse tipo de coisa. E quando eu li nessa nova edição eu achei tudo OK e tive mais prazer na leitura. Então acho que eu estou colocando a "embalagem" na balança ao julgar algumas HQs, mas enfim... tudo contribui para o prazer da leitura.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...