quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Indiana Pateta - HQ Inédita


Indiana Pateta, no original italiano Indiana Pipps, é um personagem dos quadrinhos Disney criado por autores italianos em 1988. A primeira história em que aparece é Mickey e Pateta: Os Invasores do Templo Perdido, com roteiro de Bruno Sarda e desenho de Maria Luisa Uggetti.

Ele é um primo do Pateta e, como se entende pelo nome, foi inspirado em Indiana Jones. É um arqueólogo extremamente aventureiro, envolvido em expedições e pesquisas em lugares remotos e misteriosos durante os quais ele muitas vezes se choca com seu principal inimigo, o Doutor Kranz, um arqueólogo rival que o segue como uma sombra para roubar as descobertas de Indiana a partir das quais deseja ganhar fama. Indiana Pateta não está interessado em tirar proveito de suas aventuras, mas apenas satisfazendo seu interesse em extrema natureza e ganhando prestígio e respeito por seus colegas arqueólogos. Envolve o seu amigo Mickey e também o seu primo Pateta em suas estranhas aventuras.
Nas histórias traduzidas e adaptadas para o mercado dos EUA e outros países, o personagem foi renomeado Arizona Goof; Em algumas histórias italianas também é referido como Arizona Jones.

Topolino #3244

Não é difícil perceber que meu personagem Disney preferido é o Pateta, ele está no logo do blog, e por consequência, também gosto muito do Indiana Pateta.

Essa semana chega as bancas italianas a revista Topolino #3244 com o Indiana Pateta como destaque de capa e com uma HQ inédita. 

Indiana Pipps e Gambadilegno in: il tesoro delle due leggende

Uma rápida pesquisa no Inducks indica que das 317 HQs publicadas com o personagem, apenas 79 foram publicadas no Brasil, o que corresponde a menos de 25% do total. Como grande admirador do personagem, espero que um dia mais HQs dele sejam publicadas aqui.

Como essa é uma HQ recente, ela tem uma grande possibilidade de ser publicada na revista mensal do Pateta ainda esse ano. Vou torcer (e sugerir) para que isso aconteça.

4 comentários:

  1. Engraçado que eu já li varias história do Indiana e não lembro mais que vagamente desse Doutor Kranz. Ele é tipo o Moriarty, um nêmesis que só aparece em uma ou duas histórias do seu rival? Pensando melhor, é mais provável que a maioria dessas histórias ainda não tenham sido publicadas no Brasil...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vejo muito o Dr. Kranz nas HQs do Indiana Pateta. Ele quase sempre aparece. Deve ser acaso do destino mesmo você não ter topado muito com ele nas HQs. E são mesmo muitas HQs que nunca foram publicadas aqui, uma pena.

      Excluir
  2. Indiana Pateta sempre me lembra o Thiago Machuca, lembro que ele dizia ser o seu personagem favorito e que ele estava sempre a pedir para o Paulo Maffia publicar a HQ de estreia do personagem. Parei de acompanhar o Thiago faz algum tempo, você sabe me dizer se essa HQ já foi publicada pela editora Abril?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu tb gosto muito. Vivo pedindo um especial do Indiana Pateta. Minha preferência seria um encadernado só com HQs inéditas dele, já que tem muita coisa que nunca foi publicada aqui, mas to sentindo que vão lançar Indiana Pateta em algum número de Lendas Disney que tem 192 páginas e bem capaz de serem republicações. Espero que tenham uma atenção especial ao personagem.

      A HQ de estréia do personagem foi publicada no disney temático Lendas da Antiguidade, em 2013. Essa é uma HQ que muito provavelmente será republicada quando a Editora lançar um especial do Indiana Pateta. Acredito que a insistência do Thiago, que pedia por ela muito antes dessa data, colaborou pra que ela fosse, enfim, publicada. É importantíssimo esse tipo de contato. Sugestões, elogios, cobranças. Um leitor sozinho pode não conseguir muita coisa, mas se vários expressarem o que desejam, o que pensam, isso ajuda a Editora a melhorar. O próprio Paulo Maffia, inclusive, na CCXP agradeceu os leitores que entram em contato e pediu por mais sugestões.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...