quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Essencial Disney 1 - Tio Patinhas Versus Maga Patalójika

Reli essa primeira edição da coleção Essencial Disney essa semana e vou compartilhar aqui no blog o seu conteúdo e um breve comentário sobre uma das HQs dessa edição.

Ilustração de capa: Andrea Freccero
Projeto Gráfico de capa: Fábio Figueiredo

O início do volume contém uma introdução escrita por Julio de Andrade Filho. Um texto muito bacana que compartilho aqui. Eu não uso scan para obter imagens dos meus gibis, apenas tiro fotos com o celular mesmo, mas acredito que clicando na imagem e usando o zoom será possível ler esse texto por aqui mesmo.


A edição também tem um índice bem bacana com informações e uma breve sinopse de cada HQ. São detalhes que fazem a diferença e tornam o volume muito mais interessante.



A HQ "A Dupla Personalidade" que escolhi para comentar é a primeira da edição. Ela já foi publicada várias vezes no Brasil sendo a mais recente no Disney de luxo em capa dura, Maga & Min, de 2016.

****
Roteiro: Rodolfo Cimino
Desenho: Giorgio Cavazzano

Essa é uma HQ longa com 37 páginas e eu gostei mais da primeira metade da HQ do que da metade final. No começo acompanhamos o Tio Patinhas se precavendo de futuros ataques da Maga Patalójika ao instalar um grande robô no telhado da Caixa-Forte que age de acordo com sua personalidade, ou seja, prega fogo na Maga evitando qualquer tentativa de invasão. Esse robô é uma invenção do Prof. Pardal que é bem verossímil ainda mais atualmente em que estão criando robôs cada vez mais inteligentes. O detalhe é que essa HQ é de 1971 então o roteirista Rodolfo Cimino merece ainda mais pontos pela ideia bem bacana usada há quase 50 anos atrás.

A reação do Donald é hilária!

Robô em ação!

Ainda nessa primeira metade da HQ acompanhamos a Maga Patalójika, com a ajuda de Roberta, uma bruxa tecnológica como aponta o roteiro, em busca de uma forma de conseguir atingir seu objetivo de ter a posse da moeda Número Um do Tio Patinhas. Esse trecho, particularmente, gostei bastante porque a Maga se torna praticamente a protagonista da HQ. Achei até que continuaria assim até o fim, mas fui surpreendido pela parte final.

Laércio nocauteado pela Maga!
Palavras mágicas!

Curva mais curta que reta.

Muito interessante o Mundo Invertido pra quem é adepto de teorias da conspiração.

Obstáculos que fazem lembrar as aventuras do Indiana Pateta.

Cruz-credo!

Psicólogos podem falar melhor sobre personalidades anuladas. Será?

Na parte final dessa HQ, após a Maga já ter conseguido trocar a personalidade do Tio Patinhas para uma personalidade generosa e, com isso, anulando o robô que fazia a defesa é que vem a parte do roteiro que não me agradou. Os sobrinhos Huguinho, Zezinho e Luisinho levam o seu tio Donald para trocar de personalidade também e ele se torna corajoso e, digamos, super capaz. O roteiro segue com o Donald colocando as coisas em ordem até que vai atrás da Maga no Monte Vesúvio para recuperar a Número Um. O que me desapontou é que em nenhum momento mais da HQ vemos a Maga Patalójika que tem sua construção narrativa totalmente desprezada.

Plano em ação.

Tudo acaba bem. O Tio Patinhas e o Donald voltam a ter suas personalidades normais e pra completar o final feliz o Tio Patinhas entrega um saco de moedas para o Donald como recompensa. Bonitinho até demais o final dessa HQ.

Parece até "moral da história" esse final.

Fiquei pensando se o problema não era eu, como leitor, que estava com aquele sentimento que as vezes temos de torcer pelo vilão, mas definitivamente não foi o caso. Por mais que eu tenha afeição pela Maga Patalójika (e acredito que muitos leitores de quadrinhos Disney também tenham) eu não torci por ela, não queria o Tio Patinhas falido e sem sua moeda Número Um. Foi mais uma sensação de que a ideia poderia ter sido melhor aproveitada ao invés de terminar de contar a história apressadamente.

A HQ vale mesmo pela idéia do Mundo Invertido, o lugar onde ficam depositadas, em forma de estátuas, as personalidades anuladas de cada pessoa. Acompanhar a Maga passando pelos obstáculos para conseguir chegar a esse local é o ponto alto da trama.

---

Sobre as outras HQs da edição: 
O Celular enfeitiçado: muito boa, me diverti bastante lendo essa. A Maga faz o Tio Patinhas passar por situações absurdas. ****

Uhuu, Animal!: não gosto muito do recurso de transformações em animais usados pela Maga nessa HQ. Uma HQ menor da edição em divertimento e, ainda bem, em número de páginas também. **

A Camélia Contumélia: uma excelente HQ para fechar a edição. Bem gostosa de ser ler e tanto o Tio Patinhas quanto a Maga Patalójica estão em sua melhor forma aqui. O final é ótimo ao colocar a Maga em uma situação inusitada polindo as moedas do Tio Patinhas. *****

Sobre a edição:
No geral tem um bom mix de HQs que realmente trazem o tema Tio Patinhas x Maga Patalójica. É a isso que a coleção Essencial Disney se propõe e é isso que ela entrega. Sem mais nem menos. Houve muitas criticas na época de lançamento dessa coleção do que seria "essencial" nos quadrinhos Disney e os leitores reclamavam que o conteúdo deveria ser de HQs "clássicas". O que talvez não tenham entendido é que o "essencial" do título se referia aos temas da coleção e não de HQs específicas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...