quarta-feira, 7 de março de 2018

Top 5 – Capas Revista Zé Carioca – 2017

Chegou a vez de publicar minha escolha de melhores capas das revistas do Zé Carioca dando sequência a série de posts com os rankings das capas dos quadrinhos Disney. Lembro mais uma vez que levo em consideração apenas a ilustração e layout de capa e não o conteúdo da edição.


A revista mensal do Zé Carioca já faz um bom tempo que traz em seu conteúdo apenas republicações.  O mesmo acontece com as capas. Das 12 edições do ano, 10 tem capas que são remakes de capas publicadas anteriormente ou com alterações nas cores ou ainda usando uma ideia que já fora usada antes.  Apesar de gostar dessa repaginada nas capas antigas, acho uma pena isso porque gostaria que os artistas nacionais estivessem produzindo mais capas originais para os quadrinhos Disney em geral, não só da revista Zé Carioca. Dito isso, vamos conferir as capas que escolhi.

TOP 5 – Zé Carioca - 2017

5º Lugar

Zé Carioca #2436 – Setembro/2017
Desenho: Luiz Podavin 
Arte-final: José Wilson Magalhães
Cores: Cris Alencar

Gosto dessa capa porque gosto da Rosinha e ela está muito linda nessa ilustração. Esse é um dos exemplos de que prefiro essa capa remake à capa antiga. Temos bem mais detalhes aqui, como o gatinho esparrado dentro da cesta, as expressões do Zé Carioca e da Rosinha estão melhores e o cenário de fundo com essas cores está perfeito. Adoro ilustrações de árvores e gostei mais dessa do que da antiga.

Zé Carioca #797 - Fevereiro/1967

4º Lugar

Zé Carioca #2433 – Junho/2017
Desenho: Luiz Podavin 
Arte-final: José Wilson Magalhães
Cores: Cris Alencar

Tem quem prefira o traço antigo do Nestor e Zé Carioca, mas eu não. Prefiro esse atual. Esse é mais um remake que ficou melhor do que o original. Além dos personagens, todos os detalhes são superiores: fogueira, panela, pipoca, chapéu, cenário de festa junina. 

Zé Carioca #1283 - Junho/1976

3º Lugar

Zé Carioca #2439 – Dezembro/2017
Desenho: Eli Marcos M. Leon

Essa capa natalina tem mais história ainda. Pelo que constatei na minha pesquisa. Essa capa da edição ZC #2439 é uma “repaginada” por parte do na capa da edição ZC #2246 que tem o desenho de Eli Marcos M. Leon. São pequenas as mudanças do visual entre as duas. E é importante notar que elas são um remake da capa da edição ZC #1361 e aí sim percebemos uma diferença enorme entre elas. Outra vez prefiro a atual onde o Nestor não está de vestido e sim de calça de Papai Noel. Nem preciso falar que o cenário dá de 10 a 0 no antigo novamente assim como nas anteriores desse ranking.

Zé Carioca #1361 - Dezembro/1977

Zé Carioca #2246 - Dezembro/2003

2º Lugar

Zé Carioca #2430 – Março/2017
Desenho: Luiz Podavin

Enfim uma capa original (até que se prove o contrário) que entra no ranking. Ela é creditada somente ao Luiz Podavin, mas as cores lembram muito o trabalho da Cris Alencar, talvez falte alguns créditos na minha única fonte de pesquisa: o Inducks. Zé Carioca tocando violão e o boi tapando os ouvidos é uma ótima piada e gosto muito da chamada na capa para a HQ presente na edição.

1º Lugar

Zé Carioca #2428 – Janeiro/2017
Desenho: Aluir Amancio
Arte-final: José Wilson Magalhães 
Cores: Cris Alencar

A capa que escolhi como a melhor do ano de 2017, por coincidência, é a única que eu tenho a edição em que ela foi publicada originalmente: ZC 2065, de dezembro de 1996. Eu gosto igualmente das duas, cada uma a sua época. Na década de 90 o Zé Carioca já tinha o traço atual ao qual eu estou acostumado.  Ficou um clima bem legal nessa capa com o Zé Carioca dando um show. As cores escolhidas para o fundo de cena, dando mais destaque para o personagem, me agradaram bastante.

Zé Carioca #2065 - Dezembro/1996

Consideração final: as capas do Zé Carioca em 2017 estão excelentes. Adoro o personagem e acho que ele está sendo bem tratado em sua revista, ao menos nas capas. Não tenho como deixar de elogiar o trio: Luiz Podavin (desenho), José Wilson Magalhães (arte-final) e Cris Alencar (cores) pelo excelente trabalho realizado nessas capas e que praticamente dominaram o meu ranking. 

Para acompanhar o Top 5 Capas de outras revistas, clique no marcador Ranking do lado direito do blog ou nos títulos abaixo:


Quer fazer parte do grupo do blog HQ+HQ no Facebook? É só clicar no link a seguir:

6 comentários:

  1. Apesar do conteúdo dessas edições estar horrível por causa da "paleta de cores originais", as capas são um primor tanto pelos desenhos como pelas cores da Cris. Por isso, eu não consigo formular um ranking, só faço questão de mencionar a capa que menos gostei: Nº 2434, porque o Zé está com o visual antigo e que não me agrada.

    ResponderExcluir
  2. Remakes de capas de gibi é algo normal.Mauricio de Sousa bebe bastante dessa fonte.Mas os desenhista fazem releituras interessantes.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...