quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Um pouco sobre minha historia com as HQs Disney

     Eu tive uma infância feliz. Fiz tudo que uma criança pode e deve fazer nessa que, para muitos, é a melhor fase da vida.E agradeço aos meus pais por desde cedo me colocar em contato com os quadrinhos como forma de incentivar a leitura. Acho q muitos começaram a ler dessa maneira. Nasci em 1985 e desde o começo da década e 90 já devorava os gibis, não só da Disney, mas também da Turma da Mônica, Pica Pau, Senninha, etc. Nunca fui fâ dos super heróis da Marvel e DC quando criança e isso persiste até hoje, apesar de algumas tentativas de entrar nesse mundo, ler e curtir.
     As que eu sempre curti mesmo foram as revistas Disney. Eu fui assinante (graças aos meus pais que pagavam a assinatura) entre 1995-1999 do pacote que na época era chamado de Mundo Disney. Foram 4 anos em que eu recebia as revistas Disney em casa e comprava outras em banca.
     Quando a Editora Abril cancelou as assinaturas no começo de 2000, se não me engano, eu estava com 15 anos e já batalhava meu próprio salário (que não era muito) e meus pais já não me compravam HQs. Na adolescência e fase adulta eu deixei de lado os gibis e priorizei outras coisas em minha vida. Coincidentemente, essa foi a fase em que os quadrinhos Disney ficaram em baixa aqui no Brasil devido a uma série de fatores que posso abordar em outro post. A situação só voltou a melhorar alguns anos atrás.
     Eu nunca fui um colecionador, apenas guardava muito bem todas as revistas que tinha pra poder reler sempre que quisesse. Minha "coleção" é um ajuntamento de revistas. A maioria da década de 90. São quase 500 revistas Disney, 200 Turma da Mônica e algumas outras todas em bom estado de conservação.

     O tempo passou e hoje eu tenho 28 anos e tenho 2 sobrinhos. Minha irmã fez assinatura da Turma da Mônica pro meu sobrinho de 10 anos e eu comecei a pegar emprestado as revistas dele pra ler. Lembrei de como eu ficava feliz quando minhas revistas Disney chegavam.
Isso despertou em mim a vontade de ler/reler HQs novamente, mas a Turma da Mônica não me satisfez, com exceção do Chico Bento que acho a melhor revista deles. Eu queria Disney!
     Fiquei curioso e pesquisei como está a situação atual das HQs Disney no Brasil. Passei por vários sites (na maioria blogs) e fiquei muito animado ao saber que estão indo muito bem. Que temos um forum muito caprichado pra discutir sobre Disney (assunto pra outro post). Que temos alguém lá da Editora Abril que conhecemos a cara dele (Paulo Maffia), que dá entrevista e esclarece nossas dúvidas. Tudo isso me deixou muito motivado a voltar a comprar HQs disney, colecionar e criar um blog pra expor minhas experiências, comentários e conhecimento sobre o assunto.
     Não sou o maior colecionador, nem o que tem mais conhecimento sobre HQs Disney. Sou apenas um apaixonado por quadrinhos Disney voltando a entrar nesse mundo (que eu nunca devia ter saído) após mais de 10 anos.
     Esse blog é pra dividir minha jornada com todos, tudo bem amador mesmo, como o Blog do Pateta ;p

4 comentários:

  1. Os quadrinhos Disney nos levam a um mundo fantástico, algumas histórias nos fazem refletir sobre o dia-a-dia, outras nos passam boas mensagens, como as dos especiais de natal. Alguns dizem que os quadrinhos da Disney são coisas para crianças... cada um com a sua opinião, só sei que já li outros tipos de quadrinhos, inclusive mangás e revistas de super-heróis mas a turma de patópolis sempre vai ser minha favorita.
    Um bom dia para você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, principalmente com relação a mangás que eu não leio nem que me paguem, simplesmente não gosto. Fiquei muito tempo sem comprar HQs Disney, mas nunca deixei de ler porque eu sempre tive muitos revistas guardadas de quando era criança. Ano passado voltei a comprar os gibis e cuidando com mais carinho. Obrigado pela sua visita!

      Excluir
  2. Nossa como me identifiquei com seu texto. Sou de 1982 e colecionei turma da mônica de 92 a 2002. Daí com 20 anos comecei a priorizar outras coisas em minha vida e deixei os gibis de lado. Inclusive vendi por preço de banana (me arrependo taaaaanto). Daí ano passado, em agosto, enquanto aguardava minha mãe sair de um consultório médico, fui numa banca que tinha perto. Daí vi as edições mensais e comprei. E a vontade de colecionar voltou. Agora não largo mais.
    E me identifico também com a parte de tentar entrar no mundo dos quadrinhos dos heróis, mas não curtia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tive a sorte de não vender. Em uma ocasião, adolescente, umas meninas estavam arrecadando doações para a biblioteca da escola. Devido a minha língua solta, sabiam que eu tinha já umas centenas de gibis. Quase me convenceram, com seus atributos físicos, a doar. Escapei dessa por pouco kk Seria uma causa nobre? Não. Se é pra doar que seja de coração e não com segundas intenções. Me arrependeria, com certeza.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...