quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Review - Disney Saga #1 - A Nova História e Glória da Dinastia Pato


Comprei em banca essa semana o primeiro número do novo título Disney Saga. Não sei quantos exemplares vieram pra banca, mas tinham 3 lá no momento em que fiz a compra. Mais uma vez não consegui esperar para comprar com desconto na Amazon assim como já tinha feito com o  Lendas Disney #1 (clique no link para ler o review dessa edição) e sei que vou fazer o mesmo com o primeiro número de O Melhor da Disney que chega nas bancas em março. Disney Saga faz parte dos três novos títulos que a Editora Abril anunciou lançamento esse ano junto com Lendas Disney e O Melhor da Disney. São edições em um formato intermediário e preço mais acessível (R$ 29,90)



Disney Saga #1 traz em seu conteúdo a publicação da Saga “A Nova História e Glória da Dinastia Pato” que foi publicada originalmente na Itália em 2017. No começo de janeiro fiz um post “preview” sobre essa Edição e a saga que pode ser conferido clicando no link a seguir: Preview Disney Saga #1

Vou começar esse review falando dos aspectos positivos do primeiro número. Com o mesmo formato do Lendas Disney, o que tenho a dizer sobre o projeto gráfico dessa edição são somente elogios. A encadernação é perfeita, são 192 páginas em lombada quadrada que abrem sem o menor problema. O capricho na parte interna é evidente logo que se abre a edição com um close do Tio Patinhas no verso da capa e contra capa do mesmo jeito que o Lendas Disney #1 tem uma ilustração em close do Superpato.




Um ponto a se destacar são as várias páginas da edição em que a ilustração ocupa a página inteira sem margem. Fica realmente muito bonito e impactante visualmente.




Os extras da edição totalizam 6 páginas e se resumem a breves comentários dos autores Alessandro Sisti (roteiro) e Claudio Sciarrone (desenhos) sobre cada capítulo da saga e uma entrevista com eles em um tom bem informal onde um entrevista o outro. Foi o que coube na edição que tem um formato padrão de 192 páginas. Quando eu fiz o post com o preview dessa edição coloquei uma entrevista do roteirista, Alessandro Sisti, sobre a saga que é diferente da que está presente nessa edição.  Pra quem gosta de saber mais sobre as HQs além de simplesmente ler, é um material bem legal. Tem gente que não liga pros extras, mas pelo jeito é uma tendência não só da Editora Abril, mas do mercado de quadrinhos, que as edições sempre tenham algum extra além das HQs.




Até agora comentei apenas sobre tudo que constitui o que podemos considerar como a “embalagem” do produto. Chegou a hora de deixar a minha impressão sobre a saga A Nova História e Glória da Dinastia Pato.

As ilustrações não foram problema pra mim. Aceito muito bem a forma como estão retratados os descendentes do Tio Patinhas, Pato Donald, Sobrinhos, Prof. Pardal, João Bafo de Onça e Patacôncio. Os cenários em determinado momento eu cheguei a achar todos muito parecidos ou repetitivos. Posso estar enganado quando a esse pensamento ou ter me deixado levar pelas cores usadas (os tons de azul predominam). No geral eu gostei das ilustrações, são bem diferentes das habituais, até porque a história se passa no futuro, mas elas têm seus méritos. 



O grande fator negativo da HQ é o roteiro. E nesse ponto eu volto a lembrar de que é apenas a minha opinião. Eu costumo fazer sempre postagens positivas no blog porque eu me sinto mais a vontade falando de uma HQ ou edição que eu gosto do que algo de que não gosto. Fiquei na dúvida se faria um post sobre essa saga mesmo não tendo gostado tanto dela e decidi que deveria fazer sim, por dois motivos: eu pretendo fazer um review dos primeiros números dos 3 novos títulos trimestrais lançados esse ano pela Editora Abril e, principalmente, porque ao expor minha opinião sobre a saga eu poderia encontrar opiniões diferentes da minha. Vou apontar alguns pontos que não gostei e espero ler por aí comentários de quem gostou. Gosto não se discute, mas tenho interesse sempre em ler críticas de outros leitores.



Primeiro de tudo eu não gostei de as datas em que cada capítulo acontece terem um intervalo exato de 100 anos (2118, 2218... até 2618). Pode ser implicância minha, mas pareceu uma coisa falsa os acontecimentos importantes na trajetória dos patos acontecerem exatamente a cada 100 anos. Claro que isso não influencia em nada o andamento da trama, é um problema menor.

Não gostei das tramas dos capítulos. Não me cativaram. Enquanto eu lia eu pensava que provavelmente iria esquecer dessa HQ rapidamente após concluir a leitura. Dito e feito. Só lembro melhor porque estou escrevendo esse review e me forço a lembrar do que acontece na saga. Não vou dar spoilers de forma alguma por ser uma publicação inédita e recente, mas o que posso dizer é que esperava algo mais grandioso para a Nova História e Glória da Dinastia Pato se passando no futuro. Vou dar apenas um detalhe da trama sem revelar spoilers: Tio Patinhas x Pataconcio ficou repetitivo pra mim.

Reconheço a dificuldade de se lidar com o futuro. Cai muito no campo da especulação imaginar como será a civilização e o planeta daqui a 100 anos, quanto mais daqui a 600 anos. A saga tem seus méritos ao retratar uma Patópolis futurista em diferentes cenários, terra, água, ar, espaço. 




Lembro que quando li a saga original pela primeira vez (foi em 2014 e fiz um post na ocasião que pode ser conferido aqui) eu gostei muito da trama. Foi algo que marcou bastante e que me deixou com um sentimento muito bom em relação ao material. Tanto que depois quando a Editora Abril lançou em formato capa dura, mesmo eu já tendo em capa cartão, não pensei duas vezes para adquirir novamente a História e Glória da Dinastia Pato. Disse isso pra tentar explicar meu sentimento, melhor do que ficar apontando um detalhe ou outro é dizer que o mesmo não ocorre com essa Nova História e Glória da Dinastia Pato. Não tenho a menor vontade de reler e caso lancem em formato luxo anos mais tarde vou deixar passar. Posso fazer uma releitura daqui um tempo e mudar de opinião? Claro que sim, mas no momento esse é o meu sentimento.

É importante ter a consciência de que nem sempre vamos gostar de tudo que lemos, mesmo dos personagens que tanto amamos, mas ainda assim vale a leitura. O bacana desse título Disney Saga é esperar pelo conteúdo do próximo número. Posso não ter gostado muito desse primeiro, mas já estou ansioso pra saber qual será a Saga publicada na próxima edição. Eu topo ler republicações. São como os bons filmes que assistimos várias vezes.


Se após ler esse review você ficou na dúvida sobre comprar o Disney Saga #1 a minha recomendação é a de que sim... compre, leia e tenha sua própria experiência de leitura. E se puder, compartilhe suas impressões do material.



Quer fazer parte do grupo do blog HQ+HQ no Facebook? Link abaixo:

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Capas Disney #2 – Casty - HQ: A Ilha de Quandomai

Walt Disney's Comics and Stories #707A
País: Estados Unidos
Data: Junho/2010


Essa HQ com roteiro e desenhos de Casty foi publicada originalmente na Itália em 2010 em duas partes nas edições  #2832 e #2833 de Topolino. Infelizmente eu não tenho essa HQ na coleção. Tenho apenas a primeira parte dela pois tenho a Topolino #2832. Ela foi publicada no mesmo ano no Brasil na revista Mickey números #815 e #816. Nessa época eu não estava lendo/comprando quadrinhos e ainda não tive oportunidade de adquirir essas edições. Merece uma republicação.

Mickey #815
País: Brasil
Data: Agosto/2010


Mickey #816
País: Brasil
Data: Setembro/2010


Topolino #2832
País: Itália
Data: Março/2010


Sobre as capas: Casty é o meu artista Disney preferido atualmente, seja nos roteiros ou nos desenhos. E isso é um grande feito já que prefiro o universo dos patos do que o do rato. O destaque fica para a capa da edição norte-americana em que a ilustração ocupa duas páginas.

domingo, 25 de fevereiro de 2018

Subsérie: A história segundo Mickey


O Almanaque Disney #381, de fevereiro, trás entre o seu conteúdo uma HQ inédita da Subsérie: A História Segundo Mickey. Com roteiro de Giorgio Pezzin e desenhos de Paolo Mottura essa subsérie publicada originalmente na Itália permanece com algumas HQs inéditas aqui no Brasil.

Li a HQ La Ville Lumière, presente nesse Almanaque Disney e aproveitei para reler a outra HQ que tenho coleção dessa subsérie: A Estrada De Roma que foi publicada pela última vez no Mega Disney #5. Vou comentar sobre essas duas HQs nesse post.


La Ville Lumière: é uma HQ belíssima, difícil até de encontrar palavras pra descrever. Adoro Paris da belle époque e a homenagem tanto a Renoir quanto a Eiffel é um deleite para os leitores que amam essa época. Mickey tem um papel adorável nessa HQ e o Pateta está melhor ainda, como Patetoir. Como se não pudesse ficar melhor, o excelente roteiro ainda nos brinda com um pequeno caso de mistério no final da HQ. Nota máxima, e nem precisei falar dos desenhos magníficos do Paolo Mottura. *****


Arco do Triunfo

Patetoir
---



A Estrada de Roma: mais uma HQ maravilhosa dessa subsérie. Eu talvez seja suspeito pra falar porque adoro o Pateta e mais uma vez o personagem dele se destaca na trama. Dessa vez ele é um arquiteto da legião romana que está construindo uma estrada até Lutécia (podemos aprender na HQ que é o antigo nome de Paris). A ambientação é muito gostosa. Ver os soldados, o acampamento, a vila do Mickey. Parece até exagero, mas eu realmente gostei muito do roteiro dessa HQ. Nota máxima *****

Patetus

Estrada romana
---
Subsérie: A História Segundo Mickey
Roteiro: Giorgio Pezzin
Arte (Desenho e Arte-Final): Paolo Mottura

1 - Mickey Na Grécia Antiga: O Tesouro de Cnosso – 35 páginas
Publicada pela primeira vez:
Topolino #2418 (2002)
Publicada no Brasil em:
Almanaque Disney #353 (2003) 
Clássicos da Literatura Disney #31 (2011) 

2 - A Grande Pirâmide – 40 páginas
Publicada pela primeira vez:
Topolino #2429 (2002)
Publicada no Brasil em:
Almanaque Disney #351 (2003) 
Clássicos da Literatura Disney #35 (2011)

3 - Il segreto di Venezia – 32 páginas
Publicada pela primeira vez:
Topolino #2446 (2002)
Inédita no Brasil

4 - O Caminho Das Índias – 35 páginas
Publicada pela primeira vez:
Topolino #2472 (2003)
Publicada no Brasil em:
Clássicos da Literatura Disney #34 (2011)

5 - La Ville Lumière – 32 páginas
Publicada pela primeira vez:
Topolino #2481 (2003)
Publicada no Brasil em:
Almanaque Disney #381 (2018)

6 - A Estrada De Roma – 31 páginas
Publicada pela primeira vez:
Topolino #2492 (2003)
Publicada no Brasil em:
Almanaque Disney 358 (2004)
Mega Disney 5 (2014)

7 - Os Homens Do Norte – 32 páginas
Publicada pela primeira vez:
Topolino #2524 (2004)
Publicada no Brasil em:
Clássicos da Literatura Disney #34 (2011)

8 - Giochi di corte – 30 páginas
Publicada pela primeira vez:
Topolino #2559 (2004)
Inédita no Brasil

9 - L'impresa di Fra' Pippoldo – 32 páginas
Publicada pela primeira vez:
Topolino #2584 (2005)
Inédita no Brasil

Essas HQs foram publicadas no período entre 2002 e 2005 na Itália. Por se passarem tantos anos já sem serem acrescentadas novas HQs nessa subsérie eu acredito que ela já esteja finalizada.

Totalizando 299 páginas essa subsérie é uma boa sugestão para um especial de luxo capa dura. Acredito que seja mais fácil editar ela em um único volume assim do que em dois volumes de Disney Sagas por exemplo. 

Das nove HQs dessa subsérie, três ainda permanecem inéditas no Brasil. Eu tenho apenas as duas que comentei na coleção e gostei muito do que li. Espero que esse material possa ser publicado na íntegra em alguma edição especial da Editora Abril. Fiquei com muita vontade de ler as outras HQs.

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Zé Carioca # 1940

Conteúdo de Zé Carioca # 1940 (abril de 1992)

Capa

Propaganda - Pato Donald Especial # 4

HQ: Morcego Verde - Cê Jura?
Roteiro: Arthur Faria Jr.
Desenho: Eli Marcos M. Leon

HQ: Donald e Margarida - Deu Bolo Na Poncheira
Desenho: Bob Gregory

Tirinha: Zé Carioca - O Eco do Rio II 
Desenho: Eli Marcos M. Leon

Propaganda - Instituto Universal Brasileiro

Cantinho do Malandro

HQ: Zé Carioca x Cap. Pagode
Desenho: Fernando Bonini 
Arte-final: José Wilson Magalhães

Tirinha: Mickey e Minnie
Roteiro: Del Connell
Desenho: Román Arámbula

Propaganda - Almanaque do Pato Donald # 15

Propaganda - Karsten

---
Nota: esse post foi originalmente publicado por Victor235 em 2013. Para acessar mais posts dele aqui no blog é só usar o marcador "Victor 235" no menu Marcadores do lado direito do blog.

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Capas Disney #1 - Goofy Adventures #1


Os leitores do blog devem ter percebido que meu personagem preferido da Disney é o Pateta. Não digo que é o mais importante, todos sabemos que Pato Donald, Tio Patinhas e Mickey estão um degrau acima nesse quesito, simplesmente é o personagem que eu me identifico mais.

Dito isso, resolvi criar uma nova seção no blog intitulada Capas Disney. Nessa seção vou colocar capas que eu for encontrando por aí e vou tentar postar capas de outros personagens também, mas começarei pelo Pateta, é claro!

Goofy Adventures #1
País: Estados Unidos
Data: Junho/1990

Arte (desenho e arte-final): Rick Hoover

Sobre a capa: Gostei muito desse layout em que o Pateta está fazendo pose com sua roupa clássica e com várias pequenas ilustrações dele de fundo. É uma capa bem diferente das que habitualmente são publicadas aqui no Brasil do personagem que geralmente são centradas em piadas.

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Grupo do Blog no Facebook

O blog HQ+HQ faz aniversário esse mês e esse é um pequeno presente que ele irá ganhar por completar 5 anos de existência. Decidi criar um grupo no Facebook para uma maior aproximação entre os leitores do blog e esse que vos escreve.

Quem tiver interesse em participar, é só acessar o link abaixo:



Uma tendência dos blogueiros é ter um grupo próprio do blog no Facebook. Eu fui resistente quanto a essa ideia até agora porque eu achava que um novo grupo seria "mais do mesmo". Isso mudou quando eu tive a consciência que mal não iria fazer, não vai atrapalhar ninguém. Quem quiser fazer parte do grupo será muito bem vindo.

Um lembrete (pra mim mesmo) é que tanto o blog quanto esse novo grupo no Facebook são apenas um hobby complementar ao outro hobby que tenho de ler e colecionar quadrinhos. Sem pressão, sem compromisso ou expectativas, apenas entretenimento.

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

HQ+HQ – Especial 5 anos – Top 10 posts

Nesse mês de fevereiro o blog HQ+HQ atinge duas marcas expressivas: 5 anos de existência e 100 posts publicados. O blog foi criado em 27 de fevereiro de 2013 apenas um mês após eu ter voltado a ler e colecionar quadrinhos Disney. Publiquei apenas 7 posts em 2013 e 10 posts em 2014, mas alguns deles estão entre os os meus preferidos dos publicados até hoje.

Entre 2014 e 2017 o blog entrou em estado de hibernação. Não fiz nenhum post em 2015 e 2016. No começo de 2017 voltei a fazer alguns posts e a partir de novembro eu estou publicando regularmente. 

Para comemorar essas duas marcas, decidi selecionar 10 posts que eu considero importantes como uma amostra da trajetória do blog. e publicar nesse 100º post. Montei essa lista por ordem de publicação no blog. Revisitar esses posts é quase como uma viagem no tempo dos Professores Marlin e Zapotec.



1 – Comprando HQs Disney em sebos – 26/03/2014


Primeiro post que fiz comentando minhas compras em sebo. Foi uma compra grande e que marcou muito a minha trajetória nesses últimos 5 anos de leitor/colecionador. Através desse post consegui fazer uma grande troca com outro amigo colecionador. Post bem completo e detalhado sobre as compras compartilhando a experiência de comprar em sebos.

2 – Senninha – 18/04/2014


Adoro as HQs do Senninha. Esse post fiz num momento muito feliz quando comprei em sebo um lote com as 10 primeiras edições. Gosto demais desse post porque considero que ficou completo com apresentação dos personagens e detalhes muito emocionantes dos primeiros números da revista logo após a morte do ídolo Ayrton Senna.


3 – Coleção de gibis do Zé Carioca – 30/04/2014


Gosto das fotos que tirei na época. O sofá de casa já não é mais o mesmo e a coleção aumentou bastante de 2014 pra cá. Gostei de ter selecionado algumas capas marcantes que tenho na coleção. Esse é até hoje o post mais visitado do blog. 

4 – Almanaque Disney #300 – 16/05/2014


Gosto desse post porque compartilho com os leitores que eu consegui trocar um exemplar todo rasgado e danificado da minha coleção por um outro exemplar praticamente em estado de banca. Tem também avaliações sobre cada uma das HQs da edição.


5 – Pateta – 18/02/2017


Adoro o Pateta e esse post tem informações sobre todas as séries da sua revista publicada no Brasil. E mostro um pouco da minha coleção também. 

6 – Propagandas antigas nos gibis – 02/12/2017


Após esse post já fiz vários outros em que publico e comento propagandas nos gibis. Gosto mais particularmente desse porque são todas propagandas da minha época de infância e lembro-me de todas.

7 – Reajuste dos preços dos quadrinhos Disney – 07/01/2018


Esse é o primeiro de três posts que fiz até agora sobre os reajustes de preços nos quadrinhos Disney. Cada um deles com informações complementares. Poderia ter escolhido qualquer um deles pra representar essa série.


8 – Top Five – Capas da revista Pateta – 2017 – 16/01/2018


Série de posts que iniciei em janeiro desse ano. Poderia ter escolhido qualquer um dos que já publiquei pra representar essa seção. Fico com a do Pateta. São posts que estou adorando fazer e publicar no blog.


9 – Os Heróis de Walt Disney – 01/02/2018


Único post da lista em que o conteúdo não é 100% originalmente produzido por mim. Eu basicamente traduzi do italiano para o português um excelente artigo que encontrei sobre os personagens e trajetória dos quadrinhos Disney. Coloco-o nesse Top 10 como uma amostra de que posso trazer mais conteúdo assim para o blog.

10 – Review Lendas Disney #1 – 04/02/2018


Um dos melhores reviews publicados no blog. Post mais recente dessa lista. O primeiro post compartilhado pela página da Abril Jovem no Facebook.

---

O universo de quadrinhos Disney rende bastante assunto. Sinto falta de mais blogs com esse tema. Gosto da troca de experiências com outros leitores/colecionadores. Essa foi uma breve recapitulação do que já foi publicado aqui no blog nesses 5 anos. Agradeço a todos que em algum momento dispuseram do seu tempo para a leitura. Vem muito mais por aí!

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Top 5 - Capas Revista Minnie - 2017

Dando sequência a série de postagens com o ranking das minhas escolhas de melhores capas de 2017, essa é a vez da revista Minnie. Lembrando que é a minha opinião e não levo em consideração o conteúdo da edição, apenas a ilustração e layout de capa. 


A revista Minnie foi cancelada e teve seu último número publicado em Janeiro desse ano (você pode saber mais sobre o assunto em Cancelamento da revista Minnie) e decidi não incluir a capa de janeiro na disputa porque não faz mesmo sentido já que o ranking é de 2017.

TOP 5 - Minnie - 2017

5º Lugar

Minnie #74 – Junho/2017

4º Lugar 

Minnie #78 – Outubro/2017

3º Lugar

Minnie 71 – Março/2017

2º Lugar

Minnie #69 – Janeiro/2017

1º Lugar

Minnie #80 – Dezembro/2017

Já li muitas críticas de leitores de que as capas da revista Minnie eram “bobinhas”. Concordo. São ilustrações mais delicadas. Mesmo assim rendeu algumas belas capas. 

Das cinco capas que escolhi, três delas tem o Pluto na capa. Coincidência? Gosto do cenário de neve e chuva dos números #74 e #71. A capa da edição #78 eu gosto por sem bem colorida e enquanto Mickey e Minnie namoram, o Pluto come um lanche. A segunda colocada é uma capa que me chamou a atenção pelas cores e pela piada do truque de mágica ter dado errado.

Não tive dúvidas na escolha do primeiro lugar. Gosto das capas de natal e essa capa com o Pateta servindo como a árvore de natal está muito bonita e engraçada ao mesmo tempo.

Essa ilustração de capa foi publicada pela primeira vez no natal de 2016, nos Estados Unidos, na publicação Mickey Mouse Nº 324C. Ela é creditada ao desenhista Fabrizio Petrossi.


A próxima revista escolhida pro Top 5 Capas será a do Zé Carioca. Se quiserem conferir os posts anteriores dessa série eles estão agrupados no marcador Ranking no menu do lado direito ou podem clicar nos links abaixo:

Top Five - Capas - 2017

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...