terça-feira, 21 de novembro de 2017

Disney Big 47

Ducks on the road

A revista Disney Big 47, de outubro, trouxe a HQ Ducks on the Road como destaque.

Capa

Essa HQ é maravilhosa. Uma das melhores HQs que li esse ano, com certeza. Confesso que quando li a HQ com a origem e primeira aparição da Pata Lee publicada no Almanaque Disney 376 (setembro/2017) não me agradou o jeitão da personagem. Estava acostumado com a Pata Lee pelas mãos de artistas brasileiros.

Nessa HQ Ducks on the road, dos artistas Disney, Stefani Turconi e Teresa Radici (os mesmos autores de Pateta Reporter) a Pata Lee divide o protagonismo com a Margarida e, pasmem, o Prof. Pardal.
A estrutura da HQ é semelhante a um road movie (filme de estrada) em que a história se desenvolve durante a viagem, tornando o caminho tão ou mais importante quando o destino final. 

Ducks on the road


Muita coisa acontece durante essa viagem, destaque para o Hotel Calisota, cheia de homenagens ao rock dos anos 70. Eu, particularmente adorei a passagem de Sultains of Swing (fiquei com a musica na cabeça o tempo todo). Pensei em tentar enumerar todas as homenagens que eu identificasse, como o pôster dos Beagles (Beatles) bem no começo da HQ, mas percebi que seria uma tarefa hercúlea devido ao tanto de homenagens durante as quase 160 páginas da HQ.

Muito interessante também as participações do Tio Patinhas e Pato Donald na parte final da HQ e a menção aos sobrinhos. Legal ver os personagens que costumamos ver como protagonistas em papéis menores. O final foi bem satisfatório. Não achei previsível. Li de uma vez só essa HQ, não marquei o tempo, mas acredito que tenha levado quase uma hora e ainda fiquei com gostinho de quero mais.
Uma HQ longa como essa só poderia ser publicada mesmo em Disney Big. Seria muito ruim ela ser publicada em 4 partes em uma mensal do Tio Patinhas ou Almanaque Disney. Em casos como esse, revistas como Disney Jumbo e Mega Disney fazem falta.

Disney Big 47 ainda trouxe extras com uma boa entrevista com os criadores da HQ, inclusive uma curiosidade sobre as datas da viagem de Ducks on The Road. Nota 10!

Demais HQs

HQs da edição

Esse Disney Big 47 tem uma seleção de HQs muito boa além da principal de capa.  Gostei muito de A balada do explorador  e Velhos tempos. Vou fazer um breve comentário sobre cada uma delas e usar minha avaliação.

Tudo em ordem *****
Uma HQ bem humorada do Pateta

A balada do explorador *****
Ótima HQ. Flui rapidamente. Leitura agradável. É sempre um prazer voltar ao Klondike com o Patinhas.

Lavagem completa ***
Metralhas como protagonistas.

O caso do desenho secreto ***
Boa HQ. Interessante pela Torre Eiffel e o final surpreendente.

Daqui não saio *****
Zé Carioca em sua melhor forma

Fica na sua, cacatua! ****
Nessa HQ o Donald tem uma excelente ideia e mereceu o final feliz.

A esperteza castigada **
Essa não me agradou como a anterior do Zé Carioca.

Quase nada a temer ****
Pateta e sua crise de soluço. Muito boa!

Morando na floresta ****
Patinhas se esforçando e os sobrinhos atrapalhando sem querer.

Cai na real, Pateta! ***
A HQ com o Pateta que agradou menos do que as anteriores.

Velhos tempos *****
Essa é excelente. Roteiro e Desenhos do Cavazzano homenageando as tirinhas do Mickey de Gottfredson. Só havia sido publicada no Brasil uma vez em 1988! Sensacional pra fechar a edição.

Disney Big é uma publicação bimestral da Editora Abril. São 300 páginas por R$ 15,00. Apesar de esse número ser de Outubro, pode ainda ser facilmente encontrada nas bancas.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...