sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

O Destino do Zé Carioca

Capas

Eu sou um leitor dos anos 90 e tenho na minha coleção a Minissérie: O Destino do Zé Carioca. Ela foi lançada entre julho e setembro de 1996 dividida em 3 edições. Foram 3 revistas especiais, portanto, não foi publicada nas mensais (na época, quinzenais) do Zé Carioca. A Minissérie, dividida em 3 HQs com 59 páginas cada totaliza 177 páginas.

A Editora Abril anunciou o lançamento de 3 novos títulos pra 2018. Um deles é Sagas Disney em que cada volume pode trazer uma saga completa ou uma série que se estenda por mais de uma edição.

Já foi anunciado que o titulo Lendas Disney terá 192+4 páginas. Se o Sagas Disney for publicado no mesmo padrão, a Minissérie: O Destino do Zé Carioca caberia em apenas uma edição e sobraria espaço para extras. É importante ressaltar que essa minissérie nunca foi republicada. Temos então uma geração de novos leitores/colecionadores que nunca tiveram contato com essas HQs.



Sobre a HQ

Todos sabemos que o Zé Carioca é um tipo malandro e preguiçoso, mas parece que a turma chegou no limite com ele. Até um fantasminha chamado Destino aparece na história e o Zé Carioca terá que acertar a sua maior conta... com a sua própria consciência.


O Destino do Zé


Papagaio de Valor

O Confronto 
Todas as HQs são creditadas ao mesmo trio de artistas Disney

Roteiro: Genival de Souza 
Desenho: Aluir Amancio 
Arte-final: José Wilson Magalhães


Em cada edição, antes da HQ, tem um texto de introdução bem bacana. com uma arte bem caprichada, me lembrou os papéis de carta que minhas irmãs colecionavam quando eu era criança. Vou colocar a foto apenas do primeiro texto pra não entregar partes da trama nos números seguintes.



Essas devem ser as mais longas HQs do Zé Carioca. Não me lembro de nenhuma outra do personagem com esse número de páginas. Nos anos 90 ainda existia uma excelente produção nacional de quadrinhos Disney, mas no ano 2000 a Editora Abril interrompeu a produção. Dos artistas envolvidos nesse Mini Série em 1996, um deles continua prestando serviços pra Abril: José Wilson Magalhães é responsável pela Arte-final da nova série do Disney Especial que retornou em 2016. Quem sabe podemos ter de volta um estúdio Abril de produção nacional de quadrinhos Disney?

4 comentários:

  1. Parabéns pelo blog José Sérgio. Adorei fazer esta série no traço fabuloso do Aluir, com historias divertidíssimas do Genival. O legal é que retratou um Rio de Janeiro atual. Muito bom ter feito as 3 revistas da série. Valeu, abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, José Wilson. Tenho essas revistas comigo desde aquela época compradas em banca. Já reli várias vezes. Vou mandar e-mail sugerindo a publicação dessa série no novo Sagas Disney. Abraço.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...