terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Conteúdo da Edição: Zé Carioca #1165 - Março/1974


Recebi esse gibi junto com outros num pequeno lote enviado de presente pelo Marcelo Borba por ter participado de um Quiz do grupo Disneyanos no Facebook. Ela, agora, é a edição mais antiga de Zé Carioca que tenho na coleção. Uma revista com praticamente 45 anos desde a data de publicação. Fico sempre imaginando por que lugares, pelas mãos de quantas pessoas ela deve ter passado antes de chegar até mim.


A Capa: é curioso o quanto de capas do gibi do Zé Carioca nessa época não traziam o personagem na capa. Nessa temos os irmãos Metralha e os Metralhinhas. Não sei o motivo disso. Talvez o Zé Carioca não tivesse força para estampar suas próprias capas ou simplesmente não eram produzidas capas suficientes pra ele. De qualquer forma essa capa é um remake de uma edição de um gibi publicado nos Estados Unidos em 1966.


HQs da edição

Zé Pelé - *****
Zé Carioca - 8 páginas
Roteiro: Ivan Saidenberg
Desenho: Renato Canini

Sinopse: Zé Carioca tem uma atuação de Pelé em uma partida de futebol. Comentei especificamente essa HQ no post: Comentando HQ: Zé Pelé







Um Caso Patalójiko - ***
Tio Patinhas - 6 páginas
Roteiro: Carlos Alberto Paes Oliveira
Desenho: Sérgio Lima

Sinopse: Tio Patinhas está com problemas devido a intensa preocupação com a Maga Patalójika. Ela descobre isso e lança um feitiço em que ele fica vendo a Maga por todo lugar, inclusive nas pessoas. O destaque fica pro final da HQ em que o Donald aparece carregando um revólver e a polícia atira em direção a Maga que já está voando e aparentemente não foi atingida. Outros tempos.

Um Gol De Manual - **
Peninha - 1 página
Desenho: Carlos Edgar Herrero

Sinopse: HQ com propósito de fazer propaganda do Manual do Zé Carioca que seria lançado no mesmo ano. O distraído Peninha entra no meio de um jogo de futebol. 







As Folhas Que Deram Galho - **
Mickey - 3 páginas
Desenho: Jack Bradbury

Sinopse: Um vizinho encrenca com a árvore do Mickey que está derrubando folhas no quintal dele. Mickey decide cortar a árvore, mas o precipitado vizinho tentou cortar ela sozinho antes e acabou caindo pro seu lado do quintal e derrubando a cerca. 





Arqui-Inimigos Arquivados - ***
Donald e Peninha - 8 páginas
Desenho: Tony Strobl

Sinopse: Donald e Peninha levam um gato e um cachorro para a redação para escrever um artigo sobre eles. O que, aparentemente, seria uma HQ focada na confusão que os dois antagônicos animais poderiam causar, muda de foco para a captura acidental de um bandido que roubou uma caixa de arquivos onde o gato estava escondido. Poderia ser melhor.








Extras

Propaganda: Disney Especial #9 - Os Milionários

Propaganda: Manual do Zé Carioca

Propaganda: Instituto Universal Brasileiro

Expediente

Contra-capa - Propaganda: Muki - Kibon

Edição bem bacana com um mix interessante de HQs. A melhor delas definitivamente é a do Zé Carioca pela dupla Saidenberg / Canini. Imagino quantas crianças devem ter lido esse gibi na data de lançamento. Essas HQs são atemporais.

2 comentários:

  1. Que saudades dessas tuas mostra de conteúdo de Gibis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fiquei com saudade. Essas postagens, assim como as HQs, são atemporais. Eu tô é com vontade de fazer um review daqueles completos de um gibi inédito. Em fevereiro!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...