quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Almanaque Disney 256 x Almanaque Disney 378

O Almanaque Disney 256 é de outubro/1992 e o Almanaque Disney 378 é de novembro/2017, portanto 25 anos separam essas duas edições. Muita coisa aconteceu nesses intervalo de tempo, muitas mudanças, mas será que o Almanaque Disney também mudou?



Percebemos logo a primeira vista a mudança no layout da capa. Não é a primeira vez que a capa do Almanaque Disney tem mudanças, então quanto a isso não vejo problemas. Acho um tão bom quanto o outro, cada um a sua maneira.

A mudança mais drástica para os colecionadores desse título é a ausência da lombada quadrada desde a retomada da publicação (AD 373 jun/2017). Eu sinto falta porque descaracteriza a coleção como um todo, mas já aceitei o novo formato e não sou daqueles que dizem que Almanaque Disney sem lombada quadrada não é Almanaque Disney.
O número de páginas das duas edições também teve mudança. Redução de 132 páginas (AD 256) para 100 páginas (AD 378). É importante ressaltar que excluindo as páginas de propaganda que são em maior quantidade nas edições antigas, as páginas de Zoo Disney, correio e etc, o número de páginas real de quadrinhos nas duas edições é de 110 páginas (AD 256) x 93 páginas (AD 378). Uma edição atual tem, em média, 85% de paginas de quadrinhos em comparação com uma edição dessa fase dos anos 90.
Após essa análise da parte gráfica, vamos ver o que encontramos exclusivamente de quadrinhos no conteúdo dessas duas edições:

Almanaque Disney 256
1 – SuperpatoEm busca da luz da noite – 32 páginas *****
2 – Lobão - A visita voadora – 5 páginas ***
3 – Os Sete AnõesEssa Bruxa me deixa Zangado! – 10 pgs ****
4 – Piadas do Pateta – 3 páginas - *****
5 – Bambi, TamborMorceguinho mal interpretado – 9 pgs - **
6 – Escoteiros MirinsAs imitações da vida – 10 páginas - **
7 – Mickey e Pateta Um presente do Passado – 8 páginas - ***
8 – ColimérioUrsada fora de temporada – 4 páginas ***
9 – Tico e TecoUm estranho ninho no galho – 4 páginas **
10 – Peninha, Vovó Donalda - O técnico em eficiência 9 pgs  ****
11 – Irmãos MetralhaO incrível roubo do rubi – 15 pgs ****
12 – Tio Patinhas – Tira de meia página - ***

Almanaque Disney 378
1 – Pato Donald – O dragão vermelho – 31 páginas *****
2 – Lobinho – Lobinho não quer ser mau – 8 páginas  ***
3 – Mickey – O roubo de robôs – 10 páginas ****
4 – Indiana Pateta - Momentos de aventura: Surge o herói - 4 paginas ****
5 – Escoteiros Mirins – A praga dos papagaios – 14 páginas ***
6 – Balu – Férias no gelo – 5 páginas *****
7 – Superpato – Pato Donald nunca mais – 20 páginas  *****
8 – Pluto – Boa noite1 página *****

Contando as Piadas do Pateta como uma única HQ e a tirinha no final como uma também a conta fecha assim:

AD 256 – 110 páginas de quadrinhos, 12 HQs – Nota geral: 7.0
AD 378 – 93 páginas de quadrinhos, 8 HQs – Nota Geral: 8.5

É fácil perder as contas de quantos personagens diferentes aparecem no AD 256. Bem mais do que no AD 378, mas sobre as HQs, deixo claro que é uma avaliação pessoal e gostei mais das HQs do AD 378. A melhor HQ do AD 256 é a do Superpato que eu dei 5 estrelas do mesmo jeito que dei 5 estrelas pra do Superpato do AD 378, mas a "Pato Donald nunca mais" eu tenho certeza que vai ficar mais na minha memória do que a "Em busca da luz da noite".

Sobre Bambi, Colimério, Tico e Teco: não me convenceram. Desses personagens esquecidos gostei mais da HQ dos Sete Anões que é muito boa. Escoteiros Mirins nenhuma das duas me agradou muito. As do Lobinho/Lobão foram na mesma medida nas duas edições.
O grande destaque ficou por conta desse tal de Urso Balu que nem lembrava dele e também não lembro de ter lido uma HQ desse personagem. A HQ eu adorei, achei que ficou bem leve e engraçada. Gostei do cenário e da ingenuidade de querer surfar e parar no polo norte. Mereceu 5 estrelas. Espero que publiquem mais desse personagem. Pesquisei no INDUCKS e vi que ele faz parte da Esquadrilha Parafuso e que tenho algumas HQs que foram publicadas no Almanaque Disney na década de 90, mas não lembro delas. E gostei do personagem em HQ solo.

A nota geral do AD 378 ficou maior por causa do conteúdo. Dessa vez valeu a expressão de que menos é mais. Além das HQs que já foram citadas, merecem destaque a HQ de capa do Donald contra o dragão, a HQ com uma versão da origem do Indiana Pateta e também a HQ do roubo de robôs que inclusive já falei sobre ela no post anterior.

É bom que se explique que não julguei o formato das edições, lombada quadrada ou canoa etc. Apenas um review curioso sobre os dois gibis. Outras edições podem levar a um resultado diferente, mas dessa vez o vencedor foi o Almanaque Disney 378!

5 comentários:

  1. Exatamente. Comparei a parte gráfica, mas a análise e a nota se deram exclusivamente pelo conteúdo. Foi interessante constatar o quanto gostei desse AD 378. O melhor dos novos até agora.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, garoto!
    Bom trabalho. Texto ótimo, e com argumentos consistentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw, Gilmar! Obrigado pelo feedback. As mesmas HQs podem tocar o leitor de maneiras diferentes. Dou minha opinião assim como gostaria de ler a opinião por aí em outros blogs, mas são poucos hoje em dia que tratam do assunto assim de forma intimista.

      Excluir
  3. Ótima publicação, Sérgio. Aliás foi boa porque posso te perguntar algo que estou curioso e nessa publicação vem bem a calhar: Por que o Almanaque Disney é tão cobiçado e valioso dentre os títulos da Disney? Eu, como mencionei outro dia, coleciono mais Turma da Mônica mas estou incluindo aos poucos títulos Disney na coleção e a previsão de 2018 focar bastante neles, mas ao frequentar sebos e sites online, vejo que AD são bem valiosos em questão de preços.
    Recentemente adquiri os AD nºs 266 e 294 em um Lote da turma da Mõnica e adorei muito. Pretendo garimpar mais edições.

    ResponderExcluir
  4. Marcelo, também não sei responder a essa questão. Falando por mim, gosto muito da revista pq foi nela q li aventuras mais longas na decada de 90. Fui assinante durante 4 anos no período. Acredito que o valor seja pelo mix de personagens e é um dos titulos clássicos da Disney. Os numeros mais valorizados devem ser os do nº 200 pra baixo. Eu comprei uma vez em sebo umm lote com 25 Almanaque Disney em perfeito estado de conservação por R$ 5,00 cada. Tenho uns 100 números de AD na coleção, mas não sou do colecionador que quer fechar a coleção completa. Saíria muito caro e tem tantos lançamentos atualmente que não preciso ficar correndo atrás do passado. Esse AD 256 que usei no post eu paguei R$ 3,00 em sebo. Recomendo garimpar sim. Vai encontrar muita coisa legal nessa faixa de preço. Quanto aos sites online, recomendo o wwww.casadogibi.com.br pois o que se compra lá vem praticamente em perfeito estado de conservação.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...