terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Urtigão e o mercado sertanejo em quadrinhos

Victor235

Urtigão é um personagem de quadrinhos criado por Dick Kinney e Al Hubbard. O personagem ficou popular no Brasil ao ganhar sua própria revista, entre 1987 e 1994. Contudo, na década de 1970, já fazia aparições em histórias do Peninha. Seu título próprio também teve uma segunda série, em 2006, com apenas seis edições. Entre 1987 e 1995 também foram publicadas cinco edições do "Almanaque do Urtigão".


Uma história de 1989 ("Sertãozinho e Cororó") foi republicada no Disney Jumbo #04 (janeiro/2013), aquele gibi de 516 páginas. Com roteiro de Elvira Castanov, desenhos de Eli Leon, arte-final de Acácio Ramos e cores e letras do Estúdio Lua Azul, a HQ traz a temática sertaneja.

Apesar de antiga, apresenta vários aspectos que dizem respeito ao mercado musical, citando atitudes incorretas que ocorrem inclusive no mercado sertanejo até os dias de hoje. A dupla da história, Sertãozinho & Cororó, não cantava muito bem e não haviam investido em novas músicas próprias. O representante da gravadora divulgou um show da dupla, exigindo que tocassem nele novas músicas.

Anúncios em rádios, cartazes e distribuição gratuita de parte dos ingressos já havia ocorrido, e o show não poderia decepcionar os empresários. Nisso, os cantores avistaram Urtigão cantando e tocando violão (aliás, todos os desenhos de violão ou tem menos ou mais que 6 cordas, ou as tarrachas onde se afinam as cordas é em menor quantidade do que as cordas do instrumento...), composições suas, sem intenção de seguir carreira.


Então, os músicos roubam as composições de Urtigão, e as tocam no show como se fossem de sua autoria. O que eles não esperavam é que Urtigão estava na plateia. Então, a dupla revela que fez isso no desespero, já que o negócio deles não era música sertaneja, e sim rock. Então os cantores passam a cantar o que gostam, o que afasta parte do público, que acha que eles cantam gritando, como se estivessem passando mal.

Podemos ver nestas 8 páginas um paralelo do que acontece com o real mercado da música... Imposições de gravadoras, músicos cantando uma coisa que não gostam apenas por pressão e/ou dinheiro, apropriação indevida de composições de terceiros e divulgação em massa de um produto que nem sempre é bom.

Disney Jumbo # 04  conta também com a saga "Os Mágicos de Mickey II - A idade das trevas" completa, além de outras histórias do universo Disney.

Nota: esse post foi originalmente publicado por Victor235 em janeiro de 2013.

3 comentários:

  1. Muito bom seu texto. Bastante analítico. Você tem formação superior? Já pensou em fazer uma pós graduação ou um mestrado sobre quadrinhos Disney?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio, mas esse texto não é meu. É do amigo colecionador Victor235. Se o seu elogio for exclusivamente pro texto desse post eu transmitirei a ele. Caso você já tenha lido outros posts meus e esteja falando do blog em geral... obrigado igualmente!

      Excluir
  2. Não é criação brasileira, mas a melhor fase dele foram as HQs de produção nacional. Esse Urtigão italiano que andou saindo nas mensais não me atrai muito. Nem tanto pelo personagem que não vejo tão descaracterizado a ponto de eu não gostar, mas pelo roteiro que são sempre sem graça.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...