sexta-feira, 18 de abril de 2014

Senninha

Essa semana adquiri em um sebo um lote com as 10 primeiras edições da revista do Senninha. Foi a primeira vez que eu encontro revistas do Senninha a venda. Eu sempre gostei muito dessa revista quando era criança. Já tinha 34 exemplares na coleção que agora são 44 revistas de 97 publicadas pela Editora Abril entre fevereiro de 1994 e abril de 1999. Pelo que pesquisei tiveram mais algumas poucas edições por duas editoras diferentes, mas eu nunca vi nenhuma em banca.




"A revista foi criada a partir da paixão pela Fórmula 1, que uniu o publicitário Rogério Martins e o desenhista Ridaut Dias Jr. em torno de uma ideia: criar uma história em quadrinhos inspirada no grande piloto Ayrton Senna. Corria o ano de 1990, e Senna acabara de conquistar o segundo título mundial de F1. Depois de muitos estudos, estava criada toda a ambientação para as HQs da versão mirim do piloto. O projeto só chegou ás mãos de Ayrton em 1993, que de imediato aprovou a ideia. O projeto foi apresentado para a Abril Jovem, na época a maior editora de quadrinhos do Brasil."

Como eu não quero ficar copiando/colando textos de outros lugares que fui pesquisar deixo pra vocês o link de um blog que tem uma matéria completíssima a respeito de como surgiu a revista e suas fases:
http://alexandrehq.blogspot.com.br/2012/10/senninha-o-gibi-que-venceu-morte.html



Eu curtia demais a turma do Senninha. Os personagens eram muito engraçados. As situações. HQs quase sempre curtinhas. Se por um lado as vezes parecia mais do mesmo as HQs em que o Senninha disputava corrida com o Braço Duro, por outro lado tinham várias HQs com o resto da turma bem interessantes. Um excelente trabalho de criação.
Um dos personagens que eu mais gostava era o Marcha Lenta.  O sono eterno dele é muito cômico. E gostava também do Becão , um dos cachorros gêmeos do Senninha que vive pensando e agindo como gente.

Abaixo, uma foto da apresentação dos personagens que vinham nas primeiras revistas: 

Como é sabido por todos os brasileiros, Ayrton Senna faleceu em maio/1994 logo após o lançamento da revista Senninha que estava no 4º número.  

Eu tinha 9 anos quando Senna morreu e lembro muito bem daquela manhã. Lembro que estava assistindo a corrida porque já tinha esse hábito. Quando ocorreu o acidente eu não dei tanta importância. Era criança ainda, nunca tinha perdido alguém próximo e talvez não entendesse bem ainda o que era a morte. Lembro que depois de alguns minutos, lá pelas 09:30m da manhã eu desisti de continuar vendo a corrida e saí pra rua brincar normalmente. Afinal, o piloto por quem eu estava torcendo tinha sofrido um acidente e abandonado a prova. Era apenas isso que eu pensava. Só fui entender o que realmente tinha acontecido na tarde daquele domingo ao ver todos da minha família tristes com as notícias que chegavam. 

No número 5 os personagens prestaram uma homenagem ao campeão que inspirou a revista:



A revista Senninha nº 6 abre com uma HQ emocionante que mostra o personagem principal, Senninha, triste e conversando com seu irmão Téo sobre a morte do seu ídolo. Essa HQ eu nunca tinha lido porque só comprei essas revistas essa semana, fiquei muito surpreso e pensei: se ela emociona agora após 20 anos da morte de Senna, imagina pros leitores que leram ela logo após a morte do ídolo? Deve ter sido marcante essa justa homenagem.


Pra fechar o post, uma foto com todos os meus 44 exemplares da revista Senninha e sua turma. Fiquei com preguiça de catalogar que números eu tenho exatamente, mas isso não é importante até porque é muito difícil encontrar mais pra comprar. Essas revistas do Senninha nunca me enjoam, a minha vida inteira eu reli as HQs e sempre me divirto como se fosse a primeira vez. Desse lote novo com os números de 1 a 10 já li oito, faltam apenas duas ;p


Espero que vocês também possam ter tido a oportunidade de ler Senninha. Ano passado eu emprestei minhas revistas pro meu sobrinho ler e ele adorou e me perguntou onde que comprava. Triste ter que responder que Senninha não é mais publicado. Esse fato faz com que as revistas que eu tenho na coleção sejam, para mim, um verdadeiro tesouro.

8 comentários:

  1. Entendo esse lado do gancho para vender revistas, mas não penso na revista do Senninha como apenas mais um produto desse tipo. A qualidade das HQs eram muito boas e o universo dos personagens é bem carismático. Com papel diferenciado no começo, entrevistas e um 'correio' agitado, a revista ainda durou mais 5 anos após a morte do ídolo. O que veio a ser publicado depois por outras editoras nunca tive conhecimento. O que vale é a recordação de um produto excelente lançado na década de 90.

    Resumindo, pra mim é um disparate comparar uma revista tão boa como a do Senninha com esses gibis de ocasião que você citou. Pode ser apenas uma opinião de fã ;p

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho algumas do Senninha (formatinho e formatão) e nem dá pra contar a quantidade de vezes que eu reli elas. São ótimas mesmo, e devo dizer que fizeram a alegria da minha infância, tanto como a turma da mônica ou os personagens da Disney.
    Ótima aquisição, parabéns cara!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca vi em formatão e também nunca vi essas novas edições que saíram recentemente pela HQM cuja publicação também já foi cancelada.
      Já reli diversas vezes também e são uma parte da minha coleção de HQs de que eu mais gosto.

      Excluir
  3. A do Senninha, apesar de ser feita por esse gancho, tinha uma boa qualidade. Tanto que a sua publicação continuou após a morte do Senna. Claro um um pouco disso era saudosismo, mas não vejo como crianças menores teriam tanto saudosismo de F1 a ponto de sustentar por tanto tempo as vendas. Por mim, eu comprava as revistas por causa das histórias divertidas mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Lembro dessas revistas, mas não tive nenhuma. O Senninha aparecia também em propagandas sobre cidadania e tal nos gibis... até lembro mais dessas propagandas do que dos gibis em si. Aliás, vi que a Editora Nemo lançou uma HQ em homenagem a ele... pelo jeito é bem legal: http://grupoautentica.com.br/nemo/quadrinhos/ayrton-senna/1049

    ResponderExcluir
  5. Primeira vez que comento no seu blog. Em primeiro lugar, queria te elogiar. Acho seus posts bem sensatos e construídos. Sobre o Senninha, é um gibi cativante que consegue agradar a todos. Foge do clichê do protagonista ser uma versão infantil da celebridade.

    Usei algumas informações do seu blog para fazer um post sobre a morte de Senna: http://bloguemulti.blogspot.com.br/2014/05/relembre-morte-de-ayrton-senna.html

    Acho que vc e o seu blog têm muito conteúdo.

    Abraços e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  6. Lembro do meu irmão caçula ter saído em uma das edições, minha mãe sempre escrevia e mandava fotos dele.... Poderia postar as imagens nos gibis que possuem as fotos das crianças??

    ResponderExcluir
  7. Lembro do meu irmão caçula ter saído em uma das edições, minha mãe sempre escrevia e mandava fotos dele.... Poderia postar as imagens nos gibis que possuem as fotos das crianças??

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...