domingo, 13 de maio de 2018

Disney de Luxo #1 – DragonLords: O Reino dos Dragões



Em janeiro de 2014 a Editora Abril lançou os primeiros Disney de Luxo em formato capa dura. DragonLords e O Mistério dos Signos foram lançados simultaneamente após um período de espera e grande ansiedade por parte dos leitores já que esses primeiros volumes foram impressos na China. Esses volumes marcaram o início de uma nova fase de publicações de quadrinhos Disney pela Editora Abril que viria a se intensificar nos próximos anos: volumes em capa dura com acabamentos luxuosos e que, diferentemente das publicações até então, passaram a serem vendidos também em livrarias físicas e lojas virtuais.




















DragonLords foi lançado com preço de capa de R$29,90 com o formato um pouco maior do que os atuais volumes lançados: 16,6 x 24,3 cm, 180 páginas e papel couché. A edição conta com uma página de introdução pelo próprio roteirista, quatro páginas de curiosidades a respeito da obra e três páginas apresentando os autores. Total de oito páginas de extras. Essa é uma saga que se já não tivesse sido publicada nesse formato luxo recentemente, hoje poderia ser publicada novamente no título trimestral Disney Saga lançado esse ano pela Editora Abril que tem um formato padrão de 196 páginas. 




Dragonlords: O Reino dos Dragões
Roteiro: Byron Erickson
Desenho: Giorgio Cavazzano
Arte-Final: Sandro Zemolin
164 páginas divididas em 12 capítulos
Publicada originalmente na Itália: Zio Paperone #165 a #176 (2003-2004)
Publicada pela primeira vez no Brasil: Aventuras Disney #1 a #3 (2005)

Sinopse: Transportados contra a vontade para uma dimensão desconhecida, Tio Patinhas e Pato Donald, com os sobrinhos Huguinho, Zezinho e Luisinho são aprisionados em um mundo medieval policiado pelos DragonLords, alienígenas violentos e opressores que cavalgam seres alados cuspidores de fogo. Inicialmente apenas preocupados em voltar para casa, os involuntários viajantes de Patópolis acabam se envolvendo com os habitantes oprimidos do planeta e se juntam a eles na luta pela liberdade. O segredo da vitória, porém, está em conquistar a confiança das criaturas que servem de montaria para o inimigo: os poderosos dragões. 


Comentando HQ: A Saga DragonLords costuma dividir as opiniões dos leitores. Já vi muitos comentários positivos e negativos a respeito dessa HQ. Eu gosto dela. Li ela pela primeira vez em 2014 nessa edição e por um tempo pensei que isso pudesse ter influenciado minha opinião, afinal, estava tendo em mãos pela primeira vez os quadrinhos Disney com esse acabamento. Há um bom tempo eu estava com vontade de reler essa saga e fiz isso hoje (03 de maio, dia que escrevi esse post) e mantenho a minha opinião de que é uma HQ bem interessante. Com uma trama simples, é verdade, mas com bastante ação e desenhos sensacionais. Os quadrinhos Disney não são feitos somente para adultos, pelo contrário. Essa saga, claramente, é destinada a um público mais jovem, mas nem por isso deixa de ter seus méritos. Eu sou um leitor que consigo gostar tanto de Dragonlords quanto de Mickey Mistery (que tem uma pegada mais adulta) do mesmo jeito, por exemplo.

Alguns personagens de DragonLords:


Jute: é um menino que conseguiu escapar da escravidão imposta pelos alienígenas e se torna um foragido na cidade vivendo em túneis subterrâneos e usando passagens secretas para servir ao propósito da resistência.

Rasmus: um velho escravo dos Morg. Muito inteligente, é um personagem muito interessante e um peça fundamental para os planos da resistência.

Brendon: típico herói da era medieval, outrora um simples fazendeiro, virou líder da resistência ao não se submeter a expansão do império dos Morgs reunindo os poucos humanos que sobraram e contra-atacando.












General Hyrrr e Lorde Moraq: disputam a liderança dos Morgs. São colocados um contra o outro após um plano do Tio Patinhas.

Groob: um Morg que fica em Patópolis ao não retornar pelo portal no começo da história. As aparições dele são bem divertidas.

Hintermann: um mago que auxilia Brendon e a resistência.

Clarg: morg capataz dos escravos. Dotado de uma inteligência limitada.

Fumacê, Fungador e Lança-Fogo: três dragões filhotes que são libertados pelos sobrinhos Huguinho, Zezinho e Luisinho. Cada um com uma característica própria.

DragonLords: O Reino dos Dragões não é uma obra-prima dos quadrinhos Disney mas cumpre o que promete: muita aventura em uma trama simples que pode agradar os leitores mais novos e despertar a criança dentro dos leitores mais velhos. 

2 comentários:

  1. Gostei, não é uma obra prima e a Abril escolheu timidamente essa história para começar a coleção capa dura, por medo creio eu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é nem de longe um dos meus capa dura preferidos, mas tem lá sua importância por ser o primeiro junto com O Mistério dos Signos (que estou relendo esses dias).

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...