domingo, 19 de novembro de 2017

Biblioteca Don Rosa vol. 1 – O Filho do Sol

Primorosa! É com esse elogio que começo esse post sobre o primeiro volume de uma coleção que terá  um total de 10 volumes com a obra completa de Don Rosa.

Capa

Segundo o Inducks, que é onde eu cadastro minha coleção, eu tenho 41% do que foi publicado de Don Rosa no Brasil. Isso se deve muito a Saga do Tio Patinhas que já representa uma parcela bem grande de sua obra. Eu não tinha um profundo conhecimento da obra de Don Rosa e essa coleção vai ser muito bem vinda pra mim. Para quem já estava muito feliz com a coleção do Barks, essa do Don Rosa é muito superior. Deixo bem claro que quando digo isso não estou comparando as obras dos dois artistas, apenas as edições.

Diferença de tamanho das edições Barks x Rosa

A coleção do Don Rosa está sendo publicada em um tamanho maior, parece que foi uma exigência do próprio autor que mantivesse o tamanho original, ao contrario da redução de tamanho da coleção do Barks em relação a original, tem mais extras que a do Barks, galeria de capas mais extensa e o grande diferencial são os comentários sobre cada HQ pelo próprio autor assim como sua biografia e curiosidades sobre sua trajetória nos quadrinhos Disney também comentados pelo Don Rosa. Isso enriquece demais a coleção. Levando em consideração que a Biblioteca Don Rosa terá 10 volumes e a Coleção Carl Barks Definitiva terá mais de 30 volumes acho que o tamanho das duas acabou ficando legal por serem duas coleções diferentes.

HQs da edição.

O papel usado é o mesmo da coleção do Barks.  A primeira vez que ouvi falar desse papel fiquei com um pé atrás, hoje eu o considero o papel ideal para ler HQs. Deixa a edição mais leve e mais gostosa de ler.
Das 13 HQs desse primeiro volume, 6 eram inéditas na minha coleção. Inclusive a HQ de capa, O Filho do Sol, que merece todo destaque! Foi a primeira HQ produzida pelo Don Rosa e é muito boa! As homenagens a Barks nela são legais, mas o roteiro em si é excelente. Aventura longa como a gente gosta de ver nas HQs do Tio Patinhas. Destaco também as HQs Fortuna Deslizante e O último trenó para Dawson.



Outro fator importante é a publicação em ordem cronológica das HQs. Esse primeiro volume compreende o período entre julho/1987, quando foi publicada a primeira HQ, e agosto/1988. A edição tem 212 paginas sendo 150 paginas de quadrinhos.  O preço de capa é de R$ 79,90, mas dá pra encontrar em valores promocionais em lojas virtuais. Vale cada pataca investida! Eu mesmo só comprei agora em novembro sendo que o lançamento foi em setembro. Essa fase ‘luxo’ que estamos vivenciando da Editora Abril permite isso. São edições que ficam por um bom tempo disponíveis.

HQ - O Filho do Sol

Eu sou totalmente a favor dessas coleções exclusivas de autores. Facilita muito pra ter o conhecimento da obra, estilo de cada um. Lembrando agora rapidamente, a Abril já lançou os especiais Um brasileiro chamado Zé Carioca (Ivan Saidenberg / Renato Canini), As grandes aventuras do Mickey (Carl Fallberg, a maioria dos roteiros / Paul Murry, desenhos), Contos de Natal (Barks), Coleção Carl Barks Definitiva (Barks). Espero por mais especiais assim. De uma varidade maior de autores.

Don Rosa por Don Rosa

Por fim, ainda temos uma autobiografia do autor que pelo visto vai se estender pelos 10 volumes. Muito interessante. Fico grato a Editora Abril pelo lançamento da Biblioteca Don Rosa. Quando voltei a colecionar quadrinhos, em 2013, não esperava que seriamos privilegiados com todos esses lançamentos nos anos seguintes.

Que maravilha essa ilustração!

Esboço e capa!

Como esse primeiro volume foi lançado em setembro, acredito que muitos leitores e colecionadores Disney já tenham ela em mãos, mas fica a dica pra quem ainda não adquiriu essa edição. Corram atrás, porque é um verdadeiro tesouro!

2 comentários:

  1. Muito bom. Ótimo texto. Também sou muito a favor dessas coleções de cada autor.

    Só uma correção: o papel usado não é o mesmo da coleção de Barks. É o mesmo da coleção Os Anos de Ouro de Mickey.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sagitarius, que legal, parecia o mesmo papel! Agora que você apontou a diferença eu acho que esse papel do Don Rosa e do Mickey é superior ao do Barks. Sou leigo mesmo no assunto, mas vou pesquisar mais agora que fiquei curioso kk

      Obrigado pela visita!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...