quarta-feira, 25 de abril de 2018

Review: Almanaque Disney #383




Almanaque Disney #383 (abril/2018) é uma publicação mensal da Editora Abril. Com 100 páginas e preço de capa de R$ 9,90 é uma das melhores opções para os leitores de quadrinhos Disney. Estou gostando da seleção de HQs de personagens variados e por serem praticamente todas inéditas.

Esse mês consegui encontrar mais cedo o Almanaque Disney nas bancas. Li ele no mesmo dia que comprei. Atualmente é a única revista mensal de quadrinhos Disney que eu ainda compro em banca. Vou fazer um breve comentário sobre o que achei de cada uma das HQs da edição.

HQs da edição:

O Agitador - ****
Superpato - 30 páginas
Roteiro: Carol & Pat McGreal
Desenho: Andrea Freccero
Origem: Dinamarca/2013
Inédita no Brasil

O Almanaque Disney abre com uma HQ do Superpato com um roteiro que beira o clichê de um super-herói que passa a ser visto como um vilão pela sociedade. Acho que já li roteiro assim até mesmo do próprio Superpato. Apesar disso a HQ é interessante ao colocar como o motivo desse banimento do Superpato um artifício que serve de crítica a manipulação em massa. Um ponto muito importante nos dias atuais em que temos que aprender a conviver com fake news diariamente. 


Isto É Diversão - **
Madame Min - 4 Páginas
Roteiro: Gail Renard
Desenho: José Ramón Bernado

Origem: Dinamarca/2004
Inédita no Brasil

Uma bruxa (Madame Min) entra em um set de filmagens decidida a se tornar uma grande atriz e causa muitas confusões. É com essa sinopse de Sessão da Tarde que se desenrola o roteiro dessa HQ fraquíssima.







Tem Pena De Quem Tem Pena! - ****
Peninha - 6 páginas
Roteiro: Sarah Kinney
Desenho: Maria José Sánchez Núñez
Origem: Dinamarca/2002
Publicada no Brasil: 2003 (Tio Patinhas 450)

HQ curta e muito engraçada com uma disputa entre o Peninha defendendo a natureza contra o Tio Patinhas que precisa cortar uma árvore ao redor da Caixa-Forte.








Mito Fora Do Rito - ****
Indiana Pateta - 4 páginas
Roteiro: Gabriele Panini
Desenho: Nicolino Picone

Origem: Itália/2017
Inédita no Brasil

Essas HQs da sub-série Momentos de Aventura com o Indiana Pateta tem sido publicadas constantemente no Almanaque Disney. Adoro o personagem, mas como já comentei em outros posts, prefiro as avenruras longas dele. Essa, de apenas 4 páginas, não tem lá uma grande piada, mas é tão legal curtir o personagem que até acabo gostando dela.




A Torre Sinistra - *****
00-Zéro - 10 páginas
Roteiro: Ivan Saidenberg
Desenho: Primaggio Mantovi
Origem: Brasil/1975
Publicada pela última vez em 2009.

Que sensacional essa HQ! Confesso que não estou muito habituado a esses personagens, mas foi uma grata surpresa ler essa HQ nacional com roteiro de Ivan Saidenberg e desenhos de Primaggio Mantovi. É diversão do começo ao fim. Aqui os agentes OO-Zéro (que nome!) e Pata Hari são despachados para Londônia (é isso mesmo kkk) para resolver um caso de assalto a joalheria e se deparam com um fantasma em uma torre. Essa HQ merece estar em posição de destaque no Almanaque Disney. Fico feliz que tenha sido selecionada para publicação.



O Tio Da América - ***
Mickey - 40 páginas
Roteiro: Francesco Artibani
Desenho: Giampaolo Soldati

Origem: Itália/2014
Inédita no Brasil

Uma HQ interessante em que um amigo italiano do Mickey vai até os Estados Unidos e juntos resolvem um misterioso caso. É bem longa. 40 páginas. Bem regular.








Seção de cartas:


Para ver reviews de edições anteriores, clique no marcador "Almanaque Disney" no menu a direita no blog.

5 comentários:

  1. Putz! Ótimas reaenhas! Está aqui um exímio consultor de material da Disney

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, agradeço o elogio José. Gosto de compartilhar minhas impressões sobre os quadrinhos Disney e compartilhar conteúdo.

      Excluir
  2. Não visitei as bancas esse mês, mas espero fazer isso semana que vem e adquirir o meu. Ótimo review, deu vontade de ler. Abraço

    ResponderExcluir
  3. Que bom que despertou essa vontade de ler. Leia sim! Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Essa de Londonia é a melhor da edição. A do Superpato acho muito melhor do que aquelas contra o Dr. Dark.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...