sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Comentando HQ: Zé Pelé (1974)


HQ: Zé Pelé

Zé Carioca - 8 páginas
Roteiro: Ivan Saidenberg
Desenho: Renato Canini

História muito bacana usando como tema o futebol. Confesso que não me animo muito com esse tema nos quadrinhos Disney, com exceção das HQs de futebol no universo do Zé Carioca que acho que tem mais a ver com nossa realidade. Joguei muita bola nos campinhos do bairro quando era criança.

Essa HQ eu tinha ela bem fresca na memória quando comecei a ler porquê ela foi republicada duas vezes nos últimos anos e eu tenho essas edições. A última vez foi no especial de luxo "Um Brasileiro Chamado Zé Carioca", de 2015, que foi um presente para os leitores ao trazer em seu conteúdo apenas HQs de Ivan Saidenberg e Renato Canini. Li ela na edição Zé Carioca #1165, de 1974.

Zé Carioca #1165 - Março, 1974

O interessante mesmo é pegarmos o contexto da época em que ela foi publicada pela primeira vez. Em 1974 o futebol estava em mais alta do que nunca no Brasil após sermos tricampeões em 1970. É muito legal o destaque logo no primeiro quadro da HQ do pôster do Rei Pelé. Mesmo sem identificação, é fácil reconhecer pela imagem emblemática do camisa 10. Pelé não disputou a Copa de 1974, mas ainda atuava pelo Santos FC.


A HQ em si é muito divertida. Devido a uma chuteira apertada o Zé Carioca, que até então era o reserva do reserva, ao entrar em campo em uma partida disputadíssima consegue ter uma atuação digna de Rei Pelé.


Ainda há espaço para boas sacadas como o técnico do time adversário ser uma verdadeira cobra e também do árbitro do jogo estar usando uma armadura medieval. São coisas que um grande roteirista como o Ivan Saidenberg era capaz de fazer. Os desenhos de Renato Canini aqui estão ótimos dando toda alegria e vitalidade que o roteiro pede.



Mais uma excelente HQ de Ivan Saidenberg. Essa HQ já foi comentada também por sua filha, Lucila Saidenberg em seu blog. Vou deixar o link para conferirem o que ela disse a respeito.

2 comentários:

  1. Nossa que bom que voltou a publicar. Eu também tinha dado um tempo e voltei ha alguns dias. Acho que agora que a Disney retornará você terá muito mais informações fresquinhas pra gente. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu! Eu estou dividido entre 4 ocupações (só uma remunerada) então não está sobrando muito tempo. Tenho lido pouco. Com a volta dos quadrinhos Disney ano que vem a animação volta também. Abraço!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...