sábado, 2 de dezembro de 2017

Propagandas antigas nos gibis

Atualmente não vemos propagandas nos gibis como víamos antigamente. Quando voltei a comprar quadrinhos em 2013 logo percebi a falta das propagandas e imaginei que o motivo seria a dificuldade de se vender o espaço publicitário, mas estava enganado. Não tenho profundo conhecimento do assunto, mas o motivo parece ser uma proibição do governo de propagandas para crianças em produtos infantis. Algo assim. Não que faça falta. Pelo contrário. Não faz falta nenhuma. Pagamos um valor por um número x de páginas de quadrinhos e não queremos pagar por propaganda.

Isso não quer dizer que não possamos nos deliciar com lembranças de propagandas antigas nos gibis de épocas diversas. Essas que vou comentar hoje são propagandas da década de 90 que estão muito vivas nas memórias da minha infância. Tirei essas fotos das revistas do Chico Bento que fiz um post sobre elas recentemente (você pode ler esse post clicando aqui). Separei apenas 5, mas conforme eu for revisitando minha coleção e encontrando coisas interessantes eu posto mais.
Ping Pong - Record Guiness


Eu tive esse álbum. Pelo que eu lembro tinha que mandar uma quantidade de embalagens pra um endereço e eles mandavam o álbum pra sua casa. Confesso que não lembro de ter feito isso, mas de uma forma ou de outra eu tive esse álbum. Não completei. Assim como não completei muitos álbuns da época. As figurinhas eram muito interessantes. Bati muita figurinha nessa fase. Com certeza foi meu primeiro contato com esse universo dos recordes. Um tempo depois eu ganhei de presente uma edição do livro Guiness. Foi o máximo pra mim. Hoje ele continua sendo publicado. Vi várias novas versões, mas nunca comprei. Fico com a minha antiga mesmo com recordes desatualizados.

Ano: 1998 - Está na minha pequena biblioteca

O Ping Pong nunca mais vi, mas era um chiclete (goma de mascar) muito bom. Top da época. Lembro uma vez com 8 ou 9 anos que cheguei a dividir apenas uma unidade desse chiclete entre 4 amigos. Um pedacinho cada um e todos ficaram felizes.
...

Bolin Bola


Como era gostoso esse chiclete. Um sabor mais azedinho que não durava muito então rapidinho acabava esse pacotinho. Meu pai tem um bar desde quando eu tinha 3 anos de idade então consumi muito esses produtos. Gostava mais da vermelha e menos da verde, acho que era a preferência da maioria.
...

Ploc - 2 sabores em 1


Que loucura essa fase de chicletes dos anos 90! Era tanta coisa diferente ao mesmo tempo. Não sei se eu que não consumo mais, mas não vejo tanta variedade assim hoje em dia. Talvez o motivo seja essa probição das propagandas direcionadas ao público infantil. Muitas dessas empresas devem ter falido ou mudado o foco dos negócios.

Esse chiclete não era dos melhores, mas o sabor era bem forte. Apesar de serem 2 sabores, eles eram separados então a gente tinha a opção de misturar, mascar um de cada vez ou dividir com os amigos.
...

Tandy


Talvez a primeira pasta de dente da infância de muitas crianças da época. Até hoje eu encontro no mercado. Tenho um filho pequeno de 1 ano e meio que desde os 6 meses já tem os dentes escovados, mas com a pasta recomendada pra idade. Será que quando crescer mais um pouco vamos ter que comprar Tandy pra continuar incentivando ou essa época ficou pra trás?

Eu usei muito Tandy, mas ao contrário de relatos que vejo de pessoas que dizem que comiam o tubo todo, nunca fiz isso. Não sei se era um produto bom na época e também não sei se é um produto bom hoje.
...

Nestlé - Turma da Mônica


Por último, mas não menos importante, temos esse chocolate com os personagens do Mauricio de Sousa. Na época nem pensava nisso, mas hoje deve ser politicamente incorreto comer a Mônica, o Cebolinha, a Magali ou o Cascão.


O chocolate era bom, mas vinha pouco, era fino, acabava rápido e pelo que lembro não era barato. Mais um que tive acesso fácil devido ao bar. Esses cartões postais que aparecem na propaganda não lembro de ter tido nenhum. Acho que nunca comprei dessa embalagem com 3 unidades pra ganhar. Pra quem é colecionador de tudo relacionado a Turma da Mônica esses itens devem ser bem legais.

...

Coisa boa ainda preservar essas memórias. Termino o post com uma frase do filme Conta Comigo, que por sua vez é uma adaptação de um conto do Stephen King (O Corpo).


"Eu nunca vou ter amigos como eu tive quando tinha 12 anos. Meu Deus, e quem tem?"






4 comentários:

  1. Fera né! O chocolate Surpresa era muito melhor e mais caro tb. No começo, assim como o Suflair, vinham embalados em papel aluminio por dentro além da embalagem normal. Eram tops de linha mesmo. Esse ano o chocolate Surpresa voltou como ovo de Páscoa pra agradar os saudosistas. Com direiro a álbum e figurinhas. Ganhei, mas não me convenceu. O que é original não se desoriginaliza.

    ResponderExcluir
  2. Esse proibição aconteceu há poucos anos e até Mauricio de Sousa protestou contra.A publicidade dava um charme a mais ao Gibi.Minha infância foi nos anos 90 e usufrui todos esses produtos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, somos da mesma época então. Um que era mais antigo, mas que eu lembro é o "não esqueça minha Caloi" kk

      Excluir
    2. Uma curiosidade.O menino ruivo do propaganda
      Ploc - 2 sabores e o ator Caio Romei,que ficou famoso o filme Tainá.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...