quarta-feira, 2 de abril de 2014

Disney Especial x Disney Temático

Passado e presente. Nesse post vou falar de duas revistas Disney de formato diferentes, mas com propostas parecidas.

Disney Especial, assim como seus derivados Disney Especial Reedição e Disney Superespecial eram revistas sempre com um tema definido como ‘Os Bandidos’, ‘Férias’, ‘Caça ao Tesouro’, etc. bem parecidos com a proposta das atuais revistas que chamamos de Disney Temáticos, embora a Editora Abril não classifique eles assim e tratem cada revista individualmente.

Disney Especial foi lançada em 1972 e teve 180 edições até o ano de 1999. É considerada por muitos leitores a melhor publicação de HQs Disney da Editora Abril.

Disney Especial Reedição foi lançado em 1980 e teve 107 edições até 1998. Como o próprio nome já explica, eram reedições de Disney Especial que geralmente sofriam algumas modificações (menos páginas menos HQs). Nem todos os Disney Especial foram reeditados.

Disney Superespecial foi lançado em 1990 e teve 22 edições até 1993. Eu tenho 4 edições e pelo que pesquisei no Inducks se trata de uma espécie de re-reedição do Disney Especial.

Disney Especial Reedição 16 - Os Monstros, de 1983 e (Disney Temático 26) Monstros, de 2013

Recentemente a Editora Abril começou a lançar algumas edições com apenas um tema e hoje já temos uma bela coleção do que chamamos de Disney Temático. 

A primeira edição foi Ducktales – A odisseia do ouro, lançada em set/2009. Atualmente a periodicidade dessas revistas é mensal e já temos 31 edições lançadas como temas como: “A febre do ouro”, “Lendas da antiguidade”. Temáticos de personagens: “Superpato: o legado”, “Tio Patinhas 50 anos da Revista”. E também temas que já foram lançados no Disney Especial como: “Futebol”, “Piratas” e “Monstros” que já tinha sido lançado no Disney Especial 17 “Os Monstros”


Contra-capa das duas edições.


A edição que eu tenho é a Disney Especial Reedição 16 - Os Monstros e, apesar de ter o mesmo tema do ‘Disney Temático 26 – Monstros, as HQs são diferentes, uma vez que o Disney Especial raramente trazia HQs inéditas (a maioria eram de republicações que vinham sob a alcunha de “as melhores historias” do tema), enquanto o Disney Temático, salvo quando é uma edição especial de um personagem, traz sempre HQs inéditas.





Disney Especial Reedição 16 – Os Monstros tem 228 páginas e 19 HQs.
http://coa.inducks.org/issue.php?c=br/DER+++16


Monstros (Disney Temático 26) tem 308 páginas e 10 HQs.
http://coa.inducks.org/issue.php?c=br/MON++++1


Cada época tem seu charme e Disney Especial marcou o leitor de quadrinhos Disney para sempre. Atualmente, eu prefiro o formato do Disney Temático pelo capricho das edições. Talvez essa do Monstros não seja a melhor pra eu usar como exemplo, mas tivemos capas belíssimas como do temático ‘A febre do Ouro’ ou mesmo  do ‘O País dos Metralhas’ do qual eu gosto muito. E o alto relevo na capa torna tudo mais interessante.



Soma se a isso o fato de que o Disney Especial trazia praticamente apenas republicações enquanto o Disney Temático são, geralmente, HQs inéditas. 

Gosto muito de Disney Especial também e tenho vários na minha coleção, mas hoje eu prefiro os Disney Temáticos do jeito que são. Revistas que são verdadeiros itens de colecionador.

8 comentários:

  1. Seja bem vindo, Fabiano. Eu tenho uns 30 exemplares de Disney Especial (contando os Reedição e Superespecial)... Quando criança meus pais que compravam, mas como você mesmo disse não era sempre...

    Desses novos disney temático eu tenho todos a partir do "As novas aventuras do Superpato - a origem" que foi exatamente o mês que eu voltei a comprar quadrinhos disney após 14 anos. Nas bancas aqui depois q são retirados eles não voltam mais barato... só vi Disney Big voltar e mesmo assim nem tão mais barato do que o preço normal (R$ 10,00).

    Já que você citou o Velozes e Desastrosos tenho que dizer que, na minha opinião, foi o temático mais chato até agora ;p

    E eu não aprendi a adicionar nenhum blog na lista... não procurei ainda como fazer isso. Eu coloco o site de quem eu visito no Favoritos do google chrome mesmo ;p

    ResponderExcluir
  2. Opa, legal o seu blog. Seja bem-vindo!!
    Como você comentou: o D.E. e o Almanaque Disney foram as melhores publicações!
    Mas é bom ver que voltaram com a ideia do Especial. Quem sabe daqui a alguns anos, esses serão os responsáveis pelas boas lembranças, assim como o D.E foi com a gente?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aliás, agora que vi que seu blog já tem mais um tempinho. Que coisa!

      Excluir
    2. Ahh eu criei o blog ano passado quando na empolgação porque foi quando eu voltei a comprar quadrinhos, mas ficou praticamente um ano sem atualizar. Agora pretendo atualizar ele com frequencia. Sem essa coisa de ficar copiando/colando informações que todo mundo acha fácil por aí... Pretendo só fazer posts mais pessoais mesmo... Com fotos da minha coleção ou outro assunto que eu achar interessante.

      Vlw pelo elogio ^^

      Excluir
  3. Oi José Sergio, eu adoro Disney Especial, assim como os temáticos Disney atuais. Para mim a diferença está na seleção de histórias, que naquela época era mais baseada na produção americana e no jeito antigo das hqs italianas. Os temáticos de hoje em dia, não trazem nada de americano, são hqs em grande parte italianas relativamente recentes e dinamarquesas. Para concluir, acredito, que a atual coleção é um complemento atualizado do Disney Especial, e por mim, poderia até seguir a numeração a partir do 181. Abs.

    ResponderExcluir
  4. Sobre o tamanho das histórias a diferença está na origem das histórias, como o Paulo Falou. Os Temáticos são na sua maioria histórias italianas, cuja mais simples das histórias tem mais de 20 páginas e a coisa mais normal são histórias com 60, 80 páginas...

    Sobre quem é melhor, eu fico com Disney Especial por toda a variedade proporcionada. Além de uma porção de histórias clássicas como as do Barks, só esse subestimado Os Monstros tem 7. Mas as atuais tem suas qualidades, noto que muito material antigo italiano tem vindo em alguns temáticos atuais, são inéditas, mas são década de 70-80, um material até de melhor qualidade que as mensais atuais. É um verdadeiro resgate, esses dias estava lendo Cowboy, até que tem uns histórias ali que me fazem lembrar que ler uma história italiana não é algo tão ruim...

    Sobre o preço a Disney Especial sempre foi a revista com o melhor custo benefício. O problema era o povo fazer a conta do preço por página.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...