terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Editora Culturama - A nova casa dos quadrinhos Disney no Brasil


Os leitores de quadrinhos Disney tiveram uma ótima notícia hoje após ter sido anunciado pelo diretor Fábio Hoffman em entrevista à uma rádio que a Editora Culturama é a nova responsável pela publicação de quadrinhos Disney no Brasil. O que podemos esperar dessa editora até então desconhecida dos leitores e colecionadores de quadrinhos Disney?


A Editora Culturama é relativamente nova no mercado editorial. É uma editora e distribuidora fundada em 2003 e sediada em Caxias do Sul. Ao dar uma olhada no site deles a impressão que tive é a de que o modelo de negócios deles é o de venda para lojistas. Sabe aqueles stands em supermercados e outras grandes lojas com revistas diversas (infantis, principalmente)? Então, parece que eles vendem lotes fechados. Um modelo de negócio diferente do praticado em bancas que é o de consignação onde as revistas que não são vendidas (encalhe) são recolhidas pela distribuidora. É difícil imaginar que essa editora terá cacife pra fazer uma distribuição em massa pelas bancas de todo o país e ainda trabalhar nesse sistema de consignação. Por outro lado, talvez seja melhor podermos encontrar os gibis Disney em qualquer ponto de grande movimento de pessoas do que apenas nas bancas que estão entrando em um processo de extinção.

Seguindo a pesquisa pelo site da Editora Culturama, mais precisamente na seção Institucional, eles deixam claro qual é a missão, visão e valores da editora no mercado e parece bem animador. Outro ponto interessantíssimo é a transparência da empresa ao apresentar os seus funcionários na seção Nossos Profissionais. Desde o Diretor até o responsável por Compras. Cada um podendo colocar uma frase pra compor o perfil. Quem já está com perfil lá é o Paulo Maffia que até junho desse ano editava os quadrinhos Disney pela Editora Abril e foi contratado pela Culturama.

Esse é outro ponto positivo e que nos dá a esperança de que um bom trabalho será feito. Paulo Maffia é o profissional mais experiente para isso e também já conhece de perto (até mesmo pessoalmente uma vez que ele sempre participa de eventos de quadrinhos) o seu público-alvo. Tenho confiança na sua capacidade.

A conclusão que chego é a de que mesmo sendo desconhecida do grande público e apresentada como uma editora pequena (e de fato é perto das gigantes do mercado), a Culturama tem o que eu chamaria de "boa intenção" (sei que o inferno está cheio disso, mas eu insisto). Boa intenção no sentido de fazer o melhor possível pelos quadrinhos Disney no Brasil. Seja no conteúdo, distribuição e atendimento. Tem meu apoio nessa nova fase que espero ser tão duradoura quanto foi a da Editora Abril.

6 comentários:

  1. Noticia maravilhosa.Que esse novo ciclo da Disney no Brasil seja melhor que o anterior.O legal da Culturama e fica 166 km de minha casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho patentes (por parte de pai) espalhados aí no RS... Taquara, Caxias do Sul e São Francisco de Paula. Só viajei praí uma vez. Espero poder voltar em breve.

      Excluir
  2. Desejo muito boa sorte e sucesso. Nós, fãs de quadrinhos, esperamos sempre o melhor. Essa nova fase eu não perderei nenhuma edição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Marcelo. Bom saber que você vai acompanhar mais de perto os quadrinhos Disney.

      Excluir
  3. Sucesso nesta nova empreitada. Espero que as coleções que ficaram em aberto, com o tempo, possam termina-las.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...