segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Graphic MSP: Chico Bento - Arvorada

Eu gosto da Turma da Mônica. Tenho uma pequena coleção de gibis que fizeram parte da minha infância e me acompanham até hoje. Falei da minha coleção de gibis do Chico Bento aqui, por exemplo. Quando voltei a comprar quadrinhos em 2013 não inclui os gibis da MSP na minha leitura. Voltei a dar uma chance esse ano apenas para a edição Superalmanaque Turma da Mônica que comprei os dois primeiros volumes e falei sobre o nº 2 aqui.

O que tenho lido e com muito prazer dos personagens do Mauricio de Sousa são as HQs da coleção do selo Graphic MSP que é um projeto que consiste em histórias dos personagens do estúdio feitas por artistas brasileiros consagrados e com estilos diferentes do padrão das revistas mensais.

Até agora já li oito títulos dessa coleção. O primeiro foi Bidu - Caminhos. Na foto a seguir, todos os volumes que eu tenho:



Até mês passado, o título que eu mais gostava era Mônica - Força, que tem uma lição muito grande para todos casais que tem filhos e como é o caso aqui em casa, tive uma identificação imediata.
Era o meu preferido, não é mais porque agora tenho um outro favorito: Chico Bento - Arvorada.


Nesse final de ano participei de um amigo secreto entre colecionadores de quadrinhos e recebi de presente dois volumes da coleção Graphic MSP. Fora eles: Capitão Feio - Identidade e Chico Bento - Arvorada.

Tive tempo de ler os dois essa semana e desde o primeiro segundo que tirei o Chico Bento do lacre e abri o volume fiquei impressionado com as ilustrações. Por diversas vezes pensei "isso daria um quadro", "poderia ter comprado isso em uma galeria de arte".

Eu não conheço nada do artista, Orlandeli, mas tem o meu profundo respeito e admiração por essa maravilhosa Graphic Novel do Chico Bento, tanto nas ilustrações, quanto no roteiro.

A história tem várias pequenas lições que tenho certeza que todos que lerem vão se identificar em algum momento e perceber que servem pra todos nós. Momentos emocionantes. Não vou fazer um resumo pra não entregar nada. É uma HQ que merece ser lida sem muito conhecimento prévio do enredo. É uma verdadeira obra de arte. Eu li uma vez e já estou querendo reler. Recomento muito a compra e a leitura dessa edição.

O prefácio do Mauricio de Sousa e o comentário do Renato Teixeira, músico que eu admiro muito, na contra capa agregam valor a edição. 


Vou colocar algumas fotos dos desenhos da HQ só pra terem um gostinho do conteúdo.




E também ilustrações da edição.


Ipê Amarelo

Li essa edição com a música O Ipê e O Prisioneiro (Tião Carreiro e Pardinho) na cabeça. Quem é que nunca admirou um ipê florido? Lembro que tinha na casa dos meus pais. Hoje tem um bem na esquina. Um espetáculo que merece ser admirado. Temos que dar valor ao que temos de mais precioso, o tempo, porque nem tudo pode ser deixado para depois...

3 comentários:

  1. Eu também gosto muito de Turma da Mônica. O primeiro Gibi que li na vida foi um Almanaque do Cascão que achei na rua quando eu tinha uns 6 anos de idade. Daí não parei mais. rsrsrs. Essa coleção Graphic MSP é muito boa, já li todas que foram lançadas e Chico Bento Arvorada realmente é uma das melhores, uma obra de arte e roteiro de alto nível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, André! Já leu todas! É uma coleção ótima de se fazer. Aos poucos vou completar ela.

      Excluir
  2. Ando afastado do MSP. De tudo mesmo. A pauta ideológica, lá dentro, agora é o que fala mais alto. As HQs mensais estão um lixo e as republicações em almanaques passam por modificações que parecem elaboradas para um público retardado.
    Comecei no selo graphic e tb desisti. Basta ver agora o que estão fazendo com a Tina na HQ Respeito, pura pafletagem...
    Enfim, meu ponto de vista.
    Abraços!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...