sexta-feira, 11 de abril de 2014

Edição Extra 182 - Os Adolescentes


Essa revista é um compilado de HQs da Turma da Pata Lee. Adquiri recentemente na excelente loja virtual Casa do Gibi  (http://www.casadogibi.com.br/loja/). Está em perfeito estado de conservação, apenas com o amarelado do tempo. 

Edição Extra 182 - Os Adolescentes - Outubro/1988

Eu fiquei surpreso ao pesquisar e descobrir que a Pata Lee foi criada por Romano Scarpa e é neta de Dora Cintilante, ex namorada do Tio Patinhas. Folião também não é uma criação brasileira. Os demais personagens: Parceiro, Netúnia e Olímpia, foram criados no Brasil pelos Estúdio Disney da Editora Abril, assim como a ideia de "grupo" ou Turma da Pata Lee.

No começo da revista tem essas duas páginas bem bacanas com o perfil de cada integrante da Turma da Pata Lee. Eu gostei muito disso porque, apesar de já ter lido muitas HQs com essa turma, já não me lembrava quando foi a ultima vez que tinha lido alguma. Então foi bom pra me situar no ambiente novamente antes de começar a ler as HQs.


Se não der pra ler a descrição, clique pra ampliar.

Um dos ambientes mais comuns nas HQs da Turma é a lanchonete onde os adolescentes se encontram. É engraçado isso de adolescentes porque, apesar do comportamento, as vezes eu ficava confuso com a faixa etária. Deve ser complicado desenhar aves adolescentes. Abaixo, as duas primeiras páginas de uma HQ da revista com a lanchonete como ambiente.


Segundo o Inducks, tivemos mais de 120 HQs produzidas no Brasil com essa Turma entre os anos 1986 e 1999. Pelo jeito que as coisas andam, acho muito difícil voltar a ter produção de HQs inéditas com essa turma no Brasil. Atualmente é publicado apenas 10 ou 12 páginas de HQs inéditas do Zé Carioca por mês.

Quem se lembra da Turma da Pata Lee? Gosta? Não gosta? Eu gosto sim e é interessante pensar que representa um grupo de pessoas que moram em Patópolis. Isso dá vida a cidade. Torna mais verossímil a idéia de que Patópolis tem vida própria e não é só um cenário para as HQs dos personagens principais.

6 comentários:

  1. Sempre gostei da Turma da Pata Lee, tanto que tenho esse gibi :-)
    O Folião é um dos meus personagens favoritos inclusive.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho esse! Adoro a turma do folião, as histórias sempre divertem.

    ResponderExcluir
  3. Que coincidência.Ontem eu fiquei interessado nessa gibi no mercado Livre.Eu adorava esse universo teen da Turma da Pata Lee.Grande erro da Disney não ter investido num público mais adolescente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto desse universo da Para Lee com produção nacional. Se tiver oportunidade, compre essa edição que é bem legal.

      Excluir
  4. Nunca entendi por que o Papudo não foi pra capa.

    O"

    ResponderExcluir
  5. Estive relendo os gibis dessa época em que contavam com as histórias da Turma da Pata Lee e me surpreendi ao me dar conta de como elas são boas. Acho que na época em que as li pela primeira vez, ainda na infância, as histórias não me chamavam muito a atenção. Mas hoje, quando as releio, percebo que muitas vezes elas eram superiores às histórias do Zé Carioca em cuja revistas elas saíam. Vou atrás dessa Edição Extra, que não tenho ainda.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...