quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Conteúdo da Edição: Pato Donald #1216 - Fevereiro/1975

Gibi que chegou recentemente na coleção.

A capa: não há informações no Inducks a respeito dos criadores dessa capa. A ideia é boa. Para controlar os costumes alimentares dos sobrinhos, Donald coloca uma foto com cara de bravo na geladeira. Eu "chuto" que essa capa não foi produzida originalmente no Brasil. Tem todo o jeito de ser remake de alguma capa americana.

HQs da Edição


O Creme Não Compensa - ***
Donald - 5 páginas
Desenho: Tony Strobl

Comentário: Donald é incumbido de vender um creme de beleza e, para ajudar, tem a disposição um aparelho que emite som em uma frequência que espanta os cachorros que atrapalham a vida dos vendedores. Não sei se realmente existe um aparelho assim, mas o que eu já vi é um apito para "chamar" os cachorros que funciona do mesmo jeito. No final, Donald não consegue vender nenhum creme, mas em compensação vende 40 pedidos do tal aparelho
.

Reunião Anual Dos Metralhas - **
Irmãos Metralha, Superpateta - 8 páginas
Roteiro: Ivan Saidenberg
Desenho: Moacir Rodrigues Soares


Comentário: Os Metralhas realizam uma série de crimes enquanto o Superpateta fica voando por aí.  Esperava mais dessa HQ e talvez o problema tenha sido justamente a expectativa alta. Acabei não achando nada demais nela. Sem graça. Não gosto do Superpateta ser tão... pateta. Essa HQ foi publicada uma única vez no Brasil.

Duas Entradas e Uma Saída - **
Mickey - 5 páginas
Desenho: Carson Van Osten
Comentário: Mickey recebe duas entradas para ópera e leva a Minnie para assistir. Quando chega em casa tem uma triste surpresa. Interessante ver o relacionamento (discussão) da Minnie e do Mickey ao telefone.






Patos e Sapatos - ****
Peninha - 8 páginas
Roteiro: Ivan Saidenberg
Desenho: Napoleão Figueiredo


Comentário: essa é a melhor HQ da edição. Bem divertida. Peninha é publicitário nas Industrias Patinhas e se envolve com espionagem. Comentei especificamente essa HQ no post: Comentando HQ: Patos e Sapatos









Propagandas

Disney Especial (1s) #15 - Fevereiro/1975

Almanaque Disney #45 - Fevereiro/1975

Uma edição importante por ter duas publicações originais de HQs do Ivan Saidenberg. Penso eu que na década de 70 nenhum leitor se atentava para quem era o autor das HQs nacionais (assim como Carl Barks teve um reconhecimento tardio devido ao seu quase anonimato no inicio das produções de quadrinhos Disney). Atualmente é mais fácil pesquisar e encontrar informações dos criadores. De qualquer forma, tanto Carl Barks quanto Saidenberg atualmente são reconhecidos pelos leitores como dois grandes mestres Disney.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...