quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Compras de quadrinhos na Amazon

Hoje recebi a ultima compra que fiz na Amazon. Essa compra fiz na quinta-feira, 14/12 e recebi  na terça feira, 19/12. São os volumes 3 e 4 da Biblioteca Don Rosa e o Vol. 11 do Anos de Ouro de Mickey.


Tenho visto muitos comentários sobre compras na Amazon. Tem pessoas que defendem e outras que até ofendem ao colocar suas opiniões.

Um dos comentários mais absurdos que vi sobre o assunto foi algo assim: "esses colecionadores da Amazon que não dão lucro pra Editora Abril e vivem reclamando das edições".

Como assim? Quem compra um produto com desconto tem os mesmos direitos de qualquer outro consumidor. E como assim não dá lucro pra Editora Abril ao comprar com desconto na Amazon? Se a Editora Abril vende pra Amazon por menor que seja a margem de lucro, ele existe. E as boas vendas na Amazon e outras lojas virtuais garantem o lançamento de novas edições.

E aproveito esse comentário pra falar sobre as reclamações. Porque tem gente que se incomoda com "reclamações"? Tem que gostar de tudo? E do que não gostar tem que "deixar pra lá"? As pessoas tem opiniões diferentes e se alguém é o "que vive reclamando da lombada" ou o "que sempre reclama do preço", "das republicações" etc, qual o problema? Nem falo isso por mim porque no geral eu elogio muito mais do que reclamo. Deixem as pessoas expressarem suas opiniões. Os únicos que tem que lidar verdadeiramente com essas críticas são os responsáveis pelas publicações. 

Já vi comentário também do tipo "não importa o que a Editora Abril faça, sempre vai ter um pra reclamar". Oi? Isso é tão óbvio! O que é que é unanimidade no entretenimento? Ou especificamente dos quadrinhos Disney? Vamos lá... talvez a coleção do Barks, mas já foi apontado que o tamanho é menor do que o original publicado pela Fantagraphics. Então a coleção do Don Rosa, dessa não tem o que falar, certo? Errado. Vi um comentário de uma pessoa que viu na banca e não se interessou em comprar devido ao tamanho que ela julgou ser incômodo pra ler. Ou talvez tenha sido uma desculpa interna pra não comprar por causa do preço de capa 79,90. Ou seja, sempre tem espaço pra alguma reclamação, por menor que seja, mas isso não é necessariamente ruim.

Não somos obrigados a concordar com tudo, mas devemos respeitar o direito alheio de expressar suas opiniões sem fazer julgamentos.

Voltando a falar da Amazon.Tem pessoas abastadas financeiramente que desmerecem quem compra na Amazon, ou estão tentando desmerecer a Amazon. Não consigo imaginar o motivo, mas sim, isso existe. Usam como argumentos o fato (que realmente é um fato) de que comprando em banca pode-se conferir o exemplar enquanto comprando pela internet corre-se o risco de receber um exemplar com defeito, ter problemas na entrega. Ok, acho válido esse argumento, mas não concordo inteiramente. Não considero uma verdade absoluta. Vejo isso como uma vantagem, do mesmo jeito que existem vantagens comprando em lojas virtuais.

Minha experiência.
Compro os quadrinhos Disney (e outros quadrinhos e livros) pela Amazon já tem mais de 1 ano e meio. Não lembro com certeza, mas acredito que o primeiro Disney de Luxo que comprei pela Amazon foi Pateta Repórter. Na época nem peguei um grande desconto. Estava aprendendo como comprar com eficiência. Acabei comprando na pré-venda com 10% de desconto.

Desde então venho comprando praticamente tudo pela Amazon. Todos os encadernados que a Editora Abril lançou de lá pra cá. Incluindo os 11 primeiros volumes. de Anos de Ouro de Mickey que o preço de capa é 59,90, mas nunca paguei mais do que 29,90 por cada volume. Uma economia brutal! Hoje vou na banca apenas pra comprar o Almanaque Disney, já que as mensais e o Disney Big recebo através de assinatura que fiz com 60% de desconto.

Nesse post falei quase que exclusivamente de quadrinhos Disney e Editora Abril porque é com o que estou mais familiarizado e é o que realmente gosto de colecionar atualmente, mas também já comprei Graphic MSP e outros quadrinhos de super heróis na Amazon sempre com bons descontos. Também comprei vários livros ao longo desse tempo. 

Sobre a entrega.
É excelente. Nunca tive um problema sequer com entrega. Sempre muito rápida. Nesse ponto talvez seja por eu morar no interior de São Paulo que eu imagino que fique perto do centro de distribuição deles. Pelo que vejo de comentários de outros compradores pelo país todo, o serviço continua muito bom, talvez o melhor das lojas virtuais. É claro que problemas acontecem. Aí cai naquela minha teoria de que se uma empresa atende 100 clientes e desses 100... digamos que 5 fiquem insatisfeitos, existe uma grande chance desses 5 reclamarem publicamente, enquanto os 95 satisfeitos dificilmente elogiam. Por essa razão os pontos negativos tendem a a aparecer mais do que os positivos. Não existe um site chamado "Elogie Aqui".

Produtos com defeito?
Mesmo com esse volume de compras que tive na Amazon no último ano e meio. Nunca recebi sequer um produto com defeito. Nenhum amassado, nada. Sorte? Pode ser, mas se eu tive um bom atendimento é importante que eu faça esse elogio.

Já vi casos que as edições chegaram com amassado na capa. Quem passou por essa situação deixou um feedback muito positivo também sobre o sistema de trocas e devolução da Amazon. Pode parecer muito ilusório dizer isso, mas não vi ninguém ainda dizer que está completamente insatisfeito com a Amazon.

Minto. Vi um comentário de uma pessoa muito respeitável nesse meio do colecionismo e compra/venda de quadrinhos usados. Apontou o problema dele com a Amazon e disse que abriu reclamação no Reclame Aqui. Não procurou a empresa diretamente. Enfim, só lamento. Cada um decide como resolver seus problemas.

Descontos. Até quando?
É interessante também pessoas que atacam a Amazon dizendo que "uma hora a conta vai chegar". A tese é de que a Amazon vai quebrar a concorrência e então vai aplicar o preço que quiser. Vamos pensar um pouco. Os quadrinhos Disney tem preço de capa. Se a Amazon quebrar a concorrência será que realmente ela venderia acima do preço de capa? Como diria Padre Quevedo: "icsto non ecxiste, és puro charlatanismo".

A Amazon não é obrigada a dar descontos. Já vi pessoas preocupadas com os descontos que estariam ficando menores, mas onde está escrito que é obrigada a dar descontos? Compre em outros lugares então, compre onde quiser. Pra mim, os descontos continuam os mesmos. Comprei esses dois volumes do Don Rosa por 39,90 cada sendo que o preço de capa é 79,90, por exemplo.

Se algum dia não tivermos mais bons descontos. Teremos que lidar com os preços de capa que a Editora Abril pratica. No meu caso, provavelmente eu não estaria comprando muitos títulos. Cortaria na hora Anos de Ouro de Mickey e alguns Disney de Luxo. Por ora, fico feliz que tenho a oportunidade de continuar comprando os encadernados com desconto.

Pra finalizar.
Cada pessoa tem sua história e experiência. Se você tem grana e gosta de comprar em banca. Bacana. Se você gosta de pagar o mínimo possível e pesquisa bons descontos. Legal também. Sem desmerecer um ou outro.

Agora vou ali curtir meu volume 3 da Biblioteca Don Rosa!



11 comentários:

  1. kkk muito menos, só coloquei o preto no branco de conversas que tenho com outros colecionadores e debates no Facebook... usando a expressão de um outro amigo blogueiro: nesse espaço a palavra é livre... será que teremos opiniões contrárias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal bater um papo com o entregador. Eu nem lembro de ter recebido em mãos alguma encomenda da Amazon. Eu coloco o endereço comercial pra entrega. E quando chego pra trabalhar no final da tarde já está lá o pacote. Tenho curiosidade pelos bastidores kkk Aquele desejo de entrar lá pros fundos dos Correios e ver como é o processo deles, sem má intenção, apenas curiosidade mesmo kk

      Excluir
  2. Excelente texto. Parabéns! Eu compro na Amazon praticamente todos os meses e estou muito satisfeito, principalmente por causa dos bons descontos e prazo de entrega. Um vez recebi um produto com defeito, mas quando entrei em contato eles enviaram outro rapidamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não aconteceu comigo de receber com defeito. Essa ultima compra veio pelo Correios e não pela transportadora. Quando eles entregam pelos Correios eles usam o Sedex.

      Excluir
  3. Amazon é exemplo de atendimento. Simples, ágil e muito eficiente. Saraiva também é boa, mas mais complicada. Entretanto há outras que vendem em promoção, mas depois cancelam os produtos um por um. Parabéns pela reflexão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw Gilmar, é um apanhado de conversas com outros colecionadores/compradores.

      Excluir
    2. Dessas outras que você mencionou, Gilmar, eu destaco a Livraria Cultura. O serviço pela internet deles é horrível. Aliás, inexistente, enviei um e-mail reclamando do cancelamento de uma compra que eu fiz e eles nem responderam. Só recomendo a compra em um estabelecimento físico da Livraria Cultura, passem longe do site deles!

      Excluir
  4. Eu sou de Salvador e também só tenho elogios para com a Amazon. Eu só não digo que nunca recebi nada com defeito porque recebi, sim, o Mickey Mistery com uma parte rasgada. E o que eu fiz? Mandei um e-mail para a Amazon solicitando uma troca por outro exemplar. Responderam-me que eu não precisava enviar o exemplar com defeito que eu tinha recebido, e que enviariam um novo pra mim. Resultado: tenho dois exemplares do Mickey Mistery e só paguei por um.

    Ou seja, na maioria das vezes, o produto vem em perfeito estado de conservação, mas se houver algum problema, é só mandar um e-mail para a Amazon que eles resolvem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom! Espero que continuem mantendo o bom serviço prestado.

      Excluir
  5. E aí José Sérgio, mais uma matéria legal. Também sou um cliente da Amazon e de banca. Dei um tempo nas compras, to apertado até pra promoções, rs,vou deixar pro momento oportuno como já disse em outro post.
    Toda vez que comprei por lá, pensava no meu amigo da banca, não tem como num orçamento dentro do permitido, desprezar as promoções.
    Mesmo assim o dono da banca que faço compras entende, melhor, compreende. Pra manter a parceria, as vezes compro revistas, álbuns de figurinhas e afins na banca, pra pagar no próximo mês (fio do bigode),rs e ele sabe que se não se adequar vai vender só picolé e cigarro. Entenda que não estou me aproveitando da situação,gosto de comprar em banca porque mantemos o convívio e a interação com ser humano, acho importante também.
    Quanto a compras com defeito, passei por um problema, meses depois da compra do Pateta Repórter, tirei o lacre e estava com duas páginas danificadas, rsrs. Fica a dica lógica, não deixe pra checar depois se não terá problemas de troca, rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Wesley! Sua dica é válida e eu sigo a risca. Eu abro tudo que compro logo quando chega. Nem é por querer checar se está com problema, mas por gostar de folhear as edições mesmo! Eu continuo indo em banca, mas nesse mês de dezembro só comprei o Almanaque Disney 9,90 e o Superalmanaque Turma da Mônica 15,00. A conversa sobre os preços dos encadernados já tive com o dono da banca também, mas mesmo com as promoções de lojas virtuais a banca aqui recebe muitos exemplares desses capa dura. Acredito que ainda consiga vender uma certa quantidade. Tem publico pra tudo. Obrigado pela visita!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...