quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Review - Disney Saga #1 - A Nova História e Glória da Dinastia Pato


Comprei em banca essa semana o primeiro número do novo título Disney Saga. Não sei quantos exemplares vieram pra banca, mas tinham 3 lá no momento em que fiz a compra. Mais uma vez não consegui esperar para comprar com desconto na Amazon assim como já tinha feito com o  Lendas Disney #1 (clique no link para ler o review dessa edição) e sei que vou fazer o mesmo com o primeiro número de O Melhor da Disney que chega nas bancas em março. Disney Saga faz parte dos três novos títulos que a Editora Abril anunciou lançamento esse ano junto com Lendas Disney e O Melhor da Disney. São edições em um formato intermediário e preço mais acessível (R$ 29,90)



Disney Saga #1 traz em seu conteúdo a publicação da Saga “A Nova História e Glória da Dinastia Pato” que foi publicada originalmente na Itália em 2017. No começo de janeiro fiz um post “preview” sobre essa Edição e a saga que pode ser conferido clicando no link a seguir: Preview Disney Saga #1

Vou começar esse review falando dos aspectos positivos do primeiro número. Com o mesmo formato do Lendas Disney, o que tenho a dizer sobre o projeto gráfico dessa edição são somente elogios. A encadernação é perfeita, são 192 páginas em lombada quadrada que abrem sem o menor problema. O capricho na parte interna é evidente logo que se abre a edição com um close do Tio Patinhas no verso da capa e contra capa do mesmo jeito que o Lendas Disney #1 tem uma ilustração em close do Superpato.




Um ponto a se destacar são as várias páginas da edição em que a ilustração ocupa a página inteira sem margem. Fica realmente muito bonito e impactante visualmente.




Os extras da edição totalizam 6 páginas e se resumem a breves comentários dos autores Alessandro Sisti (roteiro) e Claudio Sciarrone (desenhos) sobre cada capítulo da saga e uma entrevista com eles em um tom bem informal onde um entrevista o outro. Foi o que coube na edição que tem um formato padrão de 192 páginas. Quando eu fiz o post com o preview dessa edição coloquei uma entrevista do roteirista, Alessandro Sisti, sobre a saga que é diferente da que está presente nessa edição.  Pra quem gosta de saber mais sobre as HQs além de simplesmente ler, é um material bem legal. Tem gente que não liga pros extras, mas pelo jeito é uma tendência não só da Editora Abril, mas do mercado de quadrinhos, que as edições sempre tenham algum extra além das HQs.




Até agora comentei apenas sobre tudo que constitui o que podemos considerar como a “embalagem” do produto. Chegou a hora de deixar a minha impressão sobre a saga A Nova História e Glória da Dinastia Pato.

As ilustrações não foram problema pra mim. Aceito muito bem a forma como estão retratados os descendentes do Tio Patinhas, Pato Donald, Sobrinhos, Prof. Pardal, João Bafo de Onça e Patacôncio. Os cenários em determinado momento eu cheguei a achar todos muito parecidos ou repetitivos. Posso estar enganado quando a esse pensamento ou ter me deixado levar pelas cores usadas (os tons de azul predominam). No geral eu gostei das ilustrações, são bem diferentes das habituais, até porque a história se passa no futuro, mas elas têm seus méritos. 



O grande fator negativo da HQ é o roteiro. E nesse ponto eu volto a lembrar de que é apenas a minha opinião. Eu costumo fazer sempre postagens positivas no blog porque eu me sinto mais a vontade falando de uma HQ ou edição que eu gosto do que algo de que não gosto. Fiquei na dúvida se faria um post sobre essa saga mesmo não tendo gostado tanto dela e decidi que deveria fazer sim, por dois motivos: eu pretendo fazer um review dos primeiros números dos 3 novos títulos trimestrais lançados esse ano pela Editora Abril e, principalmente, porque ao expor minha opinião sobre a saga eu poderia encontrar opiniões diferentes da minha. Vou apontar alguns pontos que não gostei e espero ler por aí comentários de quem gostou. Gosto não se discute, mas tenho interesse sempre em ler críticas de outros leitores.



Primeiro de tudo eu não gostei de as datas em que cada capítulo acontece terem um intervalo exato de 100 anos (2118, 2218... até 2618). Pode ser implicância minha, mas pareceu uma coisa falsa os acontecimentos importantes na trajetória dos patos acontecerem exatamente a cada 100 anos. Claro que isso não influencia em nada o andamento da trama, é um problema menor.

Não gostei das tramas dos capítulos. Não me cativaram. Enquanto eu lia eu pensava que provavelmente iria esquecer dessa HQ rapidamente após concluir a leitura. Dito e feito. Só lembro melhor porque estou escrevendo esse review e me forço a lembrar do que acontece na saga. Não vou dar spoilers de forma alguma por ser uma publicação inédita e recente, mas o que posso dizer é que esperava algo mais grandioso para a Nova História e Glória da Dinastia Pato se passando no futuro. Vou dar apenas um detalhe da trama sem revelar spoilers: Tio Patinhas x Pataconcio ficou repetitivo pra mim.

Reconheço a dificuldade de se lidar com o futuro. Cai muito no campo da especulação imaginar como será a civilização e o planeta daqui a 100 anos, quanto mais daqui a 600 anos. A saga tem seus méritos ao retratar uma Patópolis futurista em diferentes cenários, terra, água, ar, espaço. 




Lembro que quando li a saga original pela primeira vez (foi em 2014 e fiz um post na ocasião que pode ser conferido aqui) eu gostei muito da trama. Foi algo que marcou bastante e que me deixou com um sentimento muito bom em relação ao material. Tanto que depois quando a Editora Abril lançou em formato capa dura, mesmo eu já tendo em capa cartão, não pensei duas vezes para adquirir novamente a História e Glória da Dinastia Pato. Disse isso pra tentar explicar meu sentimento, melhor do que ficar apontando um detalhe ou outro é dizer que o mesmo não ocorre com essa Nova História e Glória da Dinastia Pato. Não tenho a menor vontade de reler e caso lancem em formato luxo anos mais tarde vou deixar passar. Posso fazer uma releitura daqui um tempo e mudar de opinião? Claro que sim, mas no momento esse é o meu sentimento.

É importante ter a consciência de que nem sempre vamos gostar de tudo que lemos, mesmo dos personagens que tanto amamos, mas ainda assim vale a leitura. O bacana desse título Disney Saga é esperar pelo conteúdo do próximo número. Posso não ter gostado muito desse primeiro, mas já estou ansioso pra saber qual será a Saga publicada na próxima edição. Eu topo ler republicações. São como os bons filmes que assistimos várias vezes.


Se após ler esse review você ficou na dúvida sobre comprar o Disney Saga #1 a minha recomendação é a de que sim... compre, leia e tenha sua própria experiência de leitura. E se puder, compartilhe suas impressões do material.



Quer fazer parte do grupo do blog HQ+HQ no Facebook? Link abaixo:

18 comentários:

  1. Ih não tem uma galeria de capas das arte que foram publicadas na Itália? Fiquei chateado. É o tipo de conteúdo que acho importante ter em uma revista assim.

    Também acho meio "besta" essa coisa de precisar ter 192 páginas. Precisa de mais 10, mais 15 de extras? Que se coloque e suba um pouquinho o preço. O colecionador paga por isso com a mais absoluta certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto mais, melhor. E acho q 5 ou 10 páginas a mais nem precisaria aumentar o preço, se bem que eu pagaria um pouco mais com certeza. Ainda mais depois de ter comparado com uma edição de Zagor na banca num formato muito mais simplório por incríveis R$ 34,90 preço de capa. Nesse ponto acredito que o preço da Editora Abril para esses 3 novos títulos está ok. E ainda podemos comprar em promoção na Amazon. O Lendas Disney vi o pessoal comprando por R$ 19,30, por exemplo.

      Excluir
  2. P.S. Eu tb achei mancada o Prólogo da Saga não estar dentro desta edição (não acho ruim ter saído em Tio Patinhas), mas gostaria que tb tivesse sido reproduzida aqui.

    A bem verdade é que Sagas Disney tem grandes chances de se tornar uma revista engessada por essa limitação de "precisar ter 192 páginas". Nem toda saga, mesmo dividida, vai encaixar nesse padrão... vai faltar, vai sobrar... é algo bem chato essa regra!

    Espero que a Abril cogite mudar isso eventualmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa semana mesmo fiz um post sobre a subsérie: A História Segundo Mickey que tem, no total das 9 HQs, 299 páginas. Nesse formato engessado, como você disse, de 192 páginas, fica inviável ser publicada mesmo em 2 edições de Disney Saga. Dividindo em 2 edições ficaria 150 páginas da subsérie em cada e sobraria muito espaço pra extras, coisa que nem tem material suficiente e seria muita encheção de linguiça. Fora que teria que dividir 5 HQs em uma edição e 4 em outra? Horrível, sem chance. O formato ideal para publicar essa subsérie seria em um volume único de luxo.

      Uma saga que tem grandes chances de ser publicada nos próximos números de Disney Saga é a mini série O Destino do Zé Carioca. Já fiz um post sobre ela também no blog e ela tem 177 páginas. Tamanho ideal pra ser publicada nesse título + extras.

      Link do post: http://hqmaishq.blogspot.com.br/2017/12/o-destino-do-ze-carioca.html

      Excluir
  3. "trás em seu conteúdo"

    Na verdade, o correto é "traz".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw, corrigido. Duro é eu lembrar disso na próxima kk

      Excluir
    2. Basta conjugar o verbo: traz do verbo trazer: eu trago, tu trazes, ele traz. -
      Dica do Arisclenio ;)

      Excluir
    3. Opa. Obrigado pela visita, Arisclenio! Vamos ver se nós próximos posts eu já acerto kk

      Excluir
  4. Comprei na Amazon com o desconto de menos de 3 Reais. rs Fui comprar outros quadrinhos e resolvi adquirir esse também para ter frete grátis. Não gosto de ler opiniões antes de eu mesmo conferir o quadrinho, para não me influenciar antes. Mesmo assim, acabei dando uma olhada superficial na sua resenha e vi que você não gostou. Bem, pelo menos, com as expectativas baixas, é mais fácil me surpreender positivamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, talvez por eu estar com as expectativas bem altas é que tenha me decepcionado. Ou vai ver é porque é ruim mesmo kk

      Excluir
  5. Engraçado que você disse que a História e Glória do Romano Scarpa marcou você, mas não eu. Foi uma leitura interessante, e eu amo os autores dessa primeira História e Glória, mas não consegui apreciar muito. Acredito que tenha sido porque eu ficava lendo e lembrando da Saga de Don Rosa, aí comparava e pensava que aquela história dos antepassados da Família Pato não era tão boa como a que Don Rosa escreveu. Sim, eu só li História e Glória da Dinastia Pato depois de já ter lido e relido A Saga do Tio Patinhas, na época de lançamento de https://inducks.org/issue.php?c=br/HGDP++++1 e https://inducks.org/issue.php?c=br/HGDP++++2 Mas para essa saga no futuro eu já fiquei animado porque... é o futuro. rs Adoro essas histórias futurísticas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li a Historia e Gloria da Dinastia Pato antes da Saga do Tio Patinhas. Fui leitor regular de quadrinhos Disney até 1999 só. Na época nem de Carl Barks eu tinha conhecimento direito. Era criança e lia sem me preocupar com autores. Quando voltei a comprar e ler em 2013, já com muito mais informação, eu tive acesso primeiro a HGDP nesses mesmos volumes que você citou. Na época achei um luxo aquelas edições e a HQ leve e divertida.

      Excluir
  6. Adorei a capa,tem uma pegada Star Wars.Nesse lance da Dinastia Pato eu estou bem desatualizado.Lembro de um Disney Especial sobre a Dinastia.

    ResponderExcluir
  7. Todo o projeto gráfico dessa edição é maravilhoso. A Editora Abril está de parabéns nessa edição e por um preço justo se comparado aos produtos de outras editoras.

    ResponderExcluir
  8. Enfim, li essa Nova e História e Glória e devo dizer que adorei. Amo ficção científica e cada capítulo foi bem cativante para mim, além da óbvia evolução humana de exploração de recursos, começando dos terrestres e concluindo nos espaciais. Adoro histórias sobre explorações espaciais. O Tio Patinhas x Patacôncio foi só mais do mesmo no quesito quadrinhos Disney italianos, não me incomodou nem um pouco. Além disso, a história me marcou por causa de vários detalhes marcantes, como a Número Único, críticas sociais sutis (a elite que considera trabalho coisa de decrépitos) e a viagem no tempo com um ótimo paradoxo (amo histórias de viagens no tempo e paradoxos).

    Agora, os desenhos eu acho que deixou um pouco a desejar. Ao contrário de você, considero que o ponto alto dessa saga foi o roteiro. As paisagens são belíssimas, amei ver tantas caixas-fortes diferentes, principalmente as versões espaciais (nave-forte foi uma ótima sacada), mas as feições dos personagens foi meio estranhas, esperava mais do grande Claudio Sciarrone.

    Mas comparando, pondo em uma balança, essa Nova História e Glória superou a antiga, na minha opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde o dia em que eu fiz esse post eu estava esperando por um opinião contrária com bons argumentos. Já tinha visto outros comentários de leitores que gostaram da Nova História e Glória da Dinastia Pato, mas o seu comentário foi o melhor até agora ao pontuar os aspectos positivos dessa HQ. Acrescentou muito pra mim. Agora só nos resta esperar pra ver como essa HQ vai ser lembrada conforme o tempo for passando.

      Saindo um pouco do assunto, mas tem a ver na questão de que não precisamos concordar em tudo, deixo um pensamento sobre a ciência: "Ciência é a cultura da dúvida. A ciência não é uma democracia onde a maioria vence. Não importa o que a maioria diz ou se há um consenso científico. O que realmente importa para a ciência são os dados"

      Excluir
    2. Agradeço por considerar o meu comentário como o melhor.

      Por isso que eu amo a ciência, ela não estagna, não há uma verdade absoluta para ela. Neste vídeo maravilhoso, um dos participantes afirma que "a ciência diz que a natureza é a dona da verdade", e eu concordo plenamente: https://www.youtube.com/watch?v=z-ayYfJ_1FY

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...