sábado, 30 de dezembro de 2017

Review HQ - Pato Donald em: Mestre Paisagista


Os leitores habituais de quadrinhos Disney, sobretudo do Pato Donald ao começarem a ler essa HQ já poderão ter um pressentimento do que virá a seguir.

O nosso querido Pato Donald parece que não leva azar apenas nos embates com o primo Gastão. Se bem que nem sempre o azar pode ser o culpado por ele se dar mal. A auto-confiança, inconsequência e até arrogância também são responsáveis por vários reveses na vida do Donald.

O tema dessa HQ é um tema muito explorado nas HQs do Pato Donald: seus empregos que não duram. Quem é que nunca leu uma HQ em que o Donald se apresenta como um "mestre" em determinado serviço? Se destacando em alguma área? Tudo quanto é trabalho que se possa imaginar ele já teve. Na esmagadora maioria das vezes algum imprevisto acontece, ele se dá mal, podendo ir de simplesmente ser demitido até causar danos a cidade toda. E como bem comentado, pelo próprio Don Rosa nessa edição, na HQ seguinte ele já está levando a vida normal e talvez até em outro emprego.

Nos comentários do Don Rosa sobre essa HQ ele cita Carl Barks como inspiração (óbvio) já que Barks utilizava esses elementos em suas HQs. Claro que muitos outros autores Disney se utilizam dessa idéia ao longo das décadas, inclusive em 2012 a coleção Essencial Disney dedicou um volume especialmente pra esse tema intitulado: Donald e seus empregos que não duram. Achei merecido o destaque pro tema pois realmente faz parte do que é essencial nos quadrinhos Disney e essa era a proposta da coleção.

Publicada em Julho/2012

Mestre Paisagista



Essa é a primeira HQ do Vol.3 da Biblioteca Don Rosa e apresenta o Donald como um verdadeiro artista da jardinagem. Eu fiquei muito feliz com essas habilidades, mesmo já tendo aquele pressentimento do que viria a acontecer. As técnicas empregadas pelo Donald e o resultado são impressionantes. Na certa, ele ganharia uma boa grana se essa profissão desse certo.



Mas como tudo na vida desse pato é bem mais difícil, quando ele está quase finalizando o trabalho no jardim do prefeito que está esperando os convidados pra uma caça a raposa o tal do imprevisto acontece. Num primeiro momento eu culpei os sobrinhos por estarem por perto do Donald e isso poderia ter atrapalhado ele. É um sentimento de negação, de mesmo sabendo que ia dar nisso, não querer aceitar que o pior estava por vir. Fato é que o Donald com o prazo curto pra encerrar o serviço acaba se enrolando com os cortadores de grama e o que se segue é um verdadeiro efeito-borboleta levando ao caos no jardim todo.


No final, como em várias HQs com esse tema em que o Donald acaba fugindo ou se escondendo, vemos o Donald escondido dentro da toca da raposa que seria a caça de logo mais. Um Pato Donald com sentimentos que nem ele poderia descrever, ainda diz que a raposa tem que agradecer por ele ter acabado com a caçada.

Excelente HQ do Don Rosa. Tem o detalhismo que ele próprio comenta (ironicamente eu acho) ter levado editores e leitores a beira da insanidade, inclusive ele comenta sobre um quadro censurado/modificado nessa HQ. Acredito que esse formato seja o ideal para ler a sua obra.

Mestre Paisagista havia sido publicada, no Brasil, apenas em outras duas ocasiões: 
O Pato Donald #2299 (2004)
Pato Donald Extra! #1 (2009)
Eu não tenho essa revistas na coleção, portanto essa HQ foi uma leitura inédita pra mim.

7 comentários:

  1. Coisa de louco mesmo, este Don Rosa... rsrs. Mas a coleção dele está sendo uma grata surpresa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Comentei recentemente em outro post que, segundo o Inducks, eu tinha pouco mais de 40% das HQs do Don Rosa na coleção. Isso antes da Biblioteca Don Rosa. Além da oportunidade de ter a obra completa, ter tudo agrupado é melhor do que espalhado em gibis diversos. Dessa forma é muito melhor a experiência de leitura. Tinha uma visão antes a respeito do Don Rosa, hoje tenho outra.

      Excluir
  2. Imagino a cena hilária do Donald falando com a raposa pra ela ficar agradecida por ele ter atrapalhado a caça, rsrs. No momento só estou com o volume um do Don Rosa, mas sei que vale a pena esta coleção. Aproveito e desejo um feliz 2018 pra todos nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wesley, é a melhor cena da HQ Kkk por esse motivo não coloquei ela aqui no blog, pra n estragar a sensação ao ler a HQ. Logo você adquire os próximos volumes e pode conferir. Feliz ano novo!

      Excluir
  3. Quando Don comenta sobre esse belíssimo quadro que foi modificado a pedido dos editores, ele reafirma o desprezo por seu magnífico trabalho chamando-o de "arte esquisita" com "detalhes irritantes". Acho graça e fico confuso ao mesmo tempo. Antes dessa coleção, desconhecia esse sentimento que o Don tem por sua arte. Seria tudo ironia, como você supôs? Enfim, ele e muitos leitores e editores podem discordar de mim, mas eu considero-o o melhor desenhista da Disney!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, fica complicado entender o que se passa na mente do artista. Podemos separar em duas partes: a primeira, quando ele faz críticas ao traço dele afirmando que existem artistas que desenham os patos melhores que ele, acredito ser um comentário humilde e sincero... e a segunda parte é quando ele fala sobre os "detalhes irritantes, arte esquisita", quando fala sobre a censura dos editores ou que alguns leitores possam ter dor de cabeça com suas ilustrações, é esse comentário que, ao meu ver, é irônico, não é o sentimento real dele a respeito da sua obra, é o sentimento do feedback que teve de outras pessoas e ele decidiu tratar o assunto dessa forma.

      Enfim, é um estudo de personalidade. Não sou Freud pra entrar na mente do Don Rosa, é só um palpite mesmo kkk To curtindo muito a obra e conhecer o artista.

      Excluir
    2. Realmente, pode ser isso mesmo... Também não sou especialista na área psicológica, mas adorei o seu palpite. Um grande trunfo dessa coleção é trazer os comentários de Don Rosa ao público brasileiro, sempre gostei de conhecer as opiniões dos autores sobre suas próprias obras.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...