Zé Carioca #2321 (março/2018) |
Hoje é domingo de Páscoa e selecionei uma HQ do Zé Carioca com esse tema para publicar na íntegra no blog. Essa HQ foi publicada pela primeira vez na edição #2152 (maio/2000), mas eu tenho ela na coleção na edição #2321 (março/2008). Já se passaram, portanto, 10 anos da última publicação dessa HQ. Não costumo publicar HQs na íntegra no blog então não uso scanner para digitalizar as imagens. Simplesmente tiro fotos com o meu celular. Clique nas imagens para poder ampliar e ler essa HQ.
HQ: O Espírito Pascoalino - 8 páginas
Roteiro: Gérson L.B. Teixeira
Desenho: Paulo Borges
Arte-final: José Wilson Magalhães
Roteiro: Gérson L.B. Teixeira
Desenho: Paulo Borges
Arte-final: José Wilson Magalhães
O roteiro dessa HQ já começa de uma forma bem engraçada ao colocar o Pedrão e o Nestor em cima de uma árvore para "escaparem" de ter que arrumar grana pro Zé comprar ovo de páscoa para a Rosinha. O Pedrão, inclusive, comete uma das maiores ofensas ao Zé Carioca que é mandar ele ir trabalhar.
O Pedrão fica com peso na consciência e decide ir se desculpar com o Zé que aproveita a deixa para pedir um favorzinho pra ele que tenta sair de fininho, mas não tem como escapar da lábia do nosso querido papagaio malandro.
A seguir, vemos o Pedrão exercendo seus dotes culinários que, mesmo sem experiência em fazer ovo de páscoa, consegue fazer um ovo bem grandão! Ou pode ser chamado de bola de páscoa já que a fôrma que o Nestor conseguiu tem o formato de uma bola. Nesse ponto da HQ eu fiquei com água na boca. Tem muito chocolate ali!
Estava tudo indo muito bem pra ser verdade. O Zé Carioca tinha um "bolovo" de páscoa enorme para entregar pra Rosinha e só faltava o recheio... ele podia colocar qualquer coisinha ali dentro que já iria agradar a namorada, com certeza, mas o que ele decide fazer? Decide que ele vai ser o recheio. Isso não tem como dar certo. É muito legal a parceria que o Nestor e o Pedrão tem para com o Zé, ajudando de toda forma possível.
Após conseguirem carregar o ovo de páscoa com o Zé Carioca dentro até a mansão do Rocha Vaz e descobrirem que a Rosinha está velejando na baía de Guanabara eles decidem ir até lá. Como o caminho era uma descida eles decidem deixar o ovo (e o Zé) irem rolando ladeira abaixo. É engraçado ver a plano dando totalmente errado no mesmo momento em que o Pedrão se auto congratula por ser inteligente.
A partir daí é uma correria danada atrás do ovo e do Zé até vermos que ele vai acertar diretamente um veleiro na baía. E depois descobrimos que, por uma grande coincidência, é o veleiro em que a Rosinha estava.
De alguma forma o ovo do Zé consegue virar o veleiro pra baixo e a Rosinha cai no mar e grita por socorro. O Zé Carioca escuta de dentro do ovo e num ato realmente muito heroico consegue quebrar a casca e salvar a Rosinha. Óbvio que ela fica muito surpresa por ele aparecer ali do nada.
Na última página da HQ temos um desfecho que me agradou muito porque gostei do Zé Carioca ter se saído bem. Ele sempre teve boas intenções desde o começo. O único deslize talvez tenha sido comprar as barras de chocolate fiado do Seu Malaquias, mas isso ele resolve depois. Até a Rosinha está orgulhosa por eles terem aparecido no Flanplástico onde o Zé Carioca dá uma entrevista afirmando que foi um meteoro que afundou o veleiro do Rocha Vaz.
Uma HQ bem divertida de páscoa de uma trinca de artistas que produziram muitos quadrinhos Disney e que sempre que vejo HQs creditadas a eles já acho que vem coisa boa. Eu comecei a ler quadrinhos no início da década de 90 e estou bem acostumado com esse visual moderno do Zé Carioca, inclusive com essa camisa com a letra Z estampada.
Esse ano não tivemos nenhuma HQ de páscoa publicada (republicada seria o termo correto já que atualmente não tem mais HQs inéditas) na revista de março do Zé Carioca. Dificilmente essa HQ será republicada em qualquer gibi da Editora Abril (Disney Big, Disney Especial, etc) fora da época de páscoa. Sinto muito a falta de uma produção nacional de HQs do Zé Carioca. Essa semana mesmo comprei um gibi do Chico Bento e a primeira HQ (que tem chamada de capa) sobre a imigração japonesa no Brasil tem o roteiro do Gerson L.B. Teixeira. Aí fica o pensamento do quanto seria legal se esses artistas estivessem envolvidos na produção de quadrinhos Disney atualmente.
Quer fazer parte do grupo do blog HQ+HQ no Facebook?
Triste esse descaso da Abril com os artistas brasileiros.Fiquei feliz que o Gérson está trabalhando com o Mauricio de Sousa.Feliz Páscoa para você e sua família.
ResponderExcluirO editor Paulo Maffia afirmou no Facebook que o custo para se produzir uma HQ de 10 páginas inédita é equivalente ao custo de 6 meses da revista Tio Patinhas. Não teremos produção nacional tão cedo. Feliz Páscoa!
ExcluirFeliz Páscoa!
ResponderExcluirMuito boa. Me lembrou uma história parecida do Cascão, onde ele vai parar dentro de um ovo de páscoa também.
ResponderExcluirSerá que ele tinha tomado banho antes pelo menos? kkk
Excluir