quarta-feira, 2 de maio de 2018

Disney Especial Reedição #34 - Os Garimpeiros

Disney Especial Reedição #34 - Os Garimpeiros
Junho/1986

Estive organizando minha coleção de Disney Especial e peguei essa edição pra ler. Eu comprei esse Disney Especial Reedição - Os Garimpeiros em sebo há 4 anos atrás (pode ser conferido nesse post: comprando HQs Disney em sebos) e ainda não havia tido oportunidade de ler.  Acredito que em algum momento eu organizei a coleção e tirei ele da pilha de leitura. Também não tinha cadastrado ele na minha coleção virtual no Inducks porque costumo fazer isso somente após a leitura. Não coloquei os preços dessa compra no post, mas mesmo após 4 anos eu tenho a lembrança de que paguei algo em torno de R$ 10 por essa edição que está em ótimo estado de conservação.


Disney Especial Reedição #34 - Os Garimpeiros foi publicada em junho de 1986. Ela tem 228 páginas com HQs sobre o tema. A capa é de autoria brasileira: Moacir Rodrigues Soares.

HQs da edição:




Das 22 HQs publicadas nessa edição, 5 são de autoria de Carl Barks. O que me chamou a atenção foi a HQ A Mina Perdida do Perneta que é a HQ de capa do volume 10 da coleção Carl Barks Definitiva que foi o mais recente a ser lançado. Eu ainda não comprei esse volume (aguardando promoção) e tive a oportunidade de ler essa HQ antes nesse DER - Os Garimpeiros.


Outra HQ de Barks que destaco é a primeira da edição: Riquezas Por Toda Parte. Essa eu também nunca havia lido (só tenha ela na coleção nessa edição) e é uma HQ bem interessante com interação entre o Tio Patinhas, Donald e os sobrinhos em busca de riqueza. 


Outro autor Disney que tem grande destaque nessa edição é Carl Fallberg que também tem 5 HQs de sua autoria publicadas sendo que 3 delas tem desenhos de Paul Murry. Quem me conhece sabe o que penso em relação ao fato de que Carl Fallberg é subestimado pelos leitores Disney enquanto todos os méritos pelo "Mickey Detetive" ou "aventuras de Mickey" vão para o Paul Murry. Eu sou da opinião de que o roteiro é que molda o caráter de um personagem e prende a atenção do leitor (pelo menos a minha). Pensando por esse lado, Carl Fallberg é, no mínimo, tão importante quanto Paul Murry e deveria ter um reconhecimento maior por parte dos leitores e editoras.

Deixando essa picuinha de lado, uma dessas HQs de Carl Fallberg / Paul Murry é a aventura O Tesouro De Eldorado. Pateta encontra um mapa de tesouro e parte com Mickey atrás dele. São 24 páginas de muita ação.



O Mistério Do Planalto Da Penúria é outra boa aventura de Fallberg/Murry. Essa HQ, guardadas as devidas proporções, me fez lembrar uma aventura de Tex. Mickey e Pateta ajudam um chefe índio a se livrar de bandidos que estavam explorando uma mina em suas terras.



Ainda nessa edição temos 6 HQs publicadas com desenhos de autoria de Tony Strobl. Destaque para a HQ O Maior Garimpeiro De Todos Os Tempos.


Um ponto interessante da seleção de HQs dessa edição, que é uma republicação parcial de Disney Especial #38 (setembro/1978), é que todas as HQs são código W (Western) ou S (Disney Studio). Acredito serem todas HQs produzidas nos Estados Unidos. Não tem nenhuma HQ brasileira ou mesmo italiana publicada nessa edição.

Dessa vez não vou listar as HQs uma por uma porque são muitas e tem um jeito muito mais fácil de conferir que é acessando esse link do Inducks da edição:




Essa edição eu já considero uma das melhores do Disney Especial. A seleção de HQs está excelente. Se tiverem a oportunidade de comprar eu recomendo que não deixem passar. Atualmente eu não estou colecionando a nova série de Disney Especial (embora tenha uns 15 números), mas do pouco que vi eu não acho que essas novas edições tenham uma seleção de HQs tão interessante como esses Disney Especial antigos.


8 comentários:

  1. Meu coração foi no show.Foi o primeiro Disney Especial que eu ganhei.Lembro ate hoje.Minha mae comprou num sebo.

    ResponderExcluir
  2. Não tenho muito conhecimento sobre esse artista Disney - Moacir Soares Rodrigues - vou pesquisar mais sobre ele. Eu tenho poucas edições de Disney Especial (e seus derivados). Dei sorte mesmo de encontrar em sebo em ótimo estado de conservação.

    ResponderExcluir
  3. Havia curtido muito esse título alguns anos antes, ao ler a primeira edição de um primo meu.

    Então, quando comecei a trabalhar (aos 14 anos!) quase não acreditei ao vê-lo na banca, novinho em folha, reeditado: voltei lá dias depois e comprei com meu primeiro salário! Boas memórias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que história bacana, Nilson! Você tem essa edição até hoje? Esse meu eu comprei em sebo há alguns anos atrás. Eu peguei a fase da década de 90 em banca e esse é mais antigo.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. Obrigado, Sérgio, mas...
    Infelizmente não, pois tendo morado no exterior por quase toda a década passada, tive que doar minha coleção ao meu irmão - que infelizmente vendeu esta cópia juntamente com várias outras.
    Mas ainda guardo alguns dos exemplares de revistas Disney do início dos anos 80 cujo dia em que me foram compradas/comprei (juntava moedas para comprá-las), ainda lembro o que fazia no momento, como:
    - estar jogando bola no "campinho" e literalmente, inventar uma desculpa para abandonar o jogo, sob o protesto da molecada, pra ir ler o Pato Donald 1672...
    - noutra ocasião, o ônibus ter mudado a linha e eu, em minha primeira viagem ao centro da cidade, ter gastado todas as ditas moedas na reedição do Disney Especial os Automobilistas e após ter implorado ao trocador para voltar de graça, e atravessado a cidade no busão, lendo a revista , e por aí vai...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa essas lembranças. Os meus primeiros gibis comprados em banca foi minha mãe que comprou pra mim. Eu tinha coisa de 6 a 7 anos e tinha sido recém descoberto um problema na visão (estrabismo) e lembro que sempre que íamos no posto de saúde no centro da cidade (nem tinha hospital ainda, cidade é pequena, mas hoje tem). Na volta pra casa a gente sempre passava em uma banca que existia no centro (era a unica da cidade) e eu podia escolher um gibi. Consegui não me desfazer dos gibis mesmo tendo ficado afastado deles por uns 15 anos da minha vida.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...