segunda-feira, 5 de março de 2018

Urtigão #1 – Review HQ: Cumigo Não, Vendedô


Gosto muito das HQs nacionais do Urtigão, mas tenho poucas revistas dele na coleção. Essa capa é da edição #1 da sua revista. Foi publicada em junho de 1987. No total, essa primeira série da revista teve 169 edições e eu devo ter uns 15 números na coleção. 

HQ: Cumigo Não, Vendedô




Eu tive a oportunidade de ler essa HQ porque ela já foi republicada algumas vezes: no #100 da própria revista Urtigão (1ª série), no especial Disney Temático Urtigão 50 anos (2014) e mais recentemente ano passado no Disney Especial – Os Vendedores.

Comentando a HQ: nessa HQ o Professor Pardal está buscando com o Tio Patinhas um financiamento para um de seus projetos. O Tio Patinhas já está farto dos projetos do Prof. Pardal, mas resolve dar mais uma chance quando vê a oportunidade de ter um super vendedor-robô que trabalharia 24h por dia “quase” de graça. 



Antes, porém, ele quer que o robô do Pardal passe num pequeno teste: vender qualquer coisa pro Urtigão. O Professor Pardal sabe da dificuldade e deseja até boa sorte para o robô que foi nomeado Ofertonildo.


O que se segue é o melhor do humor nacional em ação com o personagem. Urtigão acha que o robô é um vendedor de outro planeta e consegue dar uma enrolada nele, corre pra floresta, se esconde em um “pesqueiro secreto” e vai parar até dentro de uma caverna de urso... com um urso nela! 


Aparentemente, após o episódio da caverna do urso, o Ofertonildo desiste de vender pro Urtigão e o Professor Pardal o encontra no Boteco do Atílio. Urtigão chega por lá também e fica surpreso porque todos estão comprando as coisas do vendedor “de outro planeta”. Influenciado por isso e também pelo Pardal, claro, o Urtigão até resolve comprar alguma coisa, mas o robô-vendedor já tinha vendido tudo. 


A partir daí é um desespero do Pardal pra conseguir que o Urtigão comprasse alguma coisa do Ofertonildo. Com muito custo ele consegue. Pra isso foi preciso comprar um botão da jardineira do Urtigão. No final, quando está conversando com o Tio Patinhas e recebendo o valor de financiamento para a construção de mil Ofertonildos, o Urtigão aparece querendo desfazer o negócio pois, pela falta do botão, suas calças estão caindo no chão.


Uma HQ muito boa do Urtigão. Como foi republicada recentemente, acredito que vá demorar pra aparecer em alguma nova edição. 

HQ: Cumigo Não, Vendedô – 10 páginas
Origem: Brasil
Roteiro: Gérson L. B. Teixeira
Desenho: Irineu Soares Rodrigues 
Arte-final: Acácio Ramos
Data da primeira publicação: junho/1987 (Urtigão #1)
Data da última publicação: julho/2017 (Disney Especial 2ª Série – Os Vendedores)


Quer fazer parte do grupo do blog HQ+HQ no Facebook? Link abaixo:
HQ+HQ no Facebook

4 comentários:

  1. Amo Urtigão, excelente HQ. Acho que tenho uma tendência a gostar dos personagens caipiras...

    ResponderExcluir
  2. Engraçado que eu tenho essa edição Nº 1 e a Nº 169, a primeira e a última da revista. kk Nunca contei, mas acho que não tenho nem 100 edições dessa revista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita, então você tem bastante. Se eu tivesse essa quantidade eu diria que estaria quase completa a coleção kk Uma pena não termos mais produção nacional de HQs. A chance de um retorno da revista do Urtigão é zero.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...