segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Pato Donald #2116


Essa edição eu tenho na coleção desde quando era criança. Peguei pra reler essa semana porque o amigo Sandro, do grupo no Whataspp “Papo de Colecionador” encontrou meu nome na seção de cartas. Lembro que na década de 90 meu nome apareceu algumas vezes nas revistas mensais, mas não tinha certeza de em quais delas. Desde que voltei a ler/colecionar em 2013 eu tentava encontrar um tempo pra procurar em todos os gibis da coleção. Com a ajuda do amigo ficou muito mais fácil.


Esse anúncio de compra que eu fiz nunca foi respondido. Essa edição é de julho/1997 e eu nem tinha acesso a internet ainda então imagine a dificuldade para a negociação. O vendedor teria q me mandar uma carta com os números que ele estivesse disposto a vender. Eu teria que responder dizendo quais eu queria. No meio disso ainda teríamos que negociar o preço e a forma de pagamento. Já existia boleto? Teria que ser depósito bancário na extrema confiança? Enfim, não rolou, mas vale a lembrança. 

Histórias da edição

1. O Multivox 2222 - ****

A grande característica do Pato Donald das animações é sua voz grasnada, como que imitando o som de um pato. Eu jamais vi o Pato Donald dos quadrinhos como o dos desenhos animados. Não consigo conceber o Donald dos quadrinhos falando com aquela voz. E prefiro muito mais a versão dos quadrinhos do que a das animações.

Nessa HQ a voz do Donald é o tema central da trama. O roteiro começa mostrando vários cenários em que a voz dele desagrada as pessoas a sua volta. Seja os sobrinhos, Margarida ou Tio Patinhas. Quando o Donald chega no limite de insatisfação com a voz dele, eis que por acaso aparece o Pardal com um invento que modifica a voz de qualquer pessoas com o simples ato de tomar uma cápsula. 

Claro que o Donald não perde tempo e começa a usar a invenção do Pardal e fica com a voz perfeita pra qualquer ocasião em que se mete. Em determinado ponto da HQ, a Margarida fica com ciúmes do sucesso do Donald com as novas vozes (chega a ter admiradoras) e decide aplicar um castigo nele. Margarida, Margarida... assim fica difícil gostar de você. 

Donald iria se apresentar num show de talentos e a Margarida troca uma cápsula de voz reserva por uma com a pior voz do mundo. Mesmo ela se arrependendo antes da hora do Donald tomar essa cápsula, o plano segue em frente e dá certo. Ou dá muito errado pro Donald, conforme o ponto de vista.

No final, Donald corre pra se esconder no deserto e a Margarida consegue ir atrás e encontrar ele lá. Infelizmente o roteiro não mostra a Margarida revelando pro Donald que foi ela quem sabotou ele trocando as cápsulas. Será que ela escondeu isso dele?

É uma HQ de 32 páginas bem interessante e que diverte. Roteiro: Fábio Michelini, Desenho: Massimo De Vita. Foi publicada no Brasil apenas uma única vez nessa edição. Nunca foi republicada.
---

2. O Especialista - ***

HQ curtinha de apenas 1 página que mostra o Donald em sua melhor forma: se dando mal em um trabalho novo. Roteiro de Evert Geradts e Desenho: Mau Heymans. Essa HQ também só foi publicada nessa edição e nunca ganhou uma republicação.
---

3. Donald, O Técnico - **

HQs que tem o futebol como tema não são as minhas preferidas. Nessa o Donald fica a HQ inteira tentando encontrar um lugar para treinar o seu time. Trama: Paul Halas, Roteiro: Jack Sutter, Desenho: Vicar. Essa HQ tem 9 páginas e foi publicada pela primeira no Brasil nessa edição. É a única HQ dessa edição que ganhou uma republicação no Novo Disney Especial #3 - Futebol (2002), mas com outro título: Treinamento Impossível.
---

4. O Campeão - **

Donald vai participar do campeonato de esqui, tira sarros dos cantores do concurso de tirolês, cai do bondinho que subia a montanha, outro esquiador joga o esqui e acerta o Donald que solta um grito e ganha sem querer o concurso de tirolês. Ufa, tudo isso em apenas duas páginas. Roteiro: Kirsten de Graaff, Desenho: Mau Heymans. Essa também nunca ganhou uma republicação.
---

5. Donald, Vendedor De Pirâmide - *****

Assim que li o título pensei que o Donald iria se envolver com as famigeradas pirâmides financeiras, mas não é nada disso, felizmente.
Logo no começo da HQ temos uma “homenagem” a Guerra dos Mundos, mais precisamente a ocasião em que o romance foi dramatizado no rádio e a população acreditou em uma invasão alienígena. Seguindo a trama, o Donald é enrolado por um vendedor que convence, por meio de truques, dos poderes de uma pirâmide e acaba comprando todo o estoque de pirâmides do vendedor. Logo após, ao tentar vender, ele se dá conta que foi enrolado e com a ajuda dos sobrinhos consegue passar o vendedor pilantra pra trás usando o mesmo artifício de enganar o ouvinte pelo rádio.

É uma HQ bem inteligente. A melhor da edição. Roteiro: Charlie Martin, Desenho: Vicar. Tem 12 páginas e também nunca foi republicada. Essa merece uma republicação.
---

Tirinha Final e expediente da revista
---

Eu tinha 12 anos em 1997 e reler esses gibis é como uma volta a minha infância. Tenho gibis mais antigos, mas foram comprados depois em sebos ou lojas virtuais. Os que tenho maior carinho são esses da década de 90 que tem 68 páginas. Uma fase excelente da publicação.

5 comentários:

  1. Cara que legal isso. Eu nunca cheguei a mandar cartinha nenhuma, mas ficava com vontade huahua. Devia ter feito pra hoje ter uma edição assim guardada. No máximo eu mandei uma carta pra ação games numa promoção e fui um dos 10 ganhadores de um jogo de game boy na época. Fiquei curioso sobre esse grupo de whatsapp, é só de colecionadores disney? Eu comprei esses dias a Disney Especial nº 100 (História e Glória da Dinastia Pato), super conservada, linda de se ter. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, é um grupo pequeno, mas bem legal. Não tem crise, discussões, brigas. Não é exclusivo Disney, é de qualquer assunto relacionado a quadrinhos, mas os quadrinhos Disney acabam predominando. Se quiser participar deixe seu contato pra mim, pode ser por e-mail pra n aparecer aqui ou eu leio e excluo o comentário depois sem problema.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Sim. Esses meus gibis da década de 90 estão em muito bom estado. As fotos são do meu exemplar. Vlw.

    ResponderExcluir
  3. Legal essas lembranças, muito legal ter uma cartinha publicada. Antigamente havia um serviço dos Correios que se chamava Vale Postal, era uma forma de enviar dinheiro oficialmente para outra pessoa que teria que ir na agência receber o valor. Pode ser que fosse uma maneira de realizar a compra das revistas rsrsrs. Mas hoje você conseguiu essas edições?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...