domingo, 20 de maio de 2018

Review: Zé Carioca #1473 (Fev/1980)

Zé Carioca #1473 - Fevereiro/1980

Adquiri essa revista recentemente e esse número é o mais baixo da minha coleção de revistas do Zé Carioca. Na época a periodicidade do título era quinzenal e cada edição tinha 36 páginas. O curioso é que o Zé Carioca aparece em apenas uma HQ de 6 páginas da edição. Apesar de as demais HQs terem um bom mix de personagens Disney eu não gosto desse recurso utilizado para manter o título sendo publicado. Não tenho muito conhecimento de como era na época, mas prefiro como é agora na revista do Zé Carioca que é uma revista apenas de republicações já que não temos mais produção nacional, mas que as HQs do Zé Carioca são predominantes na revista.


Sobre a capa: como podemos ver, essa edição veio com um brinde para os leitores. Um transferível para sua camiseta. A capa se abre ampliando o desenho e a contra-capa contém as instruções de como proceder sem que seja necessário recortar a revista. Eu não arriscaria. 

HQs da edição:


Que Cachorrada - ****
Zé Carioca - 6 páginas
Roteiro: Gérson L. B. Teixeira
Desenho: Roberto O. Fukue


Zé Carioca é perseguido por um cachorro e por sorte se esconde dentro da casa de onde o cachorro havia fugido e recebe uma recompensa por isso. O que ele faz, então? Tem a brilhante ideia de montar um canil (e envolve o Nestor nessa empreitada) e tentar encontrar cachorros perdidos e devolver para os seus respectivos donos. Não é difícil imaginar que isso não iria dar muito certo. Um quadro me chamou a atenção no final da HQ onde o Nestor se esconde atrás de uma árvore enquanto o Zé está levando uma baita surra. Embora bem próxima de uma "realidade", não é uma cena comum. 


Peripécias De Um Perito - **
Professor Ludovico - 6 páginas
Desenhos: Carlos Edgard Herrero

Páginas demais pra contar uma piada que nem tem lá tanta graça. O Professor Ludovico testando a paciência da galera responsável por uma mudança (móveis). Pior é que a dona da casa nem é uma pessoa conhecida do leitor. Um personagem aleatório sem nome sem nada. Duas ou quatro páginas seriam suficientes, seis ficaram cansativas.





Se Comunicando - ***
Pateta - 3 páginas
Desenho: Euclides K. Miyaura

Pateta e Mickey sem gasolina no meio do deserto e fazendo uma aposta sobre tentar se comunicar com os índios. Legível. Nada mais.











As Panquecas Saltadoras - ***
Prof. Pardal - 8 páginas
Desenho: Irineu Soares Rodrigues

Professor Pardal inventa (por acaso) umas panquecas saltadoras e acha que é uma boa ideia colocar elas nos pneus dos carros que o Tio Patinhas fabrica. Ah não. É claro que vai dar errado. Roteiro previsível. 









O Telefone-Morcego - ****
Morcego Vermelho - 1 página

Enfim uma boa HQ com piada de uma página. Morcego Vermelho é infalível. Garantia de HQs divertidas. Nessa ele passa perto de um "orelhão" (telefone público) com uma fila enorme de pessoas aguardando a vez de telefonar e o povo corre atrás dele para usar o telefone-morcego. Bem legal.





Concorrência Com Corrida - ****
Tio Patinhas - 5 páginas
Roteiro: Bob Langhans
Desenho: Tony Strobl


Muito interessante essa HQ. É bem raro ver o Patacôncio levar vantagem sobre o Tio Patinhas. Dessa vez o plano dele deu certo e no fim até gostei dele ter levado a melhor. Conseguiu enganar o Tio Patinhas que se mostrou prepotente ao rir da cara do adversário que ele imaginava estar falido e acabou deixando de fechar um contrato com a prefeitura. Mereceu. Patacôncio 1 x 0 Patinhas.






Propagandas:

Destaque e brinque


IUB


Disney Especial - Os Artistas


Heróis da TV


Nestlé


3 comentários:

  1. Gosto muito do teu senso crítico que fala das HQs.Prof Ludovico é um querido,mas sua HQs geralmente são fracas.As histórias do Mickey e Pateta são boas quando tem aventura.Morcego Vermelho tem um tom meio pastelão,meio Chaves,Trapalhões.Eu adoro.

    ResponderExcluir
  2. A produção de HQs dele na época deveria ser limitada.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...