sábado, 20 de janeiro de 2018

Almanaque Disney #84 - Review HQs

No mês passado fiz um post sobre o Almanaque Disney #102 que, até então, era a edição de AD mais antiga da minha coleção. Semana passada adquiri em um sebo o Almanaque Disney #84, portanto agora ele é o número mais baixo que tenho. É uma edição tão bacana e cheia de conteúdo que eu resolvi dividir o review dela em três postagens: HQs, Extras e Propagandas. Começaremos pelas HQs que foram publicadas nessa edição.


Essa edição é de maio de 1978 e, portanto, completa esse ano 40 anos da publicação sendo mais velha que eu. Paguei R$ 9,00 nela e está em bom estado de conservação. 

Almanaque Disney #84 - HQs da edição:

1 - Mickey - O Terror Dos Mares - 28 pág. - ***
Trama: Floyd Gottfredson 
Roteiro: Ted Osborne
Desenho: Floyd Gottfredson 
Arte-final: Ted Thwaites


Até 2017 essa HQ só havia sido publicada nessa edição. Com o lançamento da coleção Anos de Ouro de Mickey ela foi publicada no Vol.6 dessa coleção. Foi publicada originalmente em forma de tiras diárias entre setembro/1935 e janeiro/1936. Eu já tinha lido ela na coleção do Mickey então só dei uma comparada no layout e texto entre as duas versões publicadas. Achei mais prazeroso ler na coleção do Mickey que tem um formato infinitamente superior. Claro que essa comparação de nada vale levando-se em conta que o AD #84 é uma publicação de 1978 e, até então, essa HQ era inédita.

2 - Donald e Peninha – Papagaiadas - 6 pág. - ***
Roteiro: Joerly Nascimento Santos 
Desenho: Irineu Soares Rodrigues


Donald e Peninha cuidando de dois papagaios nessa HQ. Achei curiosa a dieta preferida dos papagaios: filé a “parmesana” com batatas fritas. Como disse o Donald, eles têm mesmo bom gosto. Afinal, quem é que não gosta?



3 - Quincas - Os Nabos Mágicos - 4 pág. *


Não consigo gostar do Quincas. Quincas salvando Tico e Teco de uma Bruxa que planta nabos mágicos e acaba a HQ? Vou destacar um ponto forte dessa HQ: ela é curta e não ocupou muito espaço na edição. Só.

4 - Clarabela, Minnie - Vê Se Não Esquece - 12 pág. - **
Roteiro: Ed Nofziger 
Desenho: Jaime Diaz Studio


Da época em que a Minnie ainda era chamada de Minie. Essa HQ será esquecida rapidamente. Um vai e vem, uma enrolação. Proposital, do roteiro, claro, mas não me conquistou. 

Aconteceu uma coisa curiosa nessa HQ: um guarda rodoviário parou a Minie e a multou por ela estar sem a carta de habilitação. Clarabela pegou a direção do carro e logo o guarda a parou e também a multou por estar sem a carta. O interessante é que no quadrinho seguinte, Minie e Clarabela voltam pra casa dizendo que o guarda havia deixado elas voltarem pra buscar as cartas de habilitação sem multa-las. A Minie, inclusive, diz que o guarda rasgou a multa dela. Muito suspeito. O que será que aconteceu? Fica a cargo da imaginação do leitor.

5 - Banzé - Despertador Alarmado - 2 pág. - ***
Desenho: Mike Arens


HQ muito legal. Cotidiano da vida de um cachorro onde sua maior preocupação é o gato que está comendo sua ração enquanto ele dorme demais. 

6 - Zorro - A Volta De Frei Fabiano - 17 pág. - ****
Desenho: Rubens Cordeiro


Eu gostei dessa HQ. Lembra Tex, que aprendi a ler de uns anos pra cá e gosto muito. Único porém é que eu não considero Zorro parte dos “quadrinhos Disney”. Pode ser da Disney, claro, mas pra mim não faz parte do universo que espero encontrar nos gibis Disney. Não é um aspecto negativo, uma HQ com qualidade pode ser muito bem vinda. 

7 - Lobão - Um Professor Do Peru - 5 pág. ***
Roteiro: Ivan Saidenberg 
Desenho: Sérgio Lima


Nessas HQs do Lobão x Porquinhos eu sempre torço pelo Lobão, adoro bacon, mas como sempre, nessa ele se deu mal de novo.

8 - Capitão Mobidique - Saindo Da Gelada - 1 pág. - *
Roteiro: Tove Dester 
Desenho: Antoni Gil-Bao


HQ de 1 página em que o Capitão Mobidique se livra de um problema. Não é dos meus personagens preferidos.

9 - Pateta - Eu Quero Uma Casa No Campo - 4 pág. ****
Roteiro: Jim Kenner 
Desenho: Anders Sørensen


Um vendedor de imóveis inescrupuloso tenta passar a perna no Pateta duas vezes. Por sorte, tudo acabou melhor do que bem para o Pateta!

10 - Tio Patinhas - O Petróleo É Meu! - 27 pág. ****
Roteiro: Freddy Milton 
Desenho: Massimo De Vita


Muita ação nessa HQ. Os sobrinhos ajudam bastante e gosto deles assim. Prefiro essas tramas com eles do que as dos Escoteiros.

11 - Pato Donald - 1/2 pág. **
Roteiro: Bob Karp 
Desenho: Al Taliaferro

-----

Números do Almanaque Disney #84
Capa: 1 página
Quadrinhos: 107 páginas
Extras: 7 páginas
Propagandas: 17 páginas
Total: 132 páginas

4 comentários:

  1. "A Minie, inclusive, diz que o guarda rasgou a multa dela. Muito suspeito. O que será que aconteceu? Fica a cargo da imaginação do leitor." ( ͡° ͜ʖ ͡°)

    ResponderExcluir
  2. Um curiosidade.O titulo da historia do Pateta e igual um trecho da musica do Ze Rodrix,chamada Casa no Campo,interpretada pela Elis Regina.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...