quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Biblioteca Don Rosa vol. 3 - O Tesouro na Bolha de Vidro

Biblioteca Don Rosa é uma coleção com as obras completas do autor. No momento ela é a mais aguardada por mim, a que eu ando tendo mais prazer na leitura. Já falei sobre o vol. 1 aqui. Nesse post vou falar sobre o vol.3 e, mais especificamente, sobre a HQ que é o título da edição: O Tesouro na Bolha de Vidro.


A publicação das HQs continua seguindo a ordem cronológica original de lançamento. Esse terceiro volume compreende o período entre novembro de 1990 e janeiro de 1992, espaço de tempo de pouco mais de 1 ano entre a primeira e a ultima HQ desse volume.

HQs da edição

No post sobre o vol.1 dessa coleção, falei mais sobre os extras da edição: prefácio, comentários sobre as HQs, biografia do Don Rosa em capítulos e mais. Todos os textos dos extras são do próprio autor, o que enriquece muito a edição. Dessa vez vou colocar apenas fotos de algumas páginas que evidenciam o belo acabamento gráfico dessa coleção. É um capricho enorme que deixa a experiência, o contato com o especial muito mais interessante. Cada página virada é uma alegria.























Review HQ: O Tesouro na Bolha de Vidro

Capa original não desenhada pelo Don Rosa

A HQ que foi escolhida para ser o título desse terceiro volume tem 20 páginas e, como não poderia deixar de ser, tem roteiro e desenho do Don Rosa. Ela já havia sido publicada no Brasil em duas ocasiões nas revistas: Tio Patinhas 493 (2006) e Disney Big 17 (2012). Um bom intervalo de tempo entre as republicações. Eu tenho na coleção o DB 17, portanto já tinha lido essa HQ, mas não me lembrava dela. A diferença entre ler no formatinho e ler nesse formato gigante de luxo em que está sendo publicada na Biblioteca Don Rosa é abismal.


Don rosa, nos seus comentários nessa edição, afirma que os desenhos que ele fez pra essa HQ são os mais bonitos dele. Eu não sou muito crítico quanto a traços, mas acho que até o mais profundo conhecedor de ilustração deve concordar com a magnificência dessa obra.

Eu costumo levar mais em conta o roteiro do que a arte. Uma boa história contada me agrada mais do que uma história mais ou menos. Não importando o desenho. A trama dessa HQ é muito legal. Vou falar sobre ela tentando não entregar o final.

Essa é uma HQ de caça ao tesouro, mas como o próprio Don Rosa comenta na edição, não é uma caça ao tesouro comum. O Tio Patinhas está em busca não de apenas um baú de tesouro no fundo do mar. Ele está tentando encontrar o mapa de navios naufragados séculos atrás que continham tesouros.

Essa diferença é importante. Ainda mais com a excelente explicação e contexto histórico que encontramos nos comentários dessa edição. Vou reproduzir um trecho em que o Don Rosa fala sobre isso:

"Minha pesquisa me disse que a caça a tesouros afundados não é uma atividade que ocorre só nos dias de hoje. Já havia caçadores em ação cinco minutos após o primeiro naufrágio! E antigamente, quando os galeões submergiam nos recifes de águas rasas do Mar do Caribe, não havia tanta dificuldade assim em localizá-los. Era possível enxergá-los através das águas límpidas, parados placidamente no leito do mar raso - muitas vezes com os mastros aparecendo acima das ondas, possibilitando marcar suas localizações!

Mas o resgate em si já era uma tarefa muito difícil. O problema era o oposto do enfrentado hoje por caçadores, que conseguem recuperar os tesouros, mas não sabem onde os destroços estão. Quatro séculos atrás, eles sabiam onde os navios estavam, mas não tinham equipamento de mergulho que permitisse descer até o ouro e as jóias que estavam literalmente visíveis sob alguns metros d'água! Devia ser frustrante!" - Don Rosa

Tio Patinhas, junto com Donald e os sobrinhos, conseguem encontrar o galeão naufragado que contém o mapa com a localização de centenas de navios com tesouro naufragados séculos atrás, mas ao fazer o reconhecimento percebem que o mapa está entalhado na madeira e seria impossível ver seu conteúdo sem que ele esfarelasse devido a ação do tempo e, sobretudo, da água.

Qual a solução encontrada? Uma bolha de vidro! E só nesse momento consegui entender o título da HQ. Que ideia brilhante! Don Rosa foi bem didático também ao descrever que o método que o Tio Patinhas encontrou pra tirar toda a água em volta do navio naufragado é o mesmo de segurar um copo de cabeça pra baixo numa pia com água de forma que o ar dentro do copo não sai e a água não entra. Os leitores adultos talvez não precisassem dessa explicação, mas pra uma criança talvez fosse necessária e não atrapalhou o andamento da trama.





Esse é o ponto central dessa HQ. Ainda temos piratas atrapalhando as investidas dos patos, momentos de muita tensão e perigo e ilustrações magistrais, inclusive uma que me lembrou o Titanic com o navio na vertical no mar, mas vou parar essa resenha por aqui pra não entregar tudo. Não que eu seja contra spoilers, particularmente, nem ligo, mas ainda não estou acostumado a narrar a HQ inteira. Acho que já deu pra ter uma boa idéia do que ela tem de bom.


Perigo real e imediato!

Biblioteca Don Rosa Vol. 3 - O Tesouro na Bolha de Vidro é um lançamento de novembro/2017, mas que, como todo encadernado de luxo Disney em capa dura, pode ser encontrado facilmente meses após a data de publicação. O preço de capa é R$ 79,90, mas caso consigam, assim como eu, conter a ansiedade, é só esperar passar um pouco a data de lançamento que os volumes podem ser encontrados com bons descontos nas lojas virtuais. Eu recebi esse junto com o Vol. 4 uma semana antes do natal pelo preço de R$ 39,90 cada. Recomendação: 10/10.

7 comentários:

  1. Também é a coleção mais aguardada por mim! Apesar de ser bom pro bolso, confesso que fiquei um tanto triste por ela se tornar bimestral ano que vem. rs

    Uma dica: se você não conhece, sugiro que leia os livros de Arsène Lupin, o Don Rosa criou um vilão do Tio Patinhas inspirado nele, que aparecerá em três histórias nos volumes que serão lançados ano que vem dessa coleção. Aliás, o Marco Gervasio também se inspirou no Lupin para criar a série Fantomius, Ladrão de Casaca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza, vou procurar sim. Não conheço esse autor. É uma boa oportunidade já que também gosto muito do Fantomius.

      Ouvi rumores de que a Editora Abril irá lançar Fantomius em uma ou mais edições do Lendas Disney. Preferia que fosse em capa dura, mas esse formato é bacana também. Ultimamente tenho preferido ler nesse papel offset do que no couchê. Aguardar pra ver... ou nesse caso, aguardar pra ler.

      Excluir
    2. Eita, confundi. Pensei que Arsene Lupin fosse o nome do autor e é o nome do personagem. Vou incluir na próxima compra na Amazon.

      Excluir
    3. Acontece, o autor é Maurice Leblanc, comprei e li os dois até o momento, e é muito divertido. Recomendo a edição de bolso de luxo da Zahar.

      Interessante, se esses rumores forem confirmados... Pessoalmente, não sei se comprarei, já que possuo a maioria das histórias publicadas. Preferiria a publicação de mais edições com o Superpato do Guido Martina. rs

      Excluir
  2. E adorei a novo banner do blog, ficou ainda mais bonito!

    ResponderExcluir
  3. Don Rosa sempre foi, além de excelente escritor e artista gráfico, um bom pesquisador...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...