sábado, 16 de dezembro de 2017

Almanaque Disney 102

Nesse post vou comentar sobre o Almanaque Disney mais antigo da minha coleção.


O número 102 do Almanaque Disney foi publicado em novembro de 1979. As vezes fico  impressionado como um gibi de 38 anos de idade se mantém tão bem conservado. Essa edição tem 132 páginas e é o único da minha coleção nesse formato um pouco maior do que o formatinho padrão.

Reli essa revista quando estava arrumando a minha coleção de Almanaque Disney e, além de comentar sobre a edição, vou comentar sobre as HQs.


Logo na primeira página temos essa curiosa página introdutória de contextualização da HQ que viria a seguir.

O Tesouro dos Piratas - Donald e Sobrinhos - 48 páginas

Uma caçada ao tesouro entre Donald e os sobrinhos na disputa contra João Bafo de Onça e seus capangas. Tem desenhos de Carl Barks. É bem movimentada, apesar de ser longa. ***



O Torrador de Amendoins - Clarabela. Minnie - 6 páginas
Minnie arremata sem querer um torrador de amendoins em um leilão. Passo longe de qualquer leilão, mesmo virtual, pra não correr esse risco! ***






Onde há fumaça, há lobo - Lobão - 6 páginas

Lobão tentando cozinhar os porquinhos. Sem novidade. **






Férias Complicadas - Capitão Mobidique / Tio Patinhas - 8 páginas

Que HQ maluca! Tio Patinhas contrata o Capitão Mobidique pra transportar uma parte da sua fortuna para o hotel em que está hospedado. Os Metralhas resolvem atacar o navio, mas a Madame Min está lá pra garantir a segurança. Já não bastasse esse roteiro, no final o dinheiro fica invisível! ****




Desmanchando o Mancha - Superpateta - 8 páginas

Superpateta x Mancha Negra. Gostei do quadrinho final em que o Superpateta pinta o Mancha Negra de branco pra que ele não possa se esconder nas sombras. ***





Quem Canta os Escoteiros Espanta - Escoteiros Mirins - 7 páginas

Escoteiros orgulhosos se perdem ao fugir do irritante canto das Escoteiras e acabam sendo resgatados justamente por causa do canto. Não gosto muito de HQs dos Escoteiros. **





Nabos Como Recompensa - Quincas - 2 páginas

HQ curta e desnecessária, não acrescentou nada. *






A Mudança - Donald, Peninha, Tio Patinhas - 7 páginas

A melhor HQ dessa edição é uma produção nacional com roteiro de Gérson L. B. Teixeira e desenhos de Irineu Soares Rodrigues. Na redação da Patada, Tio Patinhas resolve mudar de sala. Uma piada atrás da outra! *****




Hoje é Dia de Pescaria! - Mickey e Pateta - 12 páginas

Pateta sonolento, Mickey certinho. Confusão na pescaria. ***










---
Extras
Passatempos

Correio Disney

Zôo Disney

Maravilhas da Natureza

Almanaque Disney #102 é uma edição bem bacana com personagens variados. Tradicionalmente o título é assim. Eu gosto muito dessa coleção, mas não tenho um saudosismo extremo. A seleção de HQs as vezes decepciona, como pode ser observado nas notas que dei. Tem vários outros números do Almanaque Disney que eu gosto muito mais.

Por enquanto essa edição Almanaque Disney #102 é a mais antiga da minha coleção. Quem sabe um dia aparece uma mais antiga pra tomar esse posto. E na coleção de vocês? Qual o Almanaque Disney mais antigo?

6 comentários:

  1. E aí José Sérgio! ? Valeu pelo post, essa revista adquiri ano passado no leilão virtual num preço bem baixo, acho que os "profissionais" estavam viajando, rs. Adquiri mais pelas fichas Disney, porque na minha infância de 79 fiz a coleção completa e depois, não sei como, sumiram as revistas e as cartas, rs. Agora estou na caça pra tentar o baralho completo de novo, com paciência conseguirei. Continuo curtindo estas historinhas antigas e também gosto de ver as propagandas da época. Sou um pouco saudosista, valeu e abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Wesley! Eu comprei o meu em sebo, então nem sinal das fichas Disney! kk Boa sorte na procura dessas cartas que te faltam. É um dos prazeres do colecionismo.
      Obrigado pela visita, abraço!

      Excluir
    2. Ainda tá procurando fichas Disney? Tenho 12 delas em ótimo estado.

      Excluir
  2. Engraçado que parece que eu já li essas histórias em outras revistas que eu tenho. kkkk

    O meu Almanaque Disney mais antigo é o Nº 75, mas faz anos que não leio, nem lembro se está em tão bom estado de conservação que o seu. kkkk Comprei em um sebo.

    Mais uma postagem gostosa de ler, estou adorando o seu blog.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...