domingo, 20 de maio de 2018

Review: Zé Carioca #1473 (Fev/1980)

Zé Carioca #1473 - Fevereiro/1980

Adquiri essa revista recentemente e esse número é o mais baixo da minha coleção de revistas do Zé Carioca. Na época a periodicidade do título era quinzenal e cada edição tinha 36 páginas. O curioso é que o Zé Carioca aparece em apenas uma HQ de 6 páginas da edição. Apesar de as demais HQs terem um bom mix de personagens Disney eu não gosto desse recurso utilizado para manter o título sendo publicado. Não tenho muito conhecimento de como era na época, mas prefiro como é agora na revista do Zé Carioca que é uma revista apenas de republicações já que não temos mais produção nacional, mas que as HQs do Zé Carioca são predominantes na revista.


Sobre a capa: como podemos ver, essa edição veio com um brinde para os leitores. Um transferível para sua camiseta. A capa se abre ampliando o desenho e a contra-capa contém as instruções de como proceder sem que seja necessário recortar a revista. Eu não arriscaria. 

HQs da edição:


Que Cachorrada - ****
Zé Carioca - 6 páginas
Roteiro: Gérson L. B. Teixeira
Desenho: Roberto O. Fukue


Zé Carioca é perseguido por um cachorro e por sorte se esconde dentro da casa de onde o cachorro havia fugido e recebe uma recompensa por isso. O que ele faz, então? Tem a brilhante ideia de montar um canil (e envolve o Nestor nessa empreitada) e tentar encontrar cachorros perdidos e devolver para os seus respectivos donos. Não é difícil imaginar que isso não iria dar muito certo. Um quadro me chamou a atenção no final da HQ onde o Nestor se esconde atrás de uma árvore enquanto o Zé está levando uma baita surra. Embora bem próxima de uma "realidade", não é uma cena comum. 


Peripécias De Um Perito - **
Professor Ludovico - 6 páginas
Desenhos: Carlos Edgard Herrero

Páginas demais pra contar uma piada que nem tem lá tanta graça. O Professor Ludovico testando a paciência da galera responsável por uma mudança (móveis). Pior é que a dona da casa nem é uma pessoa conhecida do leitor. Um personagem aleatório sem nome sem nada. Duas ou quatro páginas seriam suficientes, seis ficaram cansativas.





Se Comunicando - ***
Pateta - 3 páginas
Desenho: Euclides K. Miyaura

Pateta e Mickey sem gasolina no meio do deserto e fazendo uma aposta sobre tentar se comunicar com os índios. Legível. Nada mais.











As Panquecas Saltadoras - ***
Prof. Pardal - 8 páginas
Desenho: Irineu Soares Rodrigues

Professor Pardal inventa (por acaso) umas panquecas saltadoras e acha que é uma boa ideia colocar elas nos pneus dos carros que o Tio Patinhas fabrica. Ah não. É claro que vai dar errado. Roteiro previsível. 









O Telefone-Morcego - ****
Morcego Vermelho - 1 página

Enfim uma boa HQ com piada de uma página. Morcego Vermelho é infalível. Garantia de HQs divertidas. Nessa ele passa perto de um "orelhão" (telefone público) com uma fila enorme de pessoas aguardando a vez de telefonar e o povo corre atrás dele para usar o telefone-morcego. Bem legal.





Concorrência Com Corrida - ****
Tio Patinhas - 5 páginas
Roteiro: Bob Langhans
Desenho: Tony Strobl


Muito interessante essa HQ. É bem raro ver o Patacôncio levar vantagem sobre o Tio Patinhas. Dessa vez o plano dele deu certo e no fim até gostei dele ter levado a melhor. Conseguiu enganar o Tio Patinhas que se mostrou prepotente ao rir da cara do adversário que ele imaginava estar falido e acabou deixando de fechar um contrato com a prefeitura. Mereceu. Patacôncio 1 x 0 Patinhas.






Propagandas:

Destaque e brinque


IUB


Disney Especial - Os Artistas


Heróis da TV


Nestlé


sábado, 19 de maio de 2018

Propagandas Disney #4 - Almanaque do Mickey (1ª série) #4



Onde foi publicada: Pato Donald #1935
Data: Julho/1991

Essa propaganda me chamou a atenção pelas labaredas de fogo no plano de fundo. Assim é pra esquentar mesmo! Detalhe que essas férias são as do inverno brasileiro e não as de verão. Bem interessante esse marketing que a Editora usava antigamente. As propagandas antigas eram mais despojadas, com mais brincadeiras, divertidas, jogo de palavras, layout, etc. Atualmente as propagandas são mais sérias com informações da edição.



Julho/1991

Fonte: Inducks, Guia dos Quadrinhos.
Grupo no Facebook: HQ+HQ

quarta-feira, 16 de maio de 2018

Almanaque Disney #384 e #385 - Capas e prévia do conteúdo.

Hoje foram divulgadas as capas dos dois próximos números de Almanaque Disney que serão lançados nesse mês de maio e no mês de junho.


Almanaque Disney #384 - Maio/2018

Curiosidade: Nas páginas do ALMANAQUE DISNEY 384 o leitor poderá curtir a HQ, Ganso Never - Agente Especial Alfafa, que é uma parodia do personagem Nathan Never! Ambientadas em um futuro não muito distante, as aventuras de Nathan Never retratam o cotidiano de um detetive que trabalha para uma empresa privada de segurança - a Agência Alfa - contra o crime organizado em uma megalópole devastada por uma grande catástrofe. Com grande sucesso na Itália, Nathan Never já foi publicado no Brasil pelas editoras Globo (1991) e Ediouro (2005) e acaba de retornar neste ano através da Mythos.

Sobre a capa: 
Gostei dessa capa. As cores estão excelentes! O Mancha Negra tem sempre uma aura ameaçadora. Prefiro capas assim com chamada para a HQ de destaque da edição. Isso já é tradição no título Almanaque Disney. O que será essa "ameaça quádrupla"? Esses quadrinhos destacando os personagens presentes na edição são muito bacanas também. Estou curioso pra ler essa HQ do Clube dos Heróis.

Atualização: foi divulgado que a HQ do Clube dos Heróis que será publicada no Almanaque Disney 384 é A Sede Do Clube Dos Heróis, publicada pela última vez em 1993, de autoria de Gerson L.B. Teixeira (roteiro) e Irineu Soares Rodrigues (desenho).




Almanaque Disney #385 - Junho/2018

Sobre a capa: Donald se torna piloto de um caça supersônico? Parece que é isso que veremos na HQ de destaque dessa edição. Achei engraçado a expressão do Mickey olhando pro Donald. Terá sido proposital? É de se espantar mesmo. Apesar da ausência de personagens secundários nos quadrinhos da capa acredito que teremos HQs deles na edição como é de costume.

Atualização: teremos nessa edição a republicação da HQ Um Sócio Na Vila Xurupita, publicada pela última vez em 1990, de autoria de Gérson L. B. Teixeira (roteiro) e Roberto O. Fukue (desenho).




Essas ultimas semanas foram bem turbulentas para os quadrinhos Disney. Houve muita especulação, boatos e teorias sobre o que está acontecendo na Editora Abril devido a suspensão de lançamentos dos encadernados em capa dura e também dos títulos intermediários. Até agora não tivemos o comunicado oficial sobre o assunto que os leitores tanto esperam. Aparentemente está tudo normal com os títulos em formatinho publicados pela Editora. As mensais chegaram as bancas normalmente e também foram entregues na assinatura. E agora temos a divulgação das edições de Almanaque Disney desse mês e também do mês que vem antecipadamente.

Continuo torcendo pelo melhor cenário possível para a publicação de quadrinhos Disney no Brasil e aguardando o comunicado oficial da Editora Abril.

terça-feira, 15 de maio de 2018

Capas Disney #9 - Goofy Adventures #4


Goofy Adventures #4
País: Estados Unidos
Data: Setembro/1990


Desenho: Rick Hoover


Sobre a capa: uma capa diferente de tudo que estamos acostumados. É tanta informação que deixa a gente até confuso. O Pateta está vestido de mágico homenageando Houdini, o Bafo de Onça está gigante com um corpo de fumaça e o Mickey está amarrado no negócio que tem nos edifício que eu esqueci completamente o nome. Essas capas do título Goofy Adventures são tão diferentes uma das outras que não consigo dizer se gostei ou não gostei dessa, mas que eu queria ter na coleção eu queria.

Sobre a edição: o destaque vai para a HQ The Great Goofdini, publicada no Brasil como O Grande Patetadini na revista Mickey #503 (agosto/1991). É uma HQ de 12 páginas com roteiro de Doug Rice e desenho do mesmo artista que ilustrou a capa: Rick Hoover. Parece bem interessante. Como ela já foi publicada uma vez no Brasil eu espero que possa ser republicada em breve. 


Fonte: Inducks
Grupo no Facebook: HQ+HQ

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Zé Carioca # 2387

Conteúdo de "Zé Carioca # 2387" (agosto de 2013)

Capa:



Propaganda - Avon/Filme "Aviões":



Morcego Verde - O ataque dos terríveis zumbôs (HQ inédita):



PS: porque será que usaram o "fim" dos anos 80 na HQ inédita?



Urtigão - A ocasião "fais" o ladrão:



Zé Carioca - Papagaio letrado:



Peninha - Super sem jeito:



Zico e Zeca - Brincando de boneca:



Zé Carioca - Convidado "especial":



Informações da edição:



Propaganda - Club Pengin Desafio Ninja:



Propaganda - Boca rica (Estrela)




Nota: esse post foi originalmente publicado por Victor235 em 2013. Para acessar mais posts dele aqui no blog é só usar o marcador "Victor 235" no menu Marcadores do lado direito do blog.

domingo, 13 de maio de 2018

Disney de Luxo #1 – DragonLords: O Reino dos Dragões



Em janeiro de 2014 a Editora Abril lançou os primeiros Disney de Luxo em formato capa dura. DragonLords e O Mistério dos Signos foram lançados simultaneamente após um período de espera e grande ansiedade por parte dos leitores já que esses primeiros volumes foram impressos na China. Esses volumes marcaram o início de uma nova fase de publicações de quadrinhos Disney pela Editora Abril que viria a se intensificar nos próximos anos: volumes em capa dura com acabamentos luxuosos e que, diferentemente das publicações até então, passaram a serem vendidos também em livrarias físicas e lojas virtuais.




















DragonLords foi lançado com preço de capa de R$29,90 com o formato um pouco maior do que os atuais volumes lançados: 16,6 x 24,3 cm, 180 páginas e papel couché. A edição conta com uma página de introdução pelo próprio roteirista, quatro páginas de curiosidades a respeito da obra e três páginas apresentando os autores. Total de oito páginas de extras. Essa é uma saga que se já não tivesse sido publicada nesse formato luxo recentemente, hoje poderia ser publicada novamente no título trimestral Disney Saga lançado esse ano pela Editora Abril que tem um formato padrão de 196 páginas. 




Dragonlords: O Reino dos Dragões
Roteiro: Byron Erickson
Desenho: Giorgio Cavazzano
Arte-Final: Sandro Zemolin
164 páginas divididas em 12 capítulos
Publicada originalmente na Itália: Zio Paperone #165 a #176 (2003-2004)
Publicada pela primeira vez no Brasil: Aventuras Disney #1 a #3 (2005)

Sinopse: Transportados contra a vontade para uma dimensão desconhecida, Tio Patinhas e Pato Donald, com os sobrinhos Huguinho, Zezinho e Luisinho são aprisionados em um mundo medieval policiado pelos DragonLords, alienígenas violentos e opressores que cavalgam seres alados cuspidores de fogo. Inicialmente apenas preocupados em voltar para casa, os involuntários viajantes de Patópolis acabam se envolvendo com os habitantes oprimidos do planeta e se juntam a eles na luta pela liberdade. O segredo da vitória, porém, está em conquistar a confiança das criaturas que servem de montaria para o inimigo: os poderosos dragões. 


Comentando HQ: A Saga DragonLords costuma dividir as opiniões dos leitores. Já vi muitos comentários positivos e negativos a respeito dessa HQ. Eu gosto dela. Li ela pela primeira vez em 2014 nessa edição e por um tempo pensei que isso pudesse ter influenciado minha opinião, afinal, estava tendo em mãos pela primeira vez os quadrinhos Disney com esse acabamento. Há um bom tempo eu estava com vontade de reler essa saga e fiz isso hoje (03 de maio, dia que escrevi esse post) e mantenho a minha opinião de que é uma HQ bem interessante. Com uma trama simples, é verdade, mas com bastante ação e desenhos sensacionais. Os quadrinhos Disney não são feitos somente para adultos, pelo contrário. Essa saga, claramente, é destinada a um público mais jovem, mas nem por isso deixa de ter seus méritos. Eu sou um leitor que consigo gostar tanto de Dragonlords quanto de Mickey Mistery (que tem uma pegada mais adulta) do mesmo jeito, por exemplo.

Alguns personagens de DragonLords:


Jute: é um menino que conseguiu escapar da escravidão imposta pelos alienígenas e se torna um foragido na cidade vivendo em túneis subterrâneos e usando passagens secretas para servir ao propósito da resistência.

Rasmus: um velho escravo dos Morg. Muito inteligente, é um personagem muito interessante e um peça fundamental para os planos da resistência.

Brendon: típico herói da era medieval, outrora um simples fazendeiro, virou líder da resistência ao não se submeter a expansão do império dos Morgs reunindo os poucos humanos que sobraram e contra-atacando.












General Hyrrr e Lorde Moraq: disputam a liderança dos Morgs. São colocados um contra o outro após um plano do Tio Patinhas.

Groob: um Morg que fica em Patópolis ao não retornar pelo portal no começo da história. As aparições dele são bem divertidas.

Hintermann: um mago que auxilia Brendon e a resistência.

Clarg: morg capataz dos escravos. Dotado de uma inteligência limitada.

Fumacê, Fungador e Lança-Fogo: três dragões filhotes que são libertados pelos sobrinhos Huguinho, Zezinho e Luisinho. Cada um com uma característica própria.

DragonLords: O Reino dos Dragões não é uma obra-prima dos quadrinhos Disney mas cumpre o que promete: muita aventura em uma trama simples que pode agradar os leitores mais novos e despertar a criança dentro dos leitores mais velhos. 

sábado, 12 de maio de 2018

Disney BIG completa 10 anos de publicação na Itália

Fiz um post sobre o nosso Disney Big que chegou ao número de 50 edições e que esse ano completa 10 anos de publicação (pode ser conferido aqui). Na Itália, o Disney BIG deles também está completando 10 anos de publicação e teve uma capa especial que destacou essa marca expressiva.

Desenho: Corrado Mastantuono

Gostei da capa. Achei maravilhosa e mais bonita do que a capa do nosso Disney Big 50. Não temos Mickey e Pateta nessa capa (por que será?), mas não fazem falta. Ficou muito bonita e festiva desse jeito com um bolo para comemorar os 10 anos. A Editora Abril poderia aproveitar essa capa no final desse ano para comemorar os 10 anos do título aqui também.

Lá a revista manteve a periodicidade mensal por todo esse tempo e chegou ao número 120 em abril/2018. Outra diferença em relação ao nosso Disney Big é que o italiano tem 500 páginas ao invés das 300 do publicado pela Editora Abril. O conteúdo desse Disney Big é exclusivamente de republicações (os italianos tem material de sobra pra isso). O que é interessante notar é que absolutamente todas as HQs desse número são italianas. Não tem nenhuma HQ brasileira, holandesa, dinamarquesa ou mesmo norte-americana. Isso é bom? Será que isso não faz com que os italianos fiquem afastados de outras boas HQs criadas originalmente em outros lugares? Não lembro agora, mas creio que existem outros títulos lá que publicam HQs de "fora" da Itália para suprir essa necessidade. 

Interessante fazer a conversão do preço de capa em Euro para Real: 6 euros = 25,14 reais (cotação 4,19 : 1 de 30/abril/2018). Não tenho conhecimento do salário mínimo na Itália, mas me parece um valor até justo por 500 páginas. O nosso Disney Big atualmente tem preço de capa de R$ 15,00 por 300 páginas. 

Vai viajar para a Itália nos próximos dias? Não deixe de comprar essa edição!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...